Gestão da jornada de trabalho: saiba como reduzir custos

Por: Renan Landucci5 Minutos de leituraEm 04/03/2022Atualizado em 04/03/2022

Conteúdo desenvolvido pelo time da Pontomais

Ter um maior controle da gestão da jornada de trabalho dos colaboradores é algo essencial para toda e qualquer empresa que busca controlar melhor os seus custos e manter-se dentro dos parâmetros legais da lei. 

Inclusive, esse é um cuidado que deve estar presente nas empresas desde sempre, e não apenas em momentos emergências. Aliás, esse cuidado pode ser extremamente importante para:

  • As empresas definirem de forma mais eficiente a escala de trabalho e a jornada de trabalho como um todo;
  • Ter um controle de ponto mais assertivo e eficiente;
  • Minimizar o absenteísmo;
  • Desenvolver estratégias de redução de custos nas empresas;
  • Evitar processos trabalhistas;
  • Entre outros.

Positivos tanto para as empresas quanto para os profissionais, esses tópicos fazem parte de uma gestão de jornada de trabalho mais eficiente e ajudam a garantir mais segurança para contratantes e contratados.

Ademais, hoje já é possível contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas qualificadas que ajudam a garantir mais transparência, credibilidade e segurança para os colaboradores e, também, para as companhias. Entenda mais!

Prejuízos causados devido à gestão incorreta da jornada de trabalho 

Quando não há um bom controle da gestão da jornada de trabalho, é possível que a empresa precise encarar situações negativas referentes a diversos tópicos. Dentre eles, destaque para as horas extras e bancos de horas que não estavam previstos, risco de fraudes no controle de ponto, processos trabalhistas, entre outros. 

Além disso, a falta de controle de ponto também é algo que influencia na produtividade da empresa como um todo. Afinal, o cumprimento da jornada de trabalho está relacionado ao tempo dedicado a cada atividade e, consequentemente, à produtividade de cada funcionário. Em caso de muitas horas excedentes, pode significar um acúmulo de trabalho para determinados colaboradores.

Quando não há essa gestão de jornada, a produtividade deixa de ser acompanhada e pode ser diminuída.

E para empresas que buscam da reduzir custos, a falta da gestão da jornada é um grande problema. Isso acontece porque o descontrole dos turnos de trabalho acarretam em faltas, atrasos, custos com horas extras e intervalos que não são cumpridos corretamente. E isso é algo que irá pesar para o financeiro no final do mês. 

A possibilidade de enfrentar processos trabalhistas também deve ser levada em conta, já que é uma consequência que pode ser observada quando a gestão do ponto é incorreta. Caso um funcionário alegue que não recebeu a remuneração de acordo com as suas horas trabalhadas, a companhia precisará comprovar os horários cumpridos e os pagamentos realizados.

O que diz a lei sobre registro de ponto?

De acordo com o artigo n° 74 da CLT, é determinado que todo estabelecimento que conta com 20 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Entretanto, por mais que não seja obrigatório para as companhias menores, o controle de ponto oferece uma série de vantagens para as empresas. Além disso, toda instituição pode crescer com o tempo. 

Assim sendo, instituir desde cedo ações que considerem a gestão da jornada de trabalho é algo que pode fazer parte das estratégias de redução de custos nas empresas e favorecer o negócio em curto, médio e longo prazo.

Gestão da jornada de trabalho: como fazer o controle de ponto? Conheça 4 alternativas

Existem quatro maneiras para fazer o controle de ponto são eles: manual, mecânico, eletrônico e alternativo. 

Controle de ponto manual

O controle de ponto manual é o tradicionalmente conhecido como o livro de ponto. Ou seja, um caderno em que os funcionários anotam com caneta os horários de entrada, pausas e saída. 

É o formato de controle de ponto menos recomendado atualmente, afinal, existem diversas outras formas mais confiáveis para fazer o registro da jornada de trabalho e que estão mais alinhadas com as  estratégias de redução de custos nas empresas.

