3 pilares para uma imobiliária crescer

Por: Superlógica Imobiliárias3 Minutos de leituraEm 07/01/2020Atualizado em 10/02/2023

Quem começou 2020 com a meta de ver sua imobiliária crescer muito? Se este for o seu caso,  você está certinho! Afinal, nada melhor do que começar um novo período cheio de positividades e objetivos!

Nova call to action

Mas para que isso aconteça, acertar no planejamento é fundamental! Neste artigo, separamos alguns dicas que irão te ajudar a colocar seus planos em ação. E o melhor de tudo, de forma organizada, prática e segura. Veja só. 

Como fazer sua imobiliária crescer?

O sonho de qualquer empreendedor é conseguir expandir seus negócios e tornar-se uma referência de sucesso no mercado.

Certamente, os donos de imobiliárias não estão de fora desse grupo.  Por isso, não poupam esforços para realizarem esse sonho.  Mesmo assim, apesar de tanto empenho e dedicação, parece que a imobiliária ainda não está crescendo como deveria. 

Para que isso não aconteça mais, trouxemos aqui três bases essenciais para uma imobiliária crescer de forma segura. Confira cada uma delas!

Nova call to action

1. Propósito

De acordo com o  professor Philip Kotler, um dos principais autores de marketing e negócios da atualidade, qualquer negócio precisa de uma missão clara. Ou seja, um propósito ou ideia de onde se deseja chegar com aquela empresa. 

Vamos sair um pouquinho do mercado imobiliário para entender exatamente como isso funciona.

A Apple, por exemplo, é uma empresa que tem como propósito:

“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”
Fonte: https://certificacaoiso.com.br/missao-visao-valores/

Dessa forma, ela consegue orientar o seu planejamento estratégico focado em seus propósitos, além de motivar todas as equipes de colaboradores.

Portanto, como pôde ter notado, para uma imobiliária crescer, ela precisa de um propósito firme que dará sustentação para a elaboração de todos os seus planejamentos. 

2. Processos

De nada adianta ter o melhor propósito possível, sem os seus devidos processos. Eles são essenciais para garantir um padrão de serviços de alta qualidade, maior satisfação e retenção de clientes. 

A falta de processos é um sintoma comum em empresas de todos os ramos no Brasil. Sem eles até mensurar o crescimento fica difícil, já que faltam métricas adequadas para analisá-los. 

Portanto, adote processos padronizados para todas as atividades na sua imobiliária. Isso inclui atendimento, vendas, locação, pagamento, entre outros.

Nova call to action

3. Experiência do cliente

Sabia que na hora da compra,  o Brasil é um dos países que mais considera a experiência do cliente? Pelo menos, é o que indica um estudo realizado pela PwC com os consumidores brasileiros.

Portanto, para quem deseja ver a imobiliária crescer este ano, isso significa que considerar a experiência do cliente em seus processos já passou da hora. 

Como sabemos, algumas imobiliárias ainda lidam com as inúmeras burocracias que envolvem a compra ou aluguel de imóveis. Isso faz com que muitas pessoas acabem escolhendo seus lares por conta própria. 

Mas não precisa ser assim. Atender a um consumidor que procura, cada vez mais, praticidade em um ramo complexo pode parecer difícil, mas algumas fintechs já conseguiram contornar a situação.

Os bancos, na visão dos clientes, ainda são conhecidos como empresas burocráticas e chatas de lidar. No entanto, a Nubank, por exemplo, dá um show de experiência do cliente com processos simples, fáceis de entender e diminuição de burocracias. 

Que tal inspirar-se nesse exemplo para conseguir fazer sua imobiliária crescer muito e tornar-se referência no mercado?

Como aplicar as bases?

As três bases para conseguir ver uma imobiliária crescer que selecionamos te ajudarão a planejar seu ano com mais eficiência.

Mas é claro que você precisa aplicá-las com cuidado para ter os melhores resultados possíveis. Recomendamos realizar uma análise SWOT de sua empresa.  Com ela você conseguirá identificar onde estão as principais fraquezas atuais.

Depois, considere cada uma dessas bases que foram apresentadas e como elas podem suprir essas fraquezas. Para isso avalie: 

  • Forças (strenghts): forças atuais do seu negócio, fatores pelos quais ele se destaca ou que trazem satisfação ao cliente; 
  • Fraquezas (weaknesses): fraquezas internas que podem prejudicar sua operação ou causar desconforto para o cliente; 
  • Oportunidades (opportunities): oportunidades presentes no mercado, como a introdução de sistemas para imobiliária mais completos; 
  • Ameaças (threats): possíveis ameaças externas. Você não consegue influenciá-las, mas pode se preparar para ter um negócio mais forte quando ocorrerem. 

Finalizada a análise, basta aplicar sua nova estratégia usando as três bases que mostramos aqui para o crescimento de uma imobiliária. 

E para completar o seu conhecimento, o CPO da Superlógica Imobiliárias, Luis Paulo Pereira, explicou no vídeo abaixo, o porquê as gerações devem ser analisadas e se imobiliária digital deve ser vista como uma oportunidade ou ameaça, confira: 

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.



Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada