livros-para-emprendedores

10 livros essenciais que todo empreendedor precisa ler

A primeira dica que queremos apresentar neste artigo é não cair na falsa dicotomia que opõe teoria e prática. Sim, a experiência prática é essencial, mas o conhecimento teórico obtido em cursos e com a leitura de livros sobre empreendedorismo também é.

A questão é simples: teoria e prática são experiências complementares, não opostas.

Há coisas que um empreendedor só vai aprender com a vivência de administrar um negócio, mas também é possível e necessário buscar aprendizado com especialistas e histórias práticas de outros empreendedores.

Os livros para empreendedores são ricas fontes para obter insights, identificar oportunidades de negócio e processos que podem ser melhorados, criar estratégias de marketing, desenvolver cultura e mentalidade. Por isso, trouxemos esse artigo com indicações para vocês.

Superlógica recomenda 10 livros para empreendedores

Existem centenas de livros que valem a pena ser lidos por gestores e empreendedores, mas as 10 dicas que listamos a seguir são obras que, na nossa experiência, agregam muito para qualquer organização e trazem muito aprendizado sobre estratégia, gestão, processos, finanças e marketing, com conceitos úteis em vários contextos.

Agora, vamos à lista?



1. A Startup Enxuta — Eric Reis

Neste livro que é considerado por muito, a bíblia do empreendedorismo, Eric Ries inspirou-se em conceitos do lean manufacturing, surgido na indústria automobilística japonesa, para criar um modelo de administração que hoje é amplamente usado nas empresas de rápido crescimento. O livro traz princípios que ajudam tanto gestores de grandes companhias quanto empreendedores de pequenas e médias empresas a reduzir desperdícios e otimizar as entregas na indústria da inovação.

2. Reinvente sua Empresa — Jason Fried e David Hansson

Neste livro, os autores compartilham sua experiência como empresários e seu modo de pensar os negócios, apresentando dicas para aumentar a eficiência e trabalhar de forma mais inteligente. A grande sacada de Jason Fried e David Hansson é a ideia de que, para superar a concorrência, é preciso criar poucas coisas muito boas, em vez de várias razoáveis.

3. Satisfação Garantida — Tony Hsieh

Tony Hsieh é um empreendedor que se especializou em criar técnicas inovadoras para satisfazer seus clientes e sua equipe. Essa leitura é indispensável para os empreendedores que entendem que o cliente sempre deve ser o foco do negócioEntão, esta dica de número 3 é especial para aqueles que administram negócios recorrentes como empresas de SaaS, que dependem da fidelização (e, portanto, da satisfação) dos usuários.

4. Dobre seus Lucros — Bob Fifer

Aumentar a participação no mercado (e, consequentemente, as vendas e as receitas) não é a única maneira de melhorar os resultados de uma empresa. Neste livro, Bob Fifer ensina a aumentar os lucros com a redução de custos, ajuste da precificação, estímulo a funcionários e várias outras práticas que o autor aprendeu com empresas incluídas na lista das 500 maiores da revista Fortune. Este é o livro de cabeceira de um dos maiores empresários do Brasil, o fundador da Ambev, Marcel Telles.

5. Organizações Exponenciais — Salim Ismail, Yuri Van Geest, Michael S. Malone

Os autores deste livro trazem o conceito de organização exponencial, uma empresa que é tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente. Ou seja, alinhada com o mundo em que vai operar. O leitor entenderá melhor o contexto atual da tecnologia e inovação e terá bons insights de estratégias para competir nesse cenário.

6. Marketing 4.0 – Philip Kotler

Considerado o pai do marketing moderno, Philip Kotler é uma mente privilegiada que acompanhou a evolução do mercado e entendeu que vivemos, hoje, o marketing 4.0.  A linha evolutiva do marketing incluiu os períodos em que ele era orientado ao produto (1.0), depois ao consumidor (2.0) e então ao ser humano (3.0). Hoje, depois de a experiência digital ter trazido alterações tão radicais na maneira como vivemos, presenciamos uma realidade completamente nova nessa área.

7. Princípios de Administração Financeira — Lawrence Gitman

Publicado nos anos 1970, este livro é um clássico que já passou da décima edição no Brasil, sempre recebendo atualizações que agregam ao conteúdo original, que parece não envelhecer. O livro, escrito de maneira clara e didática, capacita os leitores a entenderem como os fatores financeiros influenciam a vida das pessoas e das empresas.

8. Mindset: a nova psicologia do sucesso — Carol S. Dweck

Professora de Psicologia na Universidade Stanford, Carol S. Dweck aborda, neste livro, como a atitude mental com que encaramos a vida (chamada por ela de mindset) é crucial para o sucesso. A obra ajuda o leitor a desenvolver um estado mental – que não é mero traço de personalidade – decisivo para quem quer explorar todo o seu potencial.

9. Inteligência Financeira na Empresa — John Case, Karen Berman e Joe Knight

Todo mundo sabe que decisões importantes sobre alocação de recursos e definição de orçamento precisam ser baseadas em diversas informações financeiras. O problema é saber utilizar essas informações. O livro de John Case, Karen Berman e Joe Knight serve para desmistificar conceitos financeiros e contábeis, de modo que o leitor consiga entender esses princípios e colocá-los em prática de imediato.

10. Gigantes da estratégia — Michael Cusumano e David Yoffie

Neste livro, Michael Cusumano e David Yoffie examinam lições de Steve Jobs (Apple), Andy Grove (Intel) e Bill Gates (Microsoft)Não é preciso muito mais do que essa breve sinopse para recomendar a obra, afinal, estamos falando de três dos maiores nomes da tecnologia nas últimas décadas, que estiveram à frente de empresas que revolucionaram o planeta.

O que você achou da nossa lista? Ficou faltando algum livro? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Compartilhar

Comentários

comentarios