Como reduzimos a inadimplência em mais de 20% com o Superlógica Assinaturas

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 03/06/2015Atualizado em 16/09/2020

Já parou para pensar o quanto você perde ao deixar de receber de seus clientes na data certa? O quanto isso afeta no seu fluxo de caixa?

A inadimplência é de fato um grande problema. Produzimos um guia completo sobre como reduzir a inadimplência em negócios recorrentes – elaboramos 8 estratégias que vão te auxiliar a automatizar processos e aumentar a produtividade da sua equipe.

Neste post eu quero te mostrar como reduzimos nossa inadimplência em mais de 20% usando todas as funcionalidades que o Superlógica Assinaturas oferece.

Antes de tudo, um resumo

Das ferramentas que você pode utilizar no Superlógica para combater a inadimplência:

  • Painel completo com resumo e detalhes
  • Relatórios gerenciais
  • Régua de cobrança com e-mails automatizados e/ou manuais em lote
  • SMS preventivos de lembrete de pagamento
  • Carta – se você possui clientes tradicionais
  • Área do cliente no software
  • Ticket interno para analista de cobrança
  • Acordo
  • Suspensão automática (a cereja no bolo vem por último!)

Painel de inadimplência

A tela de inadimplência apresenta em painéis o valor acumulado e o de pequenos atrasos (menores que 5 dias), além de um gráfico que mostra a recuperação da inadimplência.

Diversas ações podem ser feitas diretamente por esta tela, como:

  • Realizar um acordo
  • Inserir o cliente em um grupo de protesto
  • Abrir um ticket interno
  • Enviar e-mail e SMS
  • Gerar carta
  • Adicionar ou remover de um grupo


Nova call to action

Relatórios de inadimplência

De relatórios resumidos até os mais detalhados (com a composição das cobranças), passando por um que ordena pelas cobranças mais antigas, o sistema te fornece todos os dados necessários.

Régua de cobrança completa: e-mail, SMS e carta

Depois de faturar seus clientes, é preciso notificá-los, para avisar que possuem cobranças em aberto, certo? O sistema faz tudo sozinho deixando o gestor livre para se concentrar em outras tarefas.

Aliás, se você quer saber em detalhes como criar uma régua de cobrança efetiva, nós escrevemos um post bem detalhado sobre o assunto – clique aqui para ler.

Para e-mails, existem 4 mensagens que podem ser configuradas.

Nossa sugestão para envio de e-mails:

  • Primeira notificação 5 dias antes do vencimento
  • Segunda notificação no vencimento
  • Terceira notificação 6 dias depois do vencimento
  • Última notificação 12 dias depois do vencimento

Além disso, é possível usar, em todos os e-mails, uma série de variáveis dinâmicas, para trazer, por exemplo, nome, e-mail, vencimento, valor e botão com link para o boleto.

Não esqueça de usar títulos que chamem a atenção nos e-mails. Nossa sugestão para títulos de e-mails:

  • LEMBRETE: o boleto da Superlógica vence em daqui a 5 dias
  • NÃO ESQUEÇA: o boleto da Superlógica vence hoje
  • Opa, atrasou! O boleto da Superlógica está atrasado, pague agora

Precisa mandar e-mails adicionais? O Superlógica permite o envio de e-mails adicionais em lote – o sistema vai notificar o seu cliente conforme o status da cobrança (em aberto, vence hoje ou atrasada).

Para SMS, nossa sugestão:

  • Enviar primeira notificação 1 dia antes do vencimento
  • Enviar segunda notificação 6 dias depois do vencimento

A sugestão para SMS é colocar o nome da sua empresa no remetente da mensagem e fazer menção ao e-mail enviado. Use, se necessário, as variáveis de link do boleto ou linha digitável.

Exemplos:

  1. Sua cobrança está prestes a vencer. Acesse seu e-mail para mais informações.
  2. Você tem 1 cobrança atrasada. Acesse e-mail ou use a linha digitável %linhadigitavel%

Área do cliente: atendimento self-service

Porquê perder tempo com atendimento que poderia ser feito pelo próprio cliente?

Pensando nisso, nós demos destaque ao recurso de área do cliente que o Superlógica oferece e colocamos avisos conforme o atraso (veja mais abaixo).

Ao acessar a área do cliente, é possível pegar a segunda via de cobranças, alterar dados cadastrais, ver ou trocar de plano, alterar o meio de pagamento, entre outras ações.

Precisa fazer acordo com o cliente?

No Superlógica, é possível gerar um acordo com o seu cliente. É possível parcelar o valor da dívida, bem como quitá-la imediatamente. Você configura – e o sistema faz o resto por você.

Ticket interno para analista de cobrança

Se você possui um analista financeiro responsável por cobranças a inadimplentes, pode tornar este procedimento um pouco mais fácil. Ao abrir um ticket interno, você pode definir o responsável pela tarefa e adicionar uma descrição. O analista pode trabalhar na lista de tickets que você definir.

 



E a cereja no bolo: suspensão e cancelamento automático

No Superlógica é possível também suspender e cancelar automaticamente um cliente, baseado no número de dias da inadimplência.

Você define em quantos dias um cliente será congelado ou desativado – e parametriza também as mensagens de suspensão e cancelamento que o cliente vai receber por e-mail.

O mais legal é que o Superlógica pode disparar um webhook para o seu sistema, app ou plataforma, podendo ser o gatilho para a interrupção do serviço, por exemplo.

No nosso negócio, software as a service, colocamos artes nas telas de login de nossos sistemas, para reforçar as mensagens enviadas. Ao logar no software, quem está inadimplente há mais 5 dias vê este aviso:

[av_image src=’http://superlogica.com/wp-content/uploads/2015/06/news-superlogica-atrasou.png’ attachment_size=’full’ align=’center’ animation=’no-animation’ link=” target=” styling=” caption=” font_size=” appearance=” custom_class=”][/av_image]

Para quem tem uma cobrança em aberto há mais de 20 dias, suspendemos o acesso – mas na própria tela, o usuário pode imprimir o boleto pendente:

[av_image src=’http://superlogica.com/wp-content/uploads/2015/06/news-superlogica-congelou.png’ attachment_size=’full’ align=’center’ animation=’no-animation’ link=” target=” styling=” caption=” font_size=” appearance=” custom_class=”][/av_image]

Espero que estas dicas tenham te ajudado. Pelo menos foi com  este conjunto de ações que nossa inadimplência caiu bastante nos últimos meses.

 



Leitura Recomendada