Como fazer a gestão financeira de uma imobiliária? Entenda
Fazer a gestão financeira de uma imobiliária é um desafio constante e alguns recursos tecnológicos podem descomplicar o dia a dia. Reunimos abaixo as principais tecnologias que ajudam a otimizar os processos. Confira.
Emissão de boletos
O boleto bancário é o meio de cobrança mais comum nas imobiliárias brasileiras. Mas o custo operacional e o tempo gasto com a emissão e conciliação dos boletos no sistema é muito alto. Por isso, nossa dica é utilizar plataformas que possuam o recurso de emissão automática de boletos.
A Superlógica conta com um sistema ideal para isso que apresenta as seguintes vantagens:
- Abertura automática de convênio: sem precisar ir à agência bancária.
- Taxa única: cobrada apenas na liquidação do boleto. Não precisa negociar com o banco e não há taxas de baixa, alteração e permanência.
- Conciliação bancária: quando o boleto é liquidado, a informação vai automaticamente para o controle financeiro do software de gestão da imobiliária.
Tudo isso representa uma grande economia financeira e operacional, sendo a oportunidade ideal para a equipe da imobiliária se dedicar à captação de imóveis e otimizar o atendimento ao cliente.
Veja Mais: Emissão automática de boletos: aprenda a economizar tempo com ela
Repasse de pagamentos
O processo de repasse que acontece hoje nas imobiliárias envolve várias etapas e muita lentidão. Tudo começa com a geração dos boletos e passa pelo pagamento dos locatários, processamento do retorno bancário, lançamento do repasse no sistema da imobiliária e pela programação do pagamento para os proprietários, chegando enfim na divisão da verba final.
Mas a realidade se transforma quando existe a automatização de processos. No Split de pagamentos da Superlógica, as etapas são reduzidas. O repasse dos pagamentos dos aluguéis e a retenção da taxa de administração da imobiliária são automatizados, o que minimiza erros humanos e economiza tempo.
Leia o post 8 benefícios do Split de Pagamentos para imobiliárias para saber mais.
Conciliação bancária
O controle financeiro nas imobiliárias já está mais simples com a presença do internet banking e dos sistemas ERP. O processo ganhou mais agilidade graças aos arquivos de remessa e retorno, pois eliminaram a necessidade de uma conferência minuciosa das movimentações bancárias. Contudo, a evolução final só acontece com a conciliação bancária 100% automática.
Os clientes da plataforma Superlógica já contam com tal recurso, por conta da integração da conta digital com a plataforma. Ou seja, assim que o dinheiro entra ou sai, o controle financeiro do ERP é atualizado automaticamente, sem que seja preciso fazer nada.
Leia Mais: Problemas da conciliação bancária manual em imobiliárias
Pagamentos via cartão de crédito
Uma imobiliária que aceita o pagamento do aluguel via cartão de crédito tem um ótimo diferencial. E isso se justifica porque as cobranças no cartão reduzem a inadimplência por esquecimento do inquilino. Tal possibilidade de cobrança é um recurso disponível para quem assina a plataforma da Superlógica e já conta com bastante adesão.
O processo funciona assim: o cliente cadastra o cartão uma única vez e, se o pagamento não for autorizado, o sistema faz retentativas inteligentes. Caso o problema persista depois de cinco tentativas, a cobrança será automaticamente feita na forma de boleto.
Pagamento do aluguel com cartão de crédito: por que sua imobiliária deve aceitar?