Seguro incêndio para condomínio: como escolher o melhor?

Por: Time Superlógica3 Minutos de leituraEm 15/09/2022Atualizado em 20/09/2022

O seguro incêndio é uma proteção essencial para os condomínios. E não depende do zelo do síndico ou da administradora: é uma obrigação que consta na lei. O Código Civil estabelece que toda edificação deve estar segurada contra o risco de incêndio.

Mas os seguros condominiais contam com outras proteções além do incêndio. Então, na hora de escolher, é preciso pensar além e optar por aquele com o melhor custo-benefício, isto é, que proteja o prédio e seus moradores, mas não onere o caixa do condomínio.

Antes de ensinar como encontrar o seguro ideal, é preciso fazer uma observação importante: o risco de incêndio não é a única cobertura obrigatória. Entenda a seguir!

Coberturas obrigatórias para condomínios

Vamos ver o que diz o Código Civil, mais precisamente no artigo de número 1.346:

“Art. 1.346. É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.”

É claro que o mercado está preparado para contemplar o que diz a lei. Ou seja, as seguradoras oferecem apólices de seguro condominial com todas as coberturas necessárias, além de opções com coberturas adicionais.

Leia também: Seguro incêndio Superlógica: faça a contratação direto na plataforma de gestão

A primeira dica para contratar um bom seguro incêndio para condomínio, portanto, é observar atentamente todas as cláusulas e refletir se as coberturas oferecidas protegem contra as possíveis situações de destruição total ou parcial.

Quando usar o seguro incêndio?

O seguro incêndio ou qualquer outro tipo de seguro é acionado quando ocorre um sinistro. E sinistro é a ocorrência de uma situação que está coberta pelo seguro contratado. Se estivéssemos falando de um seguro de automóvel, por exemplo, o roubo do veículo seria um sinistro: um prejuízo coberto pela apólice, que faz o segurado acionar a seguradora.

No caso do seguro incêndio ou seguro condominial, os sinistros são aqueles que mencionamos antes: incêndio ou eventos que causam destruição parcial ou total, como explosões, raios, tempestades e danos elétricos.

Como escolher o melhor seguro incêndio para condomínio?

Infelizmente, é comum que indenizações a condomínios segurados sejam negadas pelo simples fato de que o seguro foi mal dimensionado pela administração do condomínio no momento da sua contratação.

Isso quer dizer que muitos casos de danos elétricos, problemas com elevadores, garagem e furtos nas áreas comuns do condomínio acabam gerando prejuízos ao condomínio sem compensação do seguro. E a razão é que não basta somente analisar os preços e as coberturas: é preciso ter os números do condomínio na ponta do lápis.

Veja mais: Sistema online: a tecnologia que está mudando o mercado condominial

A cobertura do seguro incêndio leva em consideração a área total do condomínio, o número de torres, o ano de construção e outros detalhes. Então, na hora de escolher a seguradora, faça o seguinte:

  1. Dimensione o condomínio com precisão
  2. Faça orçamentos com várias seguradoras
  3. Analise as coberturas oferecidas
  4. Pesquise sobre a satisfação dos clientes das seguradoras e qualidade do atendimento
  5. Compare os preços

Como a tecnologia facilita a gestão de seguros

Pelos motivos que destacamos antes, a contratação de um seguro está longe de ser um processo simples e banal. Mas existe uma solução que facilita o dimensionamento correto das coberturas: a Superlógica, uma plataforma de gestão condominial completa, desenvolvida especialmente para administradoras de condomínios.

A Superlógica conta com uma ferramenta de gestão do seguro incêndio condominial obrigatório. Algumas vantagens desse recurso são:

  • Alerta de vencimento do seguro
  • Dimensionamento correto das coberturas
  • Cotação automática em até 3 minutos com as melhores seguradoras do mercado
  • Recomendações sobre a melhor opção de seguro entre as seguradoras cotadas
  • Possibilidade de enviar as cotações para o síndico direto pela ferramenta
  • Contratação com 1 clique e o condomínio em conformidade com a lei 4.591/1964.
  • Lançamento automático das despesas de seguro no contas a pagar
  • Time de especialistas em seguro condominial para ajudar em qualquer parte do processo

Quer saber mais? Acesse a página da ferramenta de seguro condominial da Superlógica e converse com um consultor.

Leitura Recomendada