Sustentabilidade nas empresas auxilia na autoridade das marcas

Por: Rayssa Gimenes4 Minutos de leituraEm 06/03/2020Atualizado em 16/03/2020

Os cuidados com o meio ambiente são uma preocupação em nossa sociedade, afinal as alterações climáticas são notáveis. Até mesmo o mundo dos negócios é cobrado sobre a promoção de mudanças. Na verdade, a sustentabilidade nas empresas pode se tornar uma alavanca para a autoridade das marcas. 

O público está cada vez mais engajado em tais pautas e buscam apoiar empresas que mantenham a mesma linha de ação. Segundo uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas que sejam sustentáveis

Outro dado interessante é que 70% dos entrevistados alegaram que aceitariam pagar mais caro por produtos produzidos por empresas sustentáveis. 

Os dados acima mostram a preocupação das pessoas com o meio ambiente. Não somente em suas ações cotidianas como evitar o uso de plástico, mas também com a origem daquilo que consomem, se as empresas nas quais ele consomem também têm essa mesma visão.


Consumidores pagam mais à empresas sustentáveis

Em parceria com a National Retail Federation (NRF), a IBM realizou uma pesquisa em 28 países (incluindo o Brasil) que comprova a mudança de hábito dos consumidores. Há uma priorização por empresas sustentáveis e alinhadas com seus valores, visando reduzir os impactos ao meio ambiente. 

57% dos entrevistados disseram que mudariam seus hábitos de compra se isso ajudar a reduzir o impacto ambiental negativo. Além disso, 70% dos consumidores que valorizam esses propósitos aceitariam pagar um valor adicional de até 35% em produtos reciclados ou ecológicos

Mas a marca precisa assumir um compromisso com o meio ambiente para que isso se torne real. 79% dos entrevistados disseram ser importante que as empresas forneçam certificações como forma de autenticidade da sustentabilidade daquele produto. Ainda neste grupo, 71% deles estão dispostos a pagar até 37% a mais para empresas que forem transparentes com relação à origem do produto. 

Os dados acima são relacionados ao varejo, mas servem como um direcionamento para empresas de todos os segmentos. O consumidores estão cada vez mais preocupados com o meio ambiente e o quanto antes esta preocupação se tornar um objetivo da marca, melhor para ela.

Se tornar uma empresa sustentável não é apenas uma questão de oportunidade, mas sim um fato que vai se tornar imprescindível nos próximos anos. E não se trata de apenas pensar em vender, um planeta saudável é bom para nós, nossas famílias e as próximas gerações!

Aplicando sustentabilidade nas empresas

O processo para se tornar uma empresa sustentável não é rápido. Trata-se de um projeto de médio a longo prazo, devido ao investimento e mudanças na própria cultura organizacional. Gestores e colaboradores precisam se esforçar para fazer essa transição.

Assim, exige-se um preparo financeiro, para buscar por soluções auxiliares, e muitos esforços de conscientização dentro da empresa para alimentar boas práticas.

Dicas de práticas sustentáveis para empresas

Uma série de ações imediatas já podem servir como gatilho para apoiar o desenvolvimento sustentável da empresa: 

  • Reduzir a geração de resíduos: optar por recursos naturais e renováveis é uma prática que se tornou muito comum por ser sustentável e otimizar custos;
  • Realizar o descarte do lixo reciclável da maneira correta: pode-se buscar parcerias com cooperativas de reciclagem. Uma maneira criativa de lidar com isso é oferecer oficinas de artesanato com produtos reciclados para seus colaboradores;
  • Economizar papel e investir na digitalização dos processos: é uma medida que, além de sustentável, deixa a empresa mais organizada. Ao invés guardar inúmeros arquivos físicos, pode-se contratar um sistema de gestão para armazenar essas informações na nuvem;
  • Evitar o desperdício de água: essa é uma prática conhecida por todos, mas nunca é demais conscientizar sobre a necessidade de economizar água; 
  • Reduzir o consumo de energia elétrica: Sua empresa deixa luzes ligadas em espaços que não estão sendo usados? Máquinas ficam ligadas na tomada sem necessidade? Reveja aspectos da sua empresa que possam servir para poupar energia;
  • Realizar oficinas e palestras para a comunidade: as empresas têm muito potencial para impactar a sociedade muito acima de sua oferta de solução. Promova ações na sua comunidade local ampliar sua mensagem às comunidades locais

Os próximos passos na jornada das empresas sustentáveis

Antes de levar a sustentabilidade para o resto do mundo, é preciso fazer com que ela esteja de fato presente dentro da empresa, para não passar uma imagem de oportunismo. Faça uma análise se há a possibilidade de contar com a ajuda de empresas parceiras, com o intuito de conscientizar a importância sobre sustentabilidade.

As marcas que optarem por esse caminho deverão ajudar a construir uma economia sustentável não só agora, mas para as gerações futuras. Economizar recursos e evitar o desperdício são duas importantes estratégias sustentáveis que devem permear todos os processos da empresa.

Finalmente, é interessante manter a mensuração dos resultados após a implementação dos novos processos sustentáveis. Assim, você poderá para analisar a diferença em relação ao período anterior e até verificar se há outras possibilidades de melhorar. 

Quando as empresas se tornam sustentáveis, é uma mudança que não há como voltar atrás. Por isso, é importante estar sempre atento ao que pode ser aprimorado para em seu compromisso com o meio ambiente e com seus consumidores.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

Nova call to action

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada