como anda a eficiencia financeira do seu negocio como realizar um diagnostico completo

Como anda a eficiência financeira do seu negócio? Como realizar um diagnóstico completo

Uma das principais dúvidas de gestores de empresas SaaS diz respeito à eficiência financeira. Conseguir reduzir custos e manter a produtividade pode ser um desafio, mas é importante sempre buscar essas duas metas.

Mas será que você sabe como aproveitar todo o potencial do seu negócio sem precisar gastar mais do que pode?

Neste post, explicamos um pouco mais sobre o que é eficiência financeira, quais os impactos dela nas empresas que trabalham com cobranças recorrentes e como é possível realizar um diagnóstico preciso

Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a leitura.

O que é eficiência financeira?

A eficiência financeira consiste na minimização de custos e maximização de lucros. Sendo assim, podemos dizer que uma empresa alcançou a eficiência quando ela consegue bons resultados mesmo com pouco investimento, sem desperdício de tempo e recursos. 

É importante ter em mente, no entanto, que para alcançar esse objetivo a empresa também precisa oferecer bons produtos e ter um atendimento e suporte adequados. Isso porque reter clientes custa menos do que atrair novos.

Assim, é preciso realizar uma gestão financeira eficiente e ter uma estratégia de fidelização que assegure uma boa previsibilidade de receita e que leve em consideração alguns indicadores importantes, como o custo de aquisição de clientes e a receita recorrente mensal.

Benefícios de uma gestão financeira eficiente

O setor financeiro lida constantemente com tarefas operacionais e burocráticas, que acabam ocupando boa parte da jornada de trabalho dos colaboradores. 

Com a grande quantidade de detalhes, planilhas e indicadores, no entanto, é fácil acabar se perdendo e cometendo falhas que podem causar grandes prejuízos para o negócio.

Além disso, quando o setor financeiro trabalha sem levar em conta as métricas e indicadores, fica mais difícil criar planejamentos estratégicos e escalar o negócio.

Apostar em uma gestão financeira eficiente, portanto, é decisivo para que a organização consiga reduzir custos e tornar os processos mais produtivos e ágeis

Para isso, é importante contar com sistemas automatizados, que auxiliem na gestão de planos e assinaturas, evitando a inadimplência e garantindo um faturamento recorrente.

Como calcular a eficiência financeira do seu negócio?

Para entender se o seu negócio está no caminho certo em busca da eficiência financeira, é preciso levar em conta algumas métricas. Por exemplo:

  • LTV (Lifetime Value): é o valor total que o cliente paga enquanto está ativo em sua base;
  • CAC (Custo de Aquisição de Clientes): são os custos de você tem com marketing e vendas para atrair e converter leads;
  • Custo por lead: é o valor que você gasta com cada lead adquirido;
  • MRR (Receita Recorrente Mensal): é o valor total que seus clientes pagam mensalmente pelos serviços;
  • ARR (Receita Recorrente Anual): é a multiplicação do MRR pelos 12 meses do ano.

Para visualizar os indicadores de forma mais clara, você pode utilizar a Calculadora de Eficiência Financeira da Superlógica Assinaturas. Essa ferramenta utiliza perguntas básicas sobre processos de cobrança e gera um diagnóstico para a empresa de acordo com o seu índice de eficiência financeira.

Teste de eficiência financeira

Com o teste de eficiência financeira da Superlógica Assinaturas, você consegue entender em que pontos está errando em sua gestão de recursos e quais métricas precisam ser monitoradas mais de perto.

A boa notícia é que a ferramenta é totalmente gratuita e você não precisa assinar. Basta acessar a calculadora e fazer o seu diagnóstico.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o melhor e mais completo software de gestão para negócios recorrentes, como empresas SaaS e as demais que cobram por mensalidades e assinaturas. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

Compartilhar

Comentários

comentarios