Como praticar o modelo híbrido?

Por: Camila Pedroso Sechinatto3 Minutos de leituraEm 20/12/2022Atualizado em 17/04/2024

O modelo híbrido proporcionou facilidades na percepção da maioria das pessoas: qualidade de vida, ganho de tempo, flexibilidade, foco e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.

Por outro lado, exige atenção redobrada para estabelecer e manter as conexões entre as pessoas, garantir uma comunicação ativa, clara e eficaz, entre outros aspectos.

Então, o que fazer para que esse modelo funcione da melhor maneira possível?

Proporcione encontros presenciais

Vocês já devem ter escutado a frase “tem uma mágica que só acontece quando estamos juntos”. A proximidade física contribui para um melhor engajamento e senso de pertencimento, e é por isso que, na Superlógica, recomendamos fortemente o encontro presencial uma vez por semana. Como pessoas de diversos lugares do Brasil e até do mundo foram contratadas no modelo 100% remoto, analise esses aspectos para definir uma frequência que faça sentido, além de considerar formas para integrar a todos nas atividades, decisões e ações que ocorrem no presencial.

Estabeleça canais de comunicação

A comunicação sempre é um desafio.

Claro que, quando estamos no escritório, ela acontece de uma maneira mais fluida, o que não significa que não existam meios para ser assim também no home office. Precisa falar com alguém por meet ou ligação? Mande uma mensagem antes e pergunte se a pessoa está disponível, isso já acontecia no presencial. Use ferramentas para facilitar a organização, como agendas compartilhadas, permitindo que cada um visualize a disponibilidade do outro. 

Também não é demais lembrar que, embora estejamos em casa, o horário de trabalho ainda existe. Atente para isso de forma a respeitar as pessoas e suas atividades particulares fora do horário de expediente pré-estabelecido. 

Faça dailys ou weeklys para tratar de temas comuns, atualizar o andamento dos projetos e promover o senso de equipe. Isso aproxima as pessoas e otimiza o tempo.

Garanta o compartilhamento de documentos, permitindo que as pessoas tenham acesso às informações necessárias para o bom desempenho das atividades.

E, claro, se for urgente, ligue!

Prepare-se para as reuniões on-line

Pergunta rápida: se estivesse numa reunião presencial, seja com o time, seja com o cliente, você estaria de pijama, deitado na cama, fumando ou escondendo o rosto? Acredito que a resposta seja NÃO!

O mesmo vale para o ambiente virtual, já que é um ambiente de trabalho. Portanto: deixe a câmera aberta, esteja num local compatível com a reunião (sem distrações, nem barulhos, por exemplo), certifique-se de que a conexão de internet é estável e apresente-se de forma adequada.

Quando nos comunicamos com o cliente, estamos transmitindo a imagem da empresa, os valores e o posicionamento dela. Por isso, assegurar uma postura mais profissional nas “calls” demonstra um nível maior de comprometimento, importância e foco da nossa parte. 

Para as reuniões internas, lembre que seus colegas de trabalho também são seus clientes.

Imprevistos acontecem, mas devem ser exceções e alinhados com os participantes.

Dê e peça feedbacks constantes

É o momento mais importante para alinhar expectativas, dar direcionamentos, corrigir rotas e reconhecer o que está indo bem!  

Realizar feedbacks constantes aproxima pessoas e favorece a construção de relacionamentos saudáveis.

Ainda que on-line, prepare-se com antecedência, traga evidências e impactos e esteja 100% presente e atento para esse momento. 

Se você é líder, entenda a necessidade de cada integrante da equipe para determinar uma frequência de acompanhamento.

E você, liderado, não precisa esperar seu líder para receber retornos, muito pelo contrário. Você pode e deve pedir feedback para ele. Lembre-se: você é o principal sponsor da sua carreira.

Estimule as trocas e o aprendizado interno

Investir na integração dos colaboradores, considerando cultura, políticas internas, negócios, metodologias e processos de trabalho, gera aprendizado, favorece o resultado, evita perda de tempo e energia e constrói relações de confiança.

Facilite o acesso aos recursos e ferramentas de trabalho, desenvolva processos claros e compartilhe as métricas.

E, sempre, tenha interesse pelas pessoas e valorize as conquistas!

Leitura Recomendada