Entenda por que site e CRM são essenciais para as imobiliárias

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 17/11/2021Atualizado em 16/03/2022

Na era da digitalização, as imobiliárias que conservarem os métodos tradicionais não serão capazes de obter os mesmos resultados de antes. Sem um bom site e CRM imobiliário, a empresa fica dependente de processos pouco eficientes e eficazes.

A prospecção ativa e o atendimento presencial não deixaram de ser importantes. No entanto, o website passou a ser o principal canal para obter novos clientes.

No caso do CRM, administrar contatos e dados dos usuários do modo antigo não faz mais sentido algum, pois isso implicaria em perda de tempo e em um atendimento com mais ruídos, o que seria ruim também para o cliente.

Partindo desse entendimento, o passo seguinte é aproveitar os recursos de site e CRM da melhor maneira possível, integrando-os com a plataforma de gestão imobiliária, o que torna os processos da empresa ainda mais ágeis.

Quer saber mais? Siga a leitura!

O que não pode faltar no site da sua imobiliária

Um site de imobiliária não precisa ser complexo, mas sim funcional: seus principais recursos, que listamos abaixo, devem ser facilmente encontrados e ter boa navegação e usabilidade.

1. Busca

A principal finalidade do site de uma imobiliária é a busca por imóveis. Esse recurso deve conter um bom sistema de filtros, possibilitando que o usuário refine os resultados de acordo com suas preferências quanto a:

  • Imóveis à venda ou para aluguel
  • Tipo do imóvel (apartamento, casa, terreno, etc.)
  • Cidade e bairro
  • Valor (mínimo e máximo)
  • Área (tamanho do imóvel)
  • Número de quartos

Esses são os filtros principais. Se for possível acrescentar outros (número de banheiros, vaga em garagem, se é um imóvel mobiliado, etc.), melhor.

2. Galeria de fotos

Além de uma descrição completa com as características do imóvel, uma boa galeria de fotos é um requisito básico para as páginas dos imóveis.

A dica aqui é investir em fotos profissionais, o que aumenta a atratividade. Melhor ainda se o site tiver recursos de tour virtual (vídeos e fotos 360º), o que dá uma sensação de imersão no imóvel.

3. Formulários de contato

Na página do imóvel, é preciso ter um formulário de contato ou link para enviar mensagem por WhatsApp com um modelo de texto predefinido, já informando o código do imóvel em questão.

Assim, o corretor recebe a informação refinada, já sabendo qual o interesse do usuário. O ideal é que esses contatos estejam integrados com o CRM, o que simplifica bastante a gestão do contato.

4. Área do cliente

Uma seção de autosserviço no site (integrada com o sistema de gestão da imobiliária) facilita muito a vida do usuário que já se converteu em cliente.

Nesse ambiente, o cliente pode imprimir a segunda via do boleto de locação, entre outras funcionalidades — o que poupa o seu tempo e também o da equipe de atendimento.

5. Informações sobre a imobiliária

No rodapé do site, é importante inserir informações básicas para quem quiser contatar a imobiliária do jeito tradicional: endereço, telefone (para ligar e WhatsApp), link para canais de contato (formulário, chat e redes sociais) e número da inscrição no CRECI.

CRM viabiliza o crescimento da imobiliária

O serviço de uma imobiliária é intermediar a relação entre proprietários de imóveis e inquilinos ou compradores. Por isso, a eficiência na gestão de dados e contatos com os clientes é central para o sucesso do negócio.

O CRM (customer relationship management, ou gestão do relacionamento com o cliente) é uma ferramenta que organiza e facilita o armazenamento das informações sobre os clientes, e automatiza várias funções relacionadas a esse processo.

O recurso é importante especialmente em um contexto no qual as novas gerações de consumidores (millennials e centennials) são entusiastas da tecnologia, exigem boas experiências de compra e não querem perder tempo.

Ou seja, vale a pena investir para tornar o relacionamento com os clientes o mais eficiente e assertivo possível.

Integre site e CRM à plataforma de gestão

Para melhorar ainda mais a produtividade da sua imobiliária, o ideal é integrar tanto quanto possível as soluções tecnológicas.

Você precisa de uma plataforma de gestão financeira e de contratos para centralizar os principais processos, e existe uma solução que foi pensada especialmente para as imobiliárias: o Superlógica Imobiliárias.

Seu recurso de área do cliente pode ser integrado ao site da imobiliária, e o sistema conta com a funcionalidade de CRM de cobrança.

Experimente o Superlógica Imobiliárias e transforme a gestão da sua empresa.

Leitura Recomendada