Como melhorar o atendimento ao cliente

Como melhorar o atendimento ao cliente? 5 dicas de sucesso

O momento de fidelização com o cliente começa muito antes do que você imagina. Pense assim: a empresa investe milhões em propaganda por ano, faz campanha de marketing, começa todo o processo de convencimento para uma pessoa adquirir seu produto, o consumidor finalmente compra, quando ele precisa da empresa por algum motivo, se depara com um atendimento padrão, robotizado e linhas de espera gigantescas. É sempre necessário pensar em como melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa, não importa se oferece produtos ou serviços. 

Em um único momento, você perdeu a confiança da pessoa. Uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI mostra que 60% dos brasileiros são fiéis a pelo menos uma marca e que um fator que influencia isso é o atendimento. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que toda empresa precisa levar em consideração na hora de fazer um bom atendimento. Separamos 5 pontos importantes que todo empreendedor precisa olhar.  



1. Como melhorar o atendimento ao cliente? Ligue para ele

Vamos parar para pensar um pouco: se há um problema, o cliente quer resolver o problema na hora. Então, antes de qualquer coisa, leia com atenção a queixa dela e depois ligue. 

Parece algo muito simples, mas é uma estratégia de atendimento essencial e faz muita diferença. Em uma ligação você já consegue se aproximar da pessoa, entender com mais calma qual o problema e o melhor, traz o lado mais humano da empresa. 

2. Sempre formalize a resposta pelo canal que ele abriu uma reclamação

Ligou, entendeu qual o problema, fez uma aproximação com a pessoa, já apresentou as soluções, chegou a hora de formalizar tudo isso pelo canal que ela abriu a queixa. 

Seja pelo Reclame AQUI, nas redes sociais, pelo próprio SAC da empresa, é necessário prestar o atendimento pelo canal que a conversa foi iniciada. Lembre-se que muitas pessoas estão pesquisando sobre sua marca e o possível novo cliente espera ver a maneira como você trata seu cliente. Deixá-lo na mão nessa hora não é a melhor escolha. 

3. Seu cliente é responsável por fazer a melhor propaganda sobre sua marca

É aquela coisa, propaganda sozinha não fideliza cliente. Não importa quanto você tenha gastado com publicidade, já vimos muitos exemplos de grandes marcas que tiveram a reputação prejudicada quando clientes mal atendidos expuseram problemas graves. 

Seu consumidor é o seu maior detrator e também seu maior defensor. Então, aposte no marketing de atendimento, transforme os contatos com eles em cases de sucesso e evite mal entendidos com uma comunicação clara e direta. A sua equipe de atendimento deve estar preparada para incentivar a recomendação. 

4. Sempre olhe para o Índice de Esforço do Cliente 

Uma métrica muito simples que precisa sempre ser olhada de perto. Analise se o cliente aguarda muito tempo para ser atendido, quantas vezes o atendente precisa explicar a mesma coisa, quanto tempo demora para o atendimento ser finalizado e resolvido. É fundamental que isso seja rápido. 

Há muitas maneiras que você pode medir o IEC do cliente, existem também ferramentas que ajudam nessa análise e ajuda na hora de ter insights de como melhorar seu atendimento. 

5. Dados, marketing e atendimento de mãos dadas

Por último, mas não menos importante, é crucial que as áreas de dados, marketing e atendimento trabalhem sempre juntas. É a partir delas que vão surgir oportunidades de conteúdo, campanhas e entendimento da jornada de compra e do usuário. Além disso, o pós venda vai ficar melhor, mais assertivo e a possibilidade do cliente voltar a fazer negócios com você será maior.  

Olhe para essas dicas como oportunidades de ser melhor para seu consumidor e aumentar a satisfação do cliente. Ele pode estar pesquisando sobre você e ver a maneira como quem transacionou com você é tratados e isso é um modo de fidelização. O atendimento é a porta de entrada para transformar o consumidor no melhor amigo da marca. E se o seu time pode fazê-lo, a empresa deve atuar nisso. 

Por Camila Multari, Product Growth Marketing do Reclame AQUI

Sobre o Reclame AQUI 

Maior site de relação de consumo do Brasil, o Reclame AQUI transformou a maneira como as empresas e os consumidores se relacionam. Desde 2001, é referência como fonte de dados e pesquisa. 

Esse ano, o Reclame AQUI lançou uma suite de produtos que oferece soluções para as empresas que querem evoluir no atendimento, ter maior entendimento de dados e trabalhar marketing dentro da própria página do RA. 

Em 2018, foi produzido a primeira edição do RA Trust Experience. Em duas edições, já trouxe 50 palestrantes nacionais e internacionais para falar sobre modelos de consumo. 

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial. 

Nova call to action

Compartilhar

Comentários

comentarios