Um convite ao futuro da administração de condomínios

Por: Equipe Condomínios2 Minutos de leituraEm 22/02/2018Atualizado em 27/10/2020

Por André Baldini.

A vida em condomínio irá mudar. A evolução da tecnologia e do trabalho nas grandes cidades pedem novas soluções para quem vive em condomínio.

Conveniência e autosserviço como diferenciais

O tempo tornou-se algo escasso para a maioria das pessoas. Por isso, conveniência é palavra de ordem nos diferentes serviços que consumimos diariamente e não pode ser diferente para quem mora em condomínio.

Autosserviço, concierge e até o uso de drones ganham destaque na vida dos condôminos, pois trazem conveniência e eficiência ao dia a dia das pessoas e podem tornar o custo de vida mais baixo.

 

Eficiência e menos burocracia

Na onda de redução de custos, a quota condominial tem que diminuir. Está claro que condomínio caro desvaloriza o imóvel. Não é bom para quem vende, nem para quem aluga. Uma administração condominial eficiente deve atuar na redução e controle dos custos do condomínio de modo permanente. Processos burocráticos e repetitivos só encarecem o custo do condomínio e precisam ser automatizados.

Novas opções de pagamento do condomínio

O boleto bancário está ultrapassado e não traz conveniência alguma ao pagador. Serviços como portaria remota podem trazer uma importante redução de custos aos condomínios e melhorar um pouco a experiência de viver em condomínios.

Síndico profissional aliado às administradoras como peça essencial aos condomínios

Nesse contexto, aumenta muito a importância de síndicos e dos zeladores. As administradoras precisam investir em pessoas que conhecem como ninguém os problemas dos condôminos, para buscar alternativas para reduzir custos, aumentar a conveniência e melhorar a comunicação entre os moradores, pois só a tecnologia, por mais avançada que seja, não vai conseguir resolver todos os problemas.

A assembleia será virtual

As assembleias presenciais, ponto de encontro para tomada de decisão nos condomínios, contam com baixa participação, o que não favorece a tomada das melhores decisões e gera desconfiança na postura do síndico, conselheiros e administradoras. Este formato não funciona mais. Há formas de aumentar o engajamento dos condôminos, aumentar a transparência da gestão e também melhorar a qualidade das decisões, simplesmente facilitando a comunicação entre todos os envolvidos.

Queremos, com esse artigo, guiar as administradoras entre as tecnologias que já são realidade em outros segmentos e que irão, com grande precisão, causar uma grande disrupção no mercado de condomínios também.

Os administradores precisam estar atentos pois dependendo das ações que tomarem hoje, podem criar grandes oportunidades para seu negócio ou uma implacável ameaça.
Superlógica Next 2018 - Workshop para Administradoras de Condomínios

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada