Aplicativo para administradoras de condomínios: evoluindo o atendimento ao cliente

Por: Felipe Haguehara4 Minutos de leituraEm 05/12/2019Atualizado em 27/12/2019

O mercado brasileiro de aplicativos é um dos que mais cresce no mundo. Os dispositivos móveis e seus programas têm se tornado parte indispensável da vida dos brasileiros. Com esse cenário em vista, empresas do mercado condominial precisam considerar a utilização de um aplicativo para administradoras atenderem seus clientes.

Segundo dados da Adjust, que atribuiu notas para cada país de acordo com o desenvolvimento do setor, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial, com 9,39. O primeiro da lista dos que mais crescem é a Indonésia, com 17,6 pontos.

O crescimento não vem apenas pela perspectiva do mercado. O próprio volume de downloads aumentou e a utilização é massiva. Um levantamento da consultoria App Annie aponta que, em média, os brasileiros baixaram 70 aplicações em 2018, um aumento de 35% em relação à 2016.

Assim, a procura por diferentes aplicativos que facilitem suas vidas, dentro de uma rotina com tempo limitado, entrou no escopo de pesquisas dos cidadãos na internet. Existe aqui uma oportunidade para as administradoras oferecerem um novo canal para estreitar seu relacionamento com os condôminos.

Essa solução precisa ser capaz de prestar autosserviço aos moradores, eliminando a necessidade de telefonar ao síndico ou portaria para acessar documentos e fazer reservas. tarefas que o aplicativo Área do Condômino, integrado ao Superlógica Condomínios, pode executar.


Por que apostar num aplicativo para administradoras de condomínios?

A decisão de contratar uma administradora de condomínios nunca passa unilateralmente pelo síndico. Primordialmente, após as apresentações de soluções, o ultimato é dado em assembleia. Ou seja, não basta ter soluções para facilitar o controle de quem está por trás da gestão, também é preciso conquistar os moradores.

Quando se fala em cativar possíveis clientes, consequentemente, abordamos a necessidade de deixar suas experiências de moradia mais confortáveis. Rapidez e comodidade são pedidas constantes na prestação de qualquer serviço, o que não é diferente para a moradia.

Assim, os aplicativos, amplamente utilizados no dia a dia das pessoas – inclusive para trabalho – surgem como legítimas opções de melhorar o atendimento aos clientes.

Pense em tarefas que habitualmente geram conflitos e exigem dedicação de tempo do síndico ou funcionário, como uma reserva de salão de festas. Seria muito mais fácil se o próprio morador pudesse, de onde estiver, conferir os horários e reservar a área comum pelo celular, correto?

Esse é apenas um dos tipo de agilização que pode ocorrer através de um aplicativo para administradoras. Ele também pode (e deve) ter funcionalidades para ajudar no controle da inadimplência e acesso fácil a documentos.

Um bom relacionamento gera negócios

Estabelecer um bom relacionamento com todos os envolvidos nas transações de um condomínio (síndico, moradores, funcionários e fornecedores) é essencial, não apenas pelo ponto de vista da retenção. Há também um potencial massivo de impacto na captação.

Uma das melhores formas de conseguir novos clientes, independentemente do setor, são as indicações. O marketing boca-a-boca não tem custo direto e lhe entrega prospectos super qualificados já que eles chegaram até você através de opiniões positivas.

No entanto, para “preparar terreno” para esse tipo de captação é necessário ter um serviço e atendimento de qualidade. A sua missão não deve ser apenas fornecer um produto, mas sim encantar todos os envolvidos.

Lembre-se que todos os membros dessa cadeia de relacionamento no mercado condominial possuem contatos e promovem serviços a eles. Num mercado tão competitivo quanto o das administradoras, esse é o tipo de chance que não se pode deixar escapar.

Área do Condômino: modernidade e autosserviço na mão do seu cliente

Algumas administradoras de condomínios podem considerar desenvolver um aplicativo internamente, porém isso demandaria muitos custos entre desenvolvimento e manutenções. Por isso, é interessante buscar uma solução completa que impacte em diversos setores da empresa – incluindo o relacionamento com clientes.

No Superlógica Condomínios, além de uma gestão financeira e de pagamentos completa, há a possibilidade de disponibilizar o Área do Condômino. O aplicativo possui uma interface intuitiva e convidativa para que os usuários tenham a melhor experiência de uso possível.

Confira abaixo como o aplicativo ajuda na gestão e relacionamento dos condomínios administrados:

  • 2ª via de boleto: acesso simplificado a segunda via de boleto da taxa condominial, sem necessidade de ligar ou enviar e-mails;
  • Reserva online de áreas comuns: as reservas de áreas comuns, como salão de festas e churrasqueira, podem ser feitas remotamente e de onde o morador estiver;
  • Copiar linha digitável do boleto: para que o condômino possa pagar o boleto no aplicativo do banco de sua escolha, evitando viagens indesejadas a lotéricas e caixas eletrônicos;
  • Prestação de contas pelo celular: oferecendo transparência do condomínio aos seus moradores, que podem conferir a prestação de contas direto de seu smartphone;
  • Notificações de cobrança: é possível enviar notificações (push notifications) aos condôminos alertando sobre o vencimento de seus boletos;
  • Visualização de documentos: atas de reuniões e assembleias, laudos de vistoria do corpo de bombeiros e demais documentos importantes podem ser visualizados pelo app.

Quer saber mais sobre essa e as demais funcionalidades da Área do Condômino? Entre em contato com um de nossos especialistas no número: 0800 709 6800

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

New call-to-action

Leitura Recomendada