Como evitar inadimplência imobiliária?

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 06/03/2017Atualizado em 15/03/2022

Lidar com a inadimplência imobiliária de forma eficiente e profissional é fundamental para garantir a sobrevivência do seu negócio durante os próximos anos. Até mesmo, esse é um ato de empatia com seus clientes, afinal quem nunca atrasou uma conta por estar em uma situação difícil?

Para se ter uma ideia, segundo dados do Serasa Experian, a inadimplência bateu o recorde no Brasil. Isso significa que, atualmente, mais de 63,4 milhões de brasileiros encontram dificuldades para realizar compras a prazo, fazer empréstimos, financiamentos, conseguir crédito, até mesmo pagar suas contas em dia.

Essa situação diminui o interesse pela compra de imóveis e atrai mais clientes para o aluguel. Ao mesmo tempo, em momentos de crise, é muito comum inquilinos pagarem seus aluguéis atrasados ou até mesmo deixarem de quitar as parcelas.

A vista desse desafio, trazemos um conteúdo com as melhores formas de diminuir a taxa de inadimplência na sua imobiliária, confira abaixo.

Siga estas dicas para evitar que a inadimplência imobiliária traga prejuízos ao seu negócio

Para evitar a inadimplência é preciso pensar em processos que antecedem o atraso do pagamento. A melhor forma é elaborar estratégias para que seu cliente realize o pagamento dentro do prazo estipulado:

inadimplência imobiliária

#1 Boletos acessíveis

Oferecer aos clientes boletos acessíveis, deixando claras e organizadas as datas de pagamentos, é uma excelente forma de evitar a inadimplência imobiliária. Algumas formas de fazer isso são:

  • Disponibilizar a Área do locatário: Oferecer em seu site uma área em que o locatário possa acessar e gerar seu próprio boleto evita a falta de pagamento, já que o título está sempre acessível e o pagamento pode ser feito a qualquer momento, sem depender dos correios ou do envio de uma carta pelo banco. Além disso, por meio da área do locatário é possível controlar as datas de pagamento, minimizando as chances de atrasos ou pagamentos duplicados.
  • Contar com um aplicativo imobiliário exclusivo para seus clientes terem o controle da gestão de locação. Além de trazer a facilidade da área do locatário, permite que solicitações, como a manutenção de imóveis, por exemplo, sejam abertas com apenas um toque no celular.

#2 Lembretes de pagamento

Informar seu cliente sobre datas de pagamento também é um item importante para evitar a inadimplência imobiliária.

  • E-mail: Além de enviar o boleto, os e-mails automáticos podem ser utilizados também para lembrar os clientes sobre as datas de pagamento.
  • SMS: Esse é um ótimo recurso para ser utilizado como forma de lembrete. Um sistema de gestão financeira exclusivos para imobiliária, como a Superlógica, oferece a facilidade de enviar a linha digitável com o vencimento via SMS, o que facilita muito o pagamento para pessoas  que utilizam serviços bancários através do celular.

Muitos clientes inadimplentes? Ainda há tempo para dar a volta por cima!

Essas medidas que citamos, te ajudarão a evitar a inadimplência imobiliária, pois são métodos preventivos. Mas, como já citamos, a inadimplência é um problema enfrentado por todo o mercado brasileiro, ainda mais frente ao estado econômico atual.

Então, separamos algumas dicas para você diminuir a inadimplência na sua imobiliária.

#1 Notificação de boleto atrasado

Notificar o cliente de que seu boleto está atrasado ajuda a reduzir a falta de pagamento, já que a inadimplência pode ter sido causada por esquecimento ou falta de organização.

  • E-mail: por meio de um sistema de administração imobiliária é possível enviar e-mails automáticos para os clientes inadimplentes. Porém, o mais interessante é que esse tipo software permite verificar quais clientes visualizaram o e-mail e quais deles estão com e-mails incorretos. Esse é um controle bastante útil para quem deseja reduzir a inadimplência imobiliária.
  • SMS: Enviar um SMS também é bastante útil para relembrar sobre o pagamento, já que hoje em dia as pessoas acessam o celular o tempo todo.

#2 Fácil acesso a 2ª via do boleto

Um dos fatores que atrapalham o controle da inadimplência é o acesso difícil a 2ª via de boletos com a data de vencimento atualizada. Sem ela o cliente é obrigado a ir até ao caixa de um banco específico em horário comercial para realizar o pagamento, o que nem sempre é possível. Por isso, se você pretende minimizar esse problema, facilite o acesso a 2ª via dos boletos.

Com o Owli, aplicativo para locatários, e a área do locatário disponíveis para seu cliente, os boletos ficam disponíveis para que eles atualizem direto nesses ambientes, sem precisar contatar sua imobiliária ou idas desnecessárias ao banco.

#3 Acordos com segurança

Uma grande facilidade para a imobiliária é registrar todos as suas notificações de inadimplência para o cliente e transformá-lo em um acordo seguro e confiável.

Além do mais, uma plataforma de gestão financeira para imobiliárias, como a Superlógica, disponibiliza uma ferramenta que permite gerar esses acordos com os títulos que ainda estão em aberto, facilitando o trabalho de sua equipe e aumentando as chances de pagamento do inquilino.

E lembre-se, utilize relatórios completos na avaliação da inadimplência, para não haver perda de controle das cobranças em aberto, mantendo a saúde financeira da imobiliária.





Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada