Metodologias ágeis para o setor imobiliário: como aplicá-las?

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 09/06/2021Atualizado em 09/05/2022

Você já ouviu falar em metodologias ágeis? Elas são amplamente adotadas no mercado de tecnologia para o gerenciamento de projetos, mas são facilmente adaptáveis e aplicáveis a outros setores, como é o caso da gestão imobiliária.

Esses modelos de gestão de projetos trazem excelentes resultados para a empresa. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o que são metodologias ágeis, quais seus benefícios e como você pode incorporá-las no dia a dia da gestão de imobiliárias.

Boa leitura!

O que são metodologias ágeis

As metodologias ágeis são bastante conhecidas e usadas em startups e empresas de SaaS (Software as a Service), mas podem ser adaptadas a diversos setores de negócio. 

Elas são muito utilizadas principalmente no desenvolvimento de softwares, mas trazem resultados tão bons que podem ser aplicados também em outras frentes.

As metodologias ágeis otimizam a gestão de projetos, fazendo com que a equipe seja mais produtiva e entregue resultados em um tempo mais curto.

Há vários modelos diferentes de metodologias ágeis, mas elas funcionam basicamente a partir de ciclos curtos de entrega e de reuniões diárias e rápidas (chamadas de daily) entre os membros do time para alinhar cada etapa.

Além disso, essas metodologias propiciam um contato mais próximo com o cliente e um processo constante de feedback para a implementação de melhorias contínuas nas soluções desenvolvidas.

O scrum é um dos exemplos mais conhecidos de metodologia ágil. Ele funciona a partir de um quadro dividido entre atividades em andamento, concluídas e a serem feitas. Assim, conforme cada etapa é finalizada, ela “anda” no quadro. 

Agora que você já entendeu o que são as metodologias ágeis, vamos ver quais os benefícios que elas trazem para as empresas? Confira a seguir!

Benefícios das metodologias ágeis

Confira 4 benefícios trazidos pelas metodologias ágeis para a gestão de projetos.

1. Menos burocracia

Um dos objetivos das metodologias ágeis é reduzir a burocracia dos processos e, consequentemente, trazer mais rapidez para as ações. Por isso, elas são caracterizadas como ágeis.

A burocracia muitas vezes é um grande entrave para o desenvolvimento dos projetos e aumenta as chances de falhas nos processos. Já os ciclos curtos e as reuniões rápidas das metodologias ágeis otimizam a comunicação do time, eliminando ruídos.

2. Otimização de processos

Ao reduzirem a burocracia e melhorarem a comunicação entre os membros do time, as metodologias ágeis otimizam processos.

A divisão em ciclos curtos permite que o projeto seja constantemente revisado e modificado assim que problemas aparecerem ou de acordo com os feedbacks do cliente.

Assim, equipes que adotam esse método de trabalho têm menos riscos de terem seu esforço perdido em um projeto que só é revisado no fim. 

3. Aumento de produtividade

Como diariamente o time se reúne para explicar o que foi concluído no dia e quais os principais desafios enfrentados no projeto, todos ficam na mesma página em relação ao que deve ser feito, garantindo previsibilidade.

Além disso, mais uma vez, os processos rápidos e a redução da burocracia também contribuem para o aumento da produtividade do time.

4. Satisfação dos clientes

Como os clientes participam ativamente do desenvolvimento dos projetos, oferecendo feedback constante sobre as soluções, isso aumenta as chances de eles ficarem satisfeitos com o produto.

Mas como e por que aplicar as metodologias ágeis nas imobiliárias? É o que vamos ver agora.

Metodologias ágeis nas imobiliárias

Atualmente, as metodologias ágeis também têm sido bastante comentadas no mercado imobiliário, que pode utilizá-las para aprimorar os negócios

Mas como elas podem contribuir para a gestão de imobiliárias?

Com as metodologias ágeis, é mais fácil identificar problemas com antecedência nas reuniões rápidas diárias. O que não acontece nas longuíssimas reuniões que costumam ser realizadas uma vez por mês ou por semana.

Além disso, esse modelo de gestão de projetos fortalece o trabalho em equipe, a colaboração e a transparência entre os membros do time

Adotar metodologias ágeis na sua imobiliária também significa trazer o olhar do cliente para dentro do negócio, refinando suas soluções de acordo com as necessidades que ele tem.

Com isso, a sua empresa ganha em competitividade em um mercado de concorrência cada vez mais acirrada.

Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Superlógica Imobiliárias e assine nossa newsletter! Assim, você ficará por dentro de todas as novidades sobre gestão e mercado imobiliário!



Leitura Recomendada