4 serviços por assinatura que você não fazia ideia que existiam

Por: Heitor Facini3 Minutos de leituraEm 28/09/2018Atualizado em 27/11/2019

A economia da recorrência é um modelo de negócio baseado na cobrança de mensalidades. Em vez de vender um produto através de uma assinatura você dá um acesso a um serviço ou uma experiência. Além de trazer altos retornos financeiros para as empresas, também proporciona novos negócios no mercado – ou a completa transformação de antigos. Ganha o mercado, ganha o consumidor.

Para provar que muitas oportunidades estão nascendo e muitos mercados estão se transformando, resolvemos trazer aqui para o blog da Superlógica 4 negócios recorrentes que você não fazia ideia que existiam. São empresas do mercado de varejo, higiene pessoal, seguros, transportes e até de saúde mental.



Se você é um empreendedor, pode estar aí a ideia de decolar o seu negócio. Se você é um consumidor, você pode se antenar a coisas que vão fazer parte do seu dia a dia em breve..

Seguro de bicicletas no esquema de crowdfunding

A Laka, startup inglesa situada em Londres, está pronta para mudar o mercado de seguros. O que ela tem de tão inovador? O cliente só paga a apólice de seguro quando alguém na base de clientes a aciona e o valor do acionamento é dividido entre todos no fim do mês.

Nova call to action

A empresa ainda afirma que esse é o seguro mais barato do mercado. Para garantir isso, a seguradora define um teto de acordo com valores cobrados no mercado e nunca a mensalidade. Ou seja, você pagaria entre nada até o melhor valor em relação às concorrentes.

A Laka fica com 25% do valor do sinistro de cada acionamento. Assim, muda a lógica tradicional de seguradoras: como é feito hoje, a seguradora se beneficia se o seguro não for acionado pois recebe a mensalidade e não realiza o serviço. Nesse modelo, é o cliente que se beneficia. Ele só paga quando utilizar e tem um incentivo maior de manter a bicicleta em ordem.

Receba absorvente e “OBs” orgânicos todos os meses na sua casa

Muitos produtos são de uso contínuo e têm de ser repostos todos os meses. Nessa categoria, estão os alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal.

A Lola, serviço online norte-americano, não quer que as mulheres se preocupem em ir até uma farmácia ou Supermercado para comprar um absorvente. A empresa se propõe a entregar absorventes orgânicos todo mês, na casa das clientes.

Mas por que orgânicos? Segundo as fundadoras, por ser feito apenas com algodão, os riscos de desenvolver doenças é bem menor, quando comparado a um absorvente tradicional.

Nunca mais compre um carro, apenas tenha acesso a um

Uma das coisas que a economia da recorrência está revolucionando  é o acesso à propriedade. Hoje não compramos mais para ter as coisas e sim pagamos para ter experiências. E é nisso que grandes montadoras estão apostando agora.

A GM criou o Book By Cadillac para ter acesso a carros de luxo da marca. A Mercedes Benz também entrou para a linha e criou seu serviço de assinaturas. No Brasil, a Porto Seguro também criou a sua assinatura de carros.

Meditação é um negócio recorrente?

A Calm, startup norte-americana, acredita que sim. O mercado concorda com ela: em junho de 2018, a empresa alcançou a incrível marca de US$ 250 milhões de valor de mercado .

O aplicativo desenvolvido pela empresa foca em um tema extremamente importante e muitas vezes negligenciado: saúde mental. Ele oferece músicas, artigos e dicas para ajudar a meditar, dormir melhor e abrir a mente.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão (ERP) líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos em quatro segmentos de mercado: SaaS e Assinaturas, CondomíniosImobiliáriasEducação.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento itinerante falando sobre a transformação digital e os desafios do mercado de condomínios.

Nova call to action

Leitura Recomendada