Como a tecnologia deixa a gestão financeira imobiliária mais eficiente?

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 10/07/2017Atualizado em 15/03/2022

A tecnologia tem revolucionado a gestão administrativa e financeira de muitas empresas. Essas inovações são desenvolvidas exclusivamente para o mercado de imóveis e tornaram-se aliadas da gestão financeira imobiliária inteligente.

Para as imobiliárias que aderiram a transformação digital, as mudanças tecnológicas já se tornaram essenciais para o seu funcionamento produtivo, ainda mais com o uso de um ERP para o seu negócio.

Essa plataforma, tem como principal objetivo integrar em um único sistema, as informações de todas as áreas da imobiliária, simplificando o trabalho das equipes, tais como a administrativa, financeira e atendimento ao cliente.

Trabalhar com um ERP imobiliário torna a gestão financeira imobiliária mais eficiente e pode trazer resultados visíveis para o seu negócio. Entenda como isso é possível!

Gestão financeira dos contratos imobiliários

Apesar de existirem cláusulas comuns, cada contrato, seja de locação ou venda de imóvel, tem suas particularidades.

É função da imobiliária garantir que tudo que contido no documento seja cumprido até o final do contrato, bem como alertar os clientes sobre vencimentos, reajustes e necessidades de renovação.

Guia do sistema para imobiliária

Com um ERP imobiliário é possível cadastrar os contratos de locação, compra e vendas, gerar relatórios e controlar as comissões dos corretores.

No caso da locação de imóveis existem diversas facilidades, tais como:

Checklist de pendências contratuais

Para todo novo contrato de locação, existem itens a serem cumpridos para que todas as tarefas sejam realizadas para a entrada do novo inquilino. Porém controlar e notificar os responsáveis por cada item não é nada fácil, não é mesmo?

Para isso existem ferramentas como o Checklist de um novo contrato, que permite controlar o andamento do processo e notificar automaticamente sobre as pendências.

Módulo de Vistoria e aplicativo para vistoriador

Outro processo importante para locação é a vistoria do imóvel, que permite que ambas as partes tenham garantias legais sobre o estado do imóvel.

Com o sistema de gestão financeira imobiliária é possível controlar a vistoria e emitir o laudo direto pela plataforma dentro do Módulo de Vistorias.

Além disso, ele tem a integração com o aplicativo Owli Vistoriador. Com ele, quando a vistoria é feita, as informações são sincronizadas com o  sistema de gestão, agilizando as próximas etapas do processo.

Automatização do envio de boletos e notificações

Ficar enviando manualmente os boletos gerados e controlar o pagamento e atrasos através de planilhas ficou no passado.

Com o software de gestão financeira imobiliária, você tem acesso a ferramentas de automação, como a régua de cobrança, que envia automaticamente notificações sobre os vencimentos diretamente para o celular dos seus inquilinos.

Aplicativo para proprietários e locatários

Já imaginou poder disponibilizar documentos importantes como boletos, extratos de repasses e o de imposto de renda automaticamente para seus clientes?

E até mesmo oferecer a facilidade de consultar informações do contrato de locação, além de conseguir abrir, acompanhar e aprovar uma nova manutenção?

Tudo isso se torna possível com o Owli, o aplicativo para locatários, proprietários e fiadores. Com ele seus clientes acessam todas essas funcionalidades pela tela do celular.

Gestão Financeira imobiliária

Com um software imobiliário, todas as informações necessárias para a sua gestão ficam centralizadas em um único sistema e podem ser acessadas por toda a equipe.

Confira abaixo os processos que são automatizados por um sistema de Gestão financeira imobiliária.

#1 DIMOB

A Declaração das Informações sobre as Atividades Imobiliárias, ou DIMOB, é uma declaração anual obrigatória, criada em 2003, de natureza fiscalizatória para facilitar o cruzamento de dados dos contribuintes do Imposto de Renda.

Devem constar no documento todos dados referentes à comercialização e locação de imóveis ocorridas durante o ano e deve ser enviada à Receita Federal. Esse é uma obrigação que deve ser realizada pela imobiliária e não é uma tarefa tão simples.

Isso porque erros ou esquecimentos nesta declaração estão sujeitos a multas. É obrigatório constar na declaração as atividades imobiliárias, referentes a todas as notas fiscais emitidas no ano.

Dimob 2021: guia completo e passo a passo – Superlógica

Um software imobiliário disponibiliza em sua plataforma, uma funcionalidade muito importante para a geração da DIMOB: O próprio software gera o relatório com as informações que já constam em sua base de dados.

Isso significa que com um clique é possível ter a declaração pronta para ser submetida para a Receita Federal.

#2 Conciliação Bancária

A conciliação bancária é a conferência das contas bancárias com o controle financeiro interno de uma empresa. Seu objetivo é verificar se está tudo correto na comparação, ou se existe alguma inconsistências de dados.

Como as imobiliárias, possuem um fluxo de caixa com grande número de entradas e saídas, essa tarefa torna-se ainda mais importante, porém também mais complexa.

Para facilitar, a conciliação bancária e tornar a gestão financeira imobiliária mais eficiente, um software imobiliário, oferece a funcionalidade de verificar automaticamente o caixa da empresa, com as contas bancárias cadastradas.

#3 Controle de contas a pagar e receber

Controlar as contas a pagar e a receber, também é outra facilidade do ERP para imobiliárias para aumentar a eficiência da gestão financeira imobiliária.

Em um sistema imobiliário, é possível cadastrar todos as cobranças a serem recebidas e as despesas a serem pagas.

Essa ferramenta, automatiza o controle do fluxo de caixa, facilitando a administração e o controle de índices como inadimplência, por exemplo.

Entendeu como a tecnologia deixa a sua gestão financeira imobiliária mais eficaz?

O principal benefício dessa transformação digital para as imobiliárias, é a automação de processos, antes burocráticos e repetitivos.

Com isso, sua equipe consegue ter mais produtividade, focando em processos que estimulem o crescimento do seu negócio.




Leitura Recomendada