A oportunidade de liderar um time híbrido

Por: Vivian Gimenes2 Minutos de leituraEm 25/08/2022Atualizado em 25/08/2022

Por Vivian Gimenes, business partner da Superlógica

O trabalho híbrido é uma realidade que veio para ficar e isso ninguém mais questiona. Questões como digitalização de processos, implantação de ferramentas e modelos de gestão sem vigilância também já estão sendo aceitos. Agora, o que fica para os líderes das empresas é o seguinte questionamento: quais oportunidades poderão ser encontradas dentro do contexto de um trabalho híbrido?

A resposta precisa estar clara na mente dos gestores. Trata-se de estabelecer conexão com seus liderados. Não é a única oportunidade, mas com certeza a mais forte. Vou explicar melhor. O trabalho home office favorece o desenvolvimento de tal conexão, uma vez que o líder acaba tendo acesso na casa, na vida familiar do colaborador. E o contrário também acontece. Liderados presenciam cenas do dia a dia dos gestores, já que as reuniões virtuais e outras dinâmicas do trabalho remoto acontecem dentro das suas casas, na maioria das vezes.

Leia também: Finanças para administradoras é destaque no Superlógica Acelera

Mas a conexão não para por aí, já que existem os momentos presenciais que também marcam presença no trabalho híbrido. E são eles que oferecem as oportunidades de fortalecer ainda mais a proximidade criada. No presencial, é possível estimular trocas de experiências, realizar acolhimentos e até mesmo fazer um papel de coach com o colaborador. A conexão é reforçada novamente. O que já era algo intenso fica ainda mais.

O modelo híbrido ainda permite que o líder seja protagonista na criação e condução do ambiente de trabalho. Sim, acredite. Cabe a ele estimular um ambiente de segurança psicológica, além de criar espaços para que os colaboradores questionem, não concordem e compartilhem ideias e anseios sem receio.

Entenda que a empresa pode e deve definir sua cultura, seu jeito de ser e fazer as coisas, mas é o líder quem comunica tal posicionamento. É ele que tem o papel fundamental de fazer os colaboradores se sentirem parte do todo. E tamanha responsabilidade conta, no trabalho híbrido, com a ajuda da rapidez e acessibilidade do mundo digital e da proximidade do momento presencial.

Mas como vou estruturar tudo isso?

Existem várias metodologias que auxiliam na criação de um ambiente de segurança psicológica e desdobramento da cultura. Porém, é fundamental entender que mais do que empatia e comunicação humanizada, os colaboradores precisam de direcionamento. Eles devem ter clareza de onde estão indo, porque vão e como devem caminhar.

Por isso, é fundamental estruturar e comunicar os planos de trabalho e objetivos para os liderados. Além de acompanhar de perto o entendimento e envolvimento das pessoas em relação às tarefas. E isso tanto no momento home office quanto no presencial. Estar próximo, esse é o segredo.

Lembre-se sempre de criar uma conexão e promover um ambiente de trabalho saudável. O modelo híbrido é a oportunidade que os líderes terão de aplicar todo o seu potencial humano. Aproveite. É a sua vez.

Leitura Recomendada