Como criar um time de corretores imobiliários de sucesso para alavancar os resultados da sua imobiliária!

Por: Jessica Moraes3 Minutos de leituraEm 27/01/2021Atualizado em 16/03/2022

Corretores imobiliários são as pessoas que executam a intermediação entre o proprietário de um imóvel, representado pela imobiliária, e os interessados em alugá-lo ou comprá-lo. Além disso, eles podem participar da captação de clientes e elaboração de estratégias de venda.

Esses profissionais são peça-chave, portanto, para a empresa fechar um negócio. Por isso, é impossível pensar em uma imobiliária de sucesso que não conte com corretores qualificados.

Qual a verdadeira importância dos corretores imobiliários?

Na Superlógica, defendemos a era das imobiliárias digitais, que utilizam a tecnologia a serviço da experiência do cliente. Isso implica em menos papel, mais agilidade e, em alguns casos, menos interferência humana.

Isso não quer dizer que o trabalho das pessoas deixou de ser relevante nas imobiliárias. De certa forma, é até o contrário: ele passou a ser mais valorizado.

O que acontece é que a atividade da imobiliária envolve muita transferência de dados entre documentos, papelada, burocracia… Com um software para imobiliárias, as tarefas repetitivas relacionadas a esses processos são otimizadas ou automatizadas.

Até mesmo na promoção dos imóveis há maneiras de segmentar os públicos e aumentar as chances de conversão sem a presença humana.

Mesmo assim, todo mundo que é da área sabe que o acompanhamento de um corretor é, em boa parte dos casos, decisivo para fechar um negócio.

O mercado imobiliário é um meio em que o contato humano, relacionamento e confiança ainda são — e continuarão sendo — valores muito importantes.

Então, a fórmula para o sucesso é:

  1. Otimizar e automatizar o que é repetitivo, toma muito tempo e pode ser substituído sem prejuízo de qualidade por soluções tecnológicas (softwares e algoritmos).
  2. Tornar o trabalho dos corretores e atendentes cada vez melhor.

Os dois itens são igualmente importantes para a competitividade e crescimento de uma imobiliária, e é dentro do segundo que o corretor imobiliário se encaixa.

Vantagens de contar com corretores qualificados

A seguir, listamos os principais benefícios que uma imobiