A eterna batalha entre Planilha e Software para gestão imobiliária

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 20/12/2018Atualizado em 28/03/2022

Não é difícil encontrar imobiliárias que ainda utilizam planilhas como a sua principal ferramenta de trabalho, principalmente as que estão no início de suas operações. Afinal, são ferramentas mais baratas, aparentemente fáceis de trabalhar e suportam uma grande quantidade de dados e informações.

Agora imagine, meses se passando e toda a suia equipe alimentando uma única planilha com todos os processos que envolvem sua rotina rotina imobiliária: controle do financeiro dos imóveis, relatórios gerenciais, inadimplência e muitos outros. Essa planilha está virando um monstro!

Conforme seu negócio imobiliário vai crescendo, as responsabilidades e rotinas se tornam mais trabalhosas. Com isso, sua equipe fica sobrecarregada e os erros começam a ser frequentes.

Quando os problemas começam a ameaçar sua imobiliária, é preciso encontrar ferramentas de trabalho efetivas e que otimizem as atividades para sua equipe.

A batalha entre as ultrapassadas planilhas e a inovação dos softwares imobiliários

A tecnologia se reinventa e transforma a cada segundo. A todo momento nasce novas atualizações, novas ferramentas e mais rápido um recurso que era inovação do momento, do dia para a noite fica obsoleto. E foi exatamente isso que aconteceu com as planilhas.

Há alguns anos elas foram a tecnologia do momento, pois tornaram possível tirar as anotações do papel e colocar em um arquivo diretamente no computador. Além do mais, eram consideradas ferramentas baratas, pois se comprava a licença vitalícia.

Com as necessidades de mudança e de inovação, principalmente em processos repetitivos, foi preciso desenvolver algo que permitisse realizar atividades de forma mais rápida, com mais segurança, da qual todas as informações estivessem centralizadas.

A partir dessa demanda, foram criados os software para gestão imobiliária. Dentre suas vantagens, a que mais se destaca é a automatização de rotinas e segurança das informações.

Apesar de seus benefícios claros, muitas imobiliárias ainda se sentem receosas em apostar nesse tipo de sistema.

Banner - A eterna batalha entre Planilha e Software para gestão imobiliária

Por isso, apesar das planilhas serem ferramentas problemáticas e obsoletas, ainda são muito comuns nos dias de muitas imobiliárias.

Como a produtividade da imobiliária é prejudicada

Quando falamos em produtividade, inevitavelmente associamos a imagem de equipes que entregam rapidamente o que lhe é proposto. Mas, não é apenas isso que se refere essa importante qualidade.

Uma equipe produtiva é aquela que realiza suas atividades dentro de um tempo considerável sim, porém o que é entregue com qualidade e segurança. 

Porém, depois de analisar tudo que a sua equipe precisa executar, através de trabalho manual, em uma ferramenta arcaica como as planilhas, como esperar e cobrar que eles consigam ter alguma produtividade?

A sobrecarga, com toda a certeza, vai obrigar que seus funcionários fiquem focados em resolver apenas algumas atividades, que tomam mais tempo. E outras, que são tão importantes quanto, podem ser negligenciadas pela falta de tempo.

Como exemplo disso, podemos citar o acompanhamento dos inadimplentes e cobrança dos mesmos.

Sem tempo para avaliar esse índice e executar as cobranças, sua imobiliária e o proprietário perdem dinheiro. Logo a situação vira uma bola de neve e seu negócio corre sérios riscos de fechar as portas.

Visto todo esse problema, é preciso que você, como gestor imobiliário, avalie de que maneira você pode transformar esse cenário.

Otimize seus resultados com um software para gestão imobiliária

Quando algo não está mais em bom funcionamento, apresentando muitos problemas que não podem ser solucionados, é preciso ser substituído. Esse mecanismo também precisa ser aproveitado no mundo dos negócios.

Se a atual forma em que a administração da sua imobiliária, está gerando mais problemas do que resultados, é preciso pensar em maneiras de inovar e otimizar essa realidade, para que assim a sua imobiliária volte a crescer e se desenvolver.

Portanto, de começo é preciso avaliar todas as atividades da sua imobiliária e a forma como elas são realizadas. Ou seja, de qual maneira elas são executadas e se a ferramenta de trabalho está atendendo às necessidades, ou se está causando os problemas e entraves que sua equipe está passando.

Conclusão

Se você ainda está em dúvida se um software para gestão imobiliária é vantajoso, basta colocar tudo nos cálculos. Além de observar a lista de prós e contras de cada um, faça uma conta rápida:

Some todos os prejuízos que a sua imobiliária está tendo mensalmente, decorrentes de falhas causadas pela utilização de ferramentas ultrapassadas. Inadimplência, valores descontados incorretamente dos locatários, pagamentos de repasses errados por falha de digitação.

Ao observar essa disparidade e desperdício que as planilhas estão causando no seu negócio, não fica difícil entender que é preciso mudar o quanto antes e inovar na escolha da ferramenta, não é mesmo? Então qual o melhor tipo de software para gestão imobiliária?




Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada