Profissional de finanças: quais as principais habilidades técnicas?

Por: Heitor Facini3 Minutos de leituraEm 01/10/2019Atualizado em 13/04/2020

Ao estruturar o setor financeiro de uma empresa, buscar e encontrar um bom profissional de finanças no mercado de trabalho é um grande desafio. Principalmente no que diz respeito às habilidades técnicas, é preciso avaliar com bastante rigidez, considerando a complexidade da área e dos cargos que a pessoa vai assumir. 

Mas, quais habilidades são essas? O que torna um talento apto a preencher um cargo no setor financeiro?  


Perfil do profissional de finanças: as habilidades mais exigidas do mercado 

A área de finanças é uma parte importante dentro de qualquer empresa, podendo assumir desdobramentos em diferentes departamentos. Por isso, a busca por esses profissionais é muito grande, tornando o processo de recrutamento bastante concorrido e com um alto volume de candidaturas. 

Com isso em mente, é necessário que a pessoa responsável pelo preenchimento das vagas entenda quais são as habilidades técnicas mais importantes a serem avaliadas no candidato. 

Perfil analítico 

Finanças envolve estatística, dados, análises de mercado, planejamento financeiro a longo prazo e tudo o que tem a ver com números. Portanto, é indispensável que o profissional tenha um perfil analítico. Analisar, entender e gerar insights a partir dos mais diversos dados faz parte de sua rotina. 

Habilidades em planilhas

As planilhas serão uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia do profissional da área de finanças. Dessa maneira, o conhecimento avançado deve ser um dos principais requisitos e habilidades do futuro talento da sua empresa. 

Avaliar a capacidade do profissional em utilizar fórmulas e funções complexas é uma boa dica para checar se ele tem o perfil ideal. 

Inglês avançado 

Inúmeras startups e fintechs estão crescendo e em busca de captação de investimentos. Muitos deles vêm de investidores estrangeiros, o que exige que a pessoa tenha familiaridade com o idioma. 

Sem mencionar se a empresa contratante for multinacional, onde a geração e apresentação de relatórios para filiais dos outros países fará parte do escopo do profissional da área de finanças.

Visão estratégica 

Qualquer tomada de decisão desse profissional deve ser pensada em prol da geração de resultados positivos para empresa. Dessa forma, o candidato deve saber identificar oportunidades de desenvolvimento no mercado financeiro, com bom relacionamento e impactos futuros. 

Conhecimento de legislações

Existem leis específicas que regulamentam a atuação das empresas. Portanto, o conhecimento dessas exigências são fundamentais para que a empresa desenvolva suas atividades dentro do que é correto.

Ética profissional 

Por lidar diretamente com os ativos financeiros da empresa, o responsável pela área de finanças e contabilidade deve ter um elevado senso ético, não utilizando seu cargo como forma de obter vantagens para si ou para terceiros.  

É claro que cada vaga exige conhecimentos diferentes, mas basicamente todo candidato apto a preencher uma vaga no setor ou área financeira, deve ter essas habilidades desenvolvidas. 

Assim, sua empresa pode contar com um profissional de confiança e que seja capaz de elevar o nível do negócio, de forma estratégica e cautelosa. 

Onde encontrar os melhores profissionais de finanças?

Para encontrar os melhores profissionais de finanças do mercado, você deve começar a sua estratégia partindo para um processo seletivo digital. Afinal, é na internet onde os profissionais buscam oportunidades. 

Porém, existem muitos sites e plataformas de recrutamento e seleção disponíveis no mercado e como a oferta é grande, fica cada vez mais difícil mapear, filtrar e selecionar o candidato certo. 

É necessário procurar em um lugar que reúna todas as informações técnicas e avalie essas características, para agilizar o processo do RH. 

Esse texto foi produzido por Mayara Toyama, do time de conteúdo da Revelo.

Sobre a Revelo

Já imaginou se existisse um marketplace de talentos que reunisse os melhores profissionais em uma única plataforma e todas as informações disponíveis para agilizar o trabalho do seu RH? 

A Revelo torna isso possível! Com a utilização de inteligência artifical, a empresa inverteu o esquema de recrutamento tradicional. Dentro da sua plataforma, não são os candidatos que buscam pelas empresas, mas as empresas que têm acesso aos talentos de carreiras como: finanças, BI, engenheiros de software, negócios e marketing digital.

Sobre a Superlógica

Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada