Administração de aluguel: pare de perder tempo com ela – Superlógica

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 25/11/2020Atualizado em 16/03/2022

A administração de aluguel é um bom negócio pois garante às imobiliárias uma receita recorrente. Por outro lado, envolve atividades recorrentes, ou seja, aquelas que ocorrem de forma similar e repetida.

Só que existe uma forma de gastar muito menos tempo com essas rotinas, sem prejuízo algum à qualidade do trabalho desempenhado — pelo contrário, a qualidade aumenta e os erros diminuem.

Já apresentaremos a solução, mas antes vamos ver quais são essas tarefas que consomem tanto tempo na gestão de aluguel imóveis.

Atividades consumidoras de tempo na administração de locação

São várias as atividades repetitivas que gastam um bom tempo dos colaboradores da imobiliária, mas abaixo listamos algumas das principais.

  • Conciliação bancária

Mesmo com os arquivos de remessa e retorno, fazer a conciliação bancária para comparar o saldo bancário com os controles financeiros da imobiliária dá um trabalhinho.

  • Pagamento de contas

Além da gestão financeira da empresa em si, a imobiliária costuma se encarregar de pagar algumas contas do imóvel, como o IPTU e eventuais benfeitorias.

  • Repasse dos pagamentos

A imobiliária recebe do inquilino o pagamento do aluguel e é responsável por repassar os valores ao proprietário, descontada sua comissão.

  • Cobranças e controle de inadimplência

A imobiliária envia o boleto para o pagamento de aluguel e precisa lidar com os inquilinos que atrasam ou deixam de pagá-lo.

  • Vistorias

O vistoriador vai até o imóvel, anota em uma ficha as informações sobre as suas condições e depois, no escritório, passa tudo a limpo no computador.

  • DIMOB

Uma vez por ano, as imobiliárias precisam declarar à Receita Federal informações sobre os contratos administrados no ano anterior. Ou seja, transferem a informação de seu controle de gestão para o programa gerador da declaração.

Dimob 2021: guia completo e passo a passo – Superlógica

  • Conciliar agendas

Imobiliárias que ainda não entraram no mundo digital e ainda lidam com muito papel sempre estão esperando os clientes arranjarem tempo para passar no escritório e entregar algum documento.

Software para imobiliária é a solução

Um bom sistema de gestão imobiliária corta radicalmente o tempo perdido com essas tarefas. Veja como o Superlógica Imobiliárias ajuda a agilizar os processo que listamos acima:

  • Conciliação bancária: o sistema é integrado com o PJBank, o que torna a conciliação 100% automática — não precisa nem se preocupar com os extratos e arquivos de remessa e retorno.
  • Repasse dos pagamentos: o repasse também é totalmente automático com a integração com o PJBank.
  • Pagamento de contas: uma solução inteligente de gestão de contas deixa tudo mais organizado e automatizado.
  • Cobrança e inadimplência: o software possui uma régua de cobrança que permite automatizar o envio de boletos e emissão de segunda via em caso de atraso. É possível personalizar as regras, prazos e mensagens.
  • Vistorias: a partir da integração com o app Owli Vistoriador, as informações sobre as condições do imóvel só precisam ser registradas uma vez no celular e depois vão direto para o sistema.
  • Dimob: o Superlógica exporta um arquivo pronto para ser enviado à Receita Federal a partir das informações que estão no sistema.
  • Conciliar agendas: com a possibilidade de assinar documentos digitalmente, o cliente não precisa ir até a imobiliária para regularizar as pendências burocráticas.

Mais tempo para pensar e planejar

Com todo esse tempo economizado, você pode se dedicar mais a pensar em estratégias para melhorar os resultados e prospectar os melhores clientes.

E sem colaboradores sobrecarregados, a organização do negócio e o atendimento a proprietários e inquilinos vai melhorar consideravelmente.

Quer testar isso tudo na prática? Experimente o Superlógica Imobiliárias.

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e AssinaturasCondomínios e Imobiliárias.

 





Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada