vendas remotas

Prospecção e vendas remotas: desafios para administradoras de condomínios

Um dos desafios lançados em 2020 foi o trabalho remoto. Muitas empresas que ainda não optavam por esta modalidade, fizeram a adequação por necessidade. Assim, o que antes era uma tendência, hoje parece ser um caminho sem volta.

No ramo das imobiliárias e administradoras de condomínios, a adequação foi também foi um desafio, mas que trouxe benefícios e aprendizados. Siga em frente para entender melhor.



Desafios do trabalho remoto

Quanto mais complexa a demanda, maior a dificuldade de adaptar os processos para o trabalho remoto.

Em sua participação no Superlógica Next Live 2020, o CEO da Ramper, Ricardo Corrêa, afirmou que há empresas que já estão revolucionando a maneira como se trabalha, enquanto buscando compreender como atuar no espaço online. “A interação humana cada vez menos será feita de forma presencial, e quem está fazendo esta migração poderá aproveitar algumas vantagens competitivas”, ressaltou.

É possível construir a jornada do consumidor online. A pré-venda, qualificação do lead, dúvidas e o pós-venda: tudo no ambiente virtual. Uma total quebra de paradigmas, mas que facilita e agiliza muitos processos burocráticos.

Assim, o presencial serve apenas para o cliente que não abre mão de uma negociação “olho no olho”.

Para o executivo da Superlógica, Ronaldo de Andrade, que também participou do Superlógica Next, realizar uma triagem online, analisando as necessidades do lead já no início do processo, facilita muito o trabalho e também minimiza problemas futuros.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/mzc-bePr7eE” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Estruturação do time

Neste mundo digital, clientes e vendedores têm as mesmas informações sobre o produto, o que traz muitos avanços a serem estabelecidos.

Uma boa estratégia de atendimento é estar sempre um passo à frente do cliente, o que fica possível quando você realiza um diagnóstico para conhecer as necessidades e condições do cliente.

Para isso, a estruturação do time é essencial: um pré-vendedor, que é quem faz a grande parte da jornada online (qualificação do lead); um vendedor que negocia e o pós-venda, que acompanha todo o restante da jornada.

Este colaborador que atua no pós-venda não é cultivado pela maioria das imobiliárias e administradoras de condomínios e é essencial, pois acompanha a jornada de perto e verifica as novas necessidades do cliente, o que resulta na sua fidelização.

Indicação, a alma do negócio

No ramo imobiliário, uma das formas de captação de leads a ser mais explorada ainda é a indicação. Uma empresa que costuma fazer pesquisa de satisfação e percebe muitas notas entre 8 e 10 possivelmente já terá indicações.

A dica, aqui, é criar uma metodologia para trabalhar com elas, incentivando seus clientes a fazê-las. Um cliente satisfeito naturalmente indica o trabalho para outros — mas, com um incentivo da empresa, a chance de recomendar o negócio aumenta.

Uma segunda abordagem é revisitar aquele “caderninho” das vendas que não fecharam  e refazer o contato, analisando as necessidades. Ou no caso de administradora, por que não oferecer algum serviço por tempo teste? É o momento para se reinventar.

O diferencial do trabalho remoto nesse contexto é que o contato, indicações e acompanhamento e gestão da satisfação dos clientes são facilitados com as ferramentas digitais, que permitem se comunicar com mais agilidade e organização.

Explore as possibilidades da comunicação digital

Outro mecanismo à nossa disposição e que não deve ser ignorado são as ferramentas de comunicação e marketing digital, como redes sociais, sites, Google, blog, etc.

Não passe despercebido. Produza conteúdos informativos e relevantes para os seus canais, valorize o que o seu público pensa e se interessa.

Aproveite esta mudança de abordagem e, durante as suas conversas de diagnósticos com prospects, anote os pontos de interesse dele para trabalhar conteúdos relevantes para aquele público.

Você pode escrever sobre gestão financeira em condomínios, resolução de conflitos, obras e manutenções ou qualquer outro assunto relacionado ao negócio. O que importa é lançar conteúdos interessantes para o seu público-alvo.

Digital, um avanço sem volta

A venda online e o trabalho remoto não são passageiros. Eles vieram para ficar. A pandemia trouxe muitas oportunidades e desafios e precisamos nos atualizar. Se o mercado condominial cresce a cada ano, em meio a tantos desafios, ainda há espaços para mais avanços, adaptando a maneira de trabalhar.

Conheça a Superlógica

Superlógica Condomínios é uma ferramenta que acelera ainda mais esta transformação, pois traz inteligência de dados para identificar se você está no rumo certo. Experimente grátis.

New call-to-action

Compartilhar

Comentários

comentarios