Calculadora de eficiência financeira para empresas de SaaS

Por: Fernando Marchi3 Minutos de leituraEm 02/07/2020Atualizado em 04/09/2020

Para ter sucesso, uma empresa de SaaS precisa de grande propósito, um forte apelo à tecnologia e um produto viável e necessário para seu mercado. Tão importante quanto essas premissas, um negócio que almeja escalar exponencialmente também precisa estar atento à sua eficiência financeira.

Por “eficiência financeira”, entenda: ter um pleno conhecimento do desempenho da empresa além de estatísticas básicas. É necessário analisar, comparar e cruzar indicadores mais completos.

A gestão financeira de uma empresa que recebe de forma recorrente é diferente daquelas que atuam em modelos mais convencionais. Neste tipo de negócio, mais do que vender é importante manter o cliente, que paga todos os meses, pelo máximo de tempo possível dentro da base.

Mas como saber como está a eficiência financeira do meu negócio recorrente? E se o diagnóstico não for positivo, quais são as métricas às quais o gestor tem que estar atento para reverter este cenário? Como saber se meu processo de cobranças é satisfatório?

A calculadora de eficiência financeira do Superlógica Assinaturas

A calculadora de eficiência financeira, desenvolvida pelo time do Superlógica Assinaturas, tem o objetivo oferecer ao gestor uma visualização clara sobre sua eficiência financeira. Isso é feito através do cálculo automático de métricas, como MRR, ARR, LTV.

Tão importante quanto essas métricas, ao final, o diagnóstico revela o índice de eficiência de cobrança da empresa. 

Isso é feito através de perguntas básicas sobre processos de cobrança e cruzado com a receita anual da empresa. Ao final, o gestor recebe um indicador, que varia entre -10 (menos dez) e 10 (dez), representando sua eficiência em cobrança.

Ou seja, na calculador, de forma rápida e fácil você obtém:

  • Seu LTV;
  • Seu CAC;
  • Custo por lead;
  • Seu MRR;
  • Seu ARR;
  • E, finalmente, seu índice de eficiência de cobrança.

Importante! O diagnóstico de eficiência financeira do Superlógica Assinaturas é uma ferramenta gratuita. Não há qualquer necessidade de pagar ou assinar.


O que significa cada uma dessas métricas?

LTV – Lifetime Value

O LTV é o valor de vida do seu cliente, ou seja, o total que ele lhe paga enquanto está ativo na sua base.

CAC

O CAC leva em consideração todos os gastos com marketing e vendas que você possui, como: salários dessas equipes, investimentos em mídias pagas (online e offline) e demais custos que tenham como objetivo trazer e converter novos leads.

Custo por lead

Para uma estratégia eficiente de geração de leads é importante saber quanto se pode gastar para cada lead adquirido.

MRR e ARR

A Receita Recorrente Mensal (MRR), como o nome sugere, é calculada com base no valor total que seus clientes pagam mensalmente pelo seu serviço. Já a Receita Recorrente Anual (ARR) é a multiplicação desse valor pelos 12 meses do ano.

Eficiência de cobrança? Por que isso é importante?

A noção e importância sobre o conhecimento da maior parte das métricas acima já está no playbook de grande parte dos gestores SaaS. Afinal, receber de forma recorrente exige atenção à flutuação desses indicadores. Mudanças muito bruscas podem ser um sinal para adotar novas medidas em alguns departamentos.

Mas e a cobrança? Qual é a importância de saber se o processo está sendo eficiente? Saber a taxa de inadimplência já não é o suficiente?

O índice de inadimplência de um negócio que vende software como serviço continua sendo um apontador fundamental para entender o quanto se está deixando de receber. Entretanto, só conhecê-lo não o levará a raíz do problema.

Comumente, uma taxa de inadimplência alta, ou volátil demais, está atrelada ao processo de cobrança da empresa. Por exemplo, execuções manuais no faturamento, geração de cobranças, conciliação de recebimento e disparo de comunicados podem ser um grande grande gargalo impedindo a escala dos seus serviços.

Assim, é de suma importância saber se está sendo eficiente nessa etapa. E é por esse motivo que criamos o índice de eficiência de cobrança. 

Não deixe de fazer o diagnóstico da eficiência financeira de seu negócio! Clique aqui!

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias.

Nova call to action

Leitura Recomendada