[Webinar] A responsabilidade social das administradoras de condomínios

Por: Inayara Poiani4 Minutos de leituraEm 15/09/2020Atualizado em 28/03/2022

Um dos assuntos no ramo condominial que a crise do coronavírus trouxe a tona é o de responsabilidade social das administradoras de condomínios e da figura do síndico perante aos moradores.

Com isso em vista, a  Superlógica convidou especialistas da área para participarem de um webinar sobre o tema. Estiveram presentes:

  • Regina Lopes – Coordenadora de Marketing do Superlógica Condomínios;
  • Daniel Lima – CEO do portal de notícias Papo Condominial;
  • Weverton Possidonio – CEO da administradora de condomínios Vila 21;
  • Betto Alves – Professor da ESAMC e especialista em Marketing Digital.

O webinar “Responsabilidade social: qual o papel da sua administradora de condomínios está disponível online. Clique na imagem abaixo para conferir o conteúdo na íntegra!

Nova call to action


Você verá neste artigo:


Qual é a responsabilidade social das administradoras de condomínios?

A pandemia deu luz ao papel que órgãos e grupos precisam ter com a sociedade. Com as administradoras de condomínios não foi diferente. 

Essa responsabilidade diz respeito ao fazer a diferença na vida do outro. É impactar um terceiro de forma positiva e incentivadora. Existem diversas ações que uma administradora pode tomar para atender a essas necessidades. 

O lado operacional do trabalho deixou de ser a única prestação de serviço. É preciso voltar a atenção também para o lado humanitário. Afinal, o síndico não é o único cliente da administradora, os condôminos também são.

Veja algumas soluções listadas pelos especialistas durante o encontro online:

Apoio a ações sociais da região

  • Fazer pesquisas de mercado para entender o seu público e saber quais ações sociais fazem mais sentido para ele;
  • Organizar campanhas de coleta de agasalho, alimentos, produtos de higiene etc..

Ações diretas no condomínio

  • Incentivar o diálogo e a interação entre os próprios vizinhos – com cartazes, aplicativos e criação de mecanismos de interação;
  • Incentivar e valorizar os jovens que se colocam à disposição para fazer compras no mercado para os idosos e outros membros dos grupos de risco;
  • Organizar ações que diminuam as tensões da época e tragam conforto aos condôminos, como convidar músicos e artistas para fazerem apresentações nas áreas comuns enquanto os moradores assistem das suas sacadas;
  • Disponibilizar serviço de psicologia online para quem precisar.

Por que administradoras precisam sair da zona de conforto?

Weverton Possidonio, do Vila21, conta que muitas vezes as administradoras pouco se envolvem nessas ações porque elas ainda não entenderam isso como uma oportunidade de negócio.

“Às vezes, elas estão só preocupadas em emitir boleto, em prestação de contas e não em se relacionar. O condômino muitas vezes nem sabe quem é a administradora e é por isso que a gente tem tentado ultrapassar essa barreira para alcançar o morador e assumir sua responsabilidade social para com ele”, explica.

Daniel Lima completa: “Existe uma falsa cultura nos condomínios. Os condôminos têm a falsa sensação de que a administradora não está fazendo nada, mas muitas vezes ela não está nem sabendo o que se passa no condomínio”. 

Esse cenário é o que torna necessário o estreitamento de relação entre ambas as partes. Para isso, é necessário o que chamamos de marketing de relacionamento.


Desvendando o marketing de relacionamento

Essa vertente do marketing é uma estratégia para entender quem está do outro lado da transação. Ou seja: quem são os condôminos? Como eles se comportam? Quais anseios eles possuem? 

A partir dessa percepção e análise, é hora de começar a estabelecer uma comunicação. Para isso, é preciso falar no mesmo tom de voz dos moradores. Quando o marketing de relacionamento é colocado em prática, inicia-se o processo de gerar uma sensação de comunidade àquela população.

Nesse sentido, as ações são muito mais do que venda, mas uma forma de comunicação além das cobranças.

“Uma ação simples que tenho batido na tecla é no sentido de que muitas pessoas que moram nos condomínios não se conhecem. O marketing de relacionamento resolveria isso”, conta Betto Alves, da ZimmermannPro.

“Poderíamos cruzar o quanto cada um pode se ajudar, criando uma rede de relacionamentos sustentáveis, de pessoas que têm serviços, que podem ajudar em uma necessidade que a outra está vivendo. Responsabilidade social tem um poder engajador muito forte”, completa.

→ Confira também a participação do Betto Alves no nosso podcast. Juntamente com a Sarah Zimmermann, eles explicaram como administradoras podem fortalecer sua marca através do marketing digital!

Marketing social

Já o marketing social é olhar o todo, além das fronteiras do condomínio. É trabalhar ideias, conceitos e causas, mas tudo dentro do marketing de relacionamento. Um dos caminhos citados por Alves para realizar essa ação é com um olhar atento para o síndico

Essa figura pode ser vista como um influenciador digital dentro da comunidade. Ele conhece todos os moradores, muitas vezes sabe seus hábitos e costumes. Ele também está ciente da lógica de tudo que é feito por ali, e por isso é a figura central dentro de um condomínio.

Ao posicioná-lo como influenciador digital, as suas ações sociais tendem a atrair ainda mais a atenção e a participação de todos.

Uma ferramenta de aproximação dos clientes

É notável que ações como essas passam bastante despercebidas às administradoras de condomínios. É por isso que aquelas que fazem um bom marketing de relacionamento se destacam no mercado.

Para realizar o webinar, a Regina Lopes, coordenadora de marketing do Superlógica Condomínios, entrou em contato com cerca de duas mil administradoras. Ela perguntou sobre as ações sociais que elas tomaram durante o período de pandemia. Para sua surpresa, apenas duas empresas retornaram o seu contato. 

“Se a gente colocar em proporção, significa que nem 100 administradoras no Brasil estão fazendo algo pelos condôminos ou pela sociedade”, comenta Lopes.

Aprofunde-se no assunto e saiba como agir a partir de agora!

Além de discutir esses assuntos, muitas dicas foram passadas para quem atua na área. Clique aqui e confira o webinar na íntegra!

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Leitura Recomendada