Além disso, o ponto manual está sujeito a erros, rasuras e, até mesmo, fraudes. Afinal, é impossível saber a veracidade das informações anotadas.

Registro de ponto mecânico

O controle de ponto mecânico é feito por meio do ponto cartográfico. Assim, o funcionário insere um cartão de papel em um aparelho mecânico que imprime o horário.

Muito usada antigamente, essa forma de controle também já está ultrapassada, já que apresenta as mesmas desvantagens do controle de ponto manual. Ainda, caso o aparelho pare de funcionar, a empresa terá que fazer o controle da jornada de trabalho manualmente.

Ponto eletrônico: biométrico, magnético e senha

O registro de ponto eletrônico pode ser feito de três maneiras:

  • Biometria: aparelho capta a digital do funcionário;
  • Magnético: cada colaborador possui um cartão magnético e deve aproximá-lo do aparelho para registrar os pontos da jornada de trabalho;
  • Senha: cada profissional tem uma senha pré-definida e deve digitá-la no aparelho para registrar o ponto.

Apesar de ser uma forma mais moderna para fazer a gestão da jornada de trabalho, ainda há a obrigatoriedade de estar presente no local do relógio de ponto físico para poder fazer o controle.

Registo de ponto alternativo: ponto online

A última opção de controle de ponto (e talvez a que mais faça sentido para as estratégias de redução de custos nas empresas atuais) é a do registro online.  

Denominado pela legislação como “controle de ponto alternativo”, essa forma de registrar a jornada de trabalho traz grandes benefícios para as empresas. Afinal, basta que o funcionário tenha acesso a um computador, tablet ou smartphone. Em seguida, é só acessar o aplicativo ou site da empresa responsável pelo controle de pontos, como é o caso da Pontomais, e fazer o seu registro. 

As vantagens de fazer o controle da gestão jornada de trabalho por meio do ponto online 

Mais flexibilidade, independência e confiança entre gestor e funcionários

O profissional poderá registrar a entrada, as pausas e a saída do trabalho de qualquer lugar em que estiver, bastando ter acesso à internet e à um dispositivo para fazer o seu controle. 

Vale lembrar que o gestor terá acesso à localização a qual foi batido o ponto, tendo conhecimento sobre o local em que o colaborador está trabalhando. Isso permite que haja maior transparência na comunicação entre funcionário e gestor.

Redução de custos

Ao controlar a jornada de trabalho dos colaboradores de maneira online, há uma grande redução de custos. Isso acontece porque os processos trabalhistas são minimizados – o que reduz os custos da sua companhia com ações trabalhistas e evita que horas extras indevidas sejam pagas. 

Ainda, vale ressaltar que há a redução de custos com impressões, já que o RH terá acesso aos registros de ponto de forma online. Assim sendo, eles poderão dedicar mais tempo da sua jornada de trabalho com outras atividades, sendo mais produtivos e otimizando o seu tempo.

Seguir a legislação

Outros grandes benefícios de fazer o controle da gestão da jornada de trabalho de forma online são os cuidados com a legislação trabalhista e a segurança jurídica.

Com o controle de ponto online oferecido pela Pontomais, por exemplo, o gestor saberá quando o funcionário está fazendo horas extras e se as suas jornadas estão adequadas, conforme o combinado.

Quando houver a necessidade de trocar as escalas e/ou turnos de trabalho, fazer adicional noturno ou horas extras, o aplicativo registrará essas informações de maneira segura e verídica.

Assim, o gestor e o RH terão acesso a esses dados e poderão verificar se há a necessidade de fazer ajustes na jornada de trabalho do profissional ou se, nesses casos, está acordado de que ele poderá fazer esses adicionais.

E então, que tal garantir todas essas facilidades e funcionalidades para fazer uma melhor gestão da jornada de trabalho no seu negócio? Conheça todos os planos oferecidos pela Pontomais e faça como os mais de 15 mil clientes da empresa que aproveitam diariamente de todos os benefícios e vantagens oferecidos pela companhia.

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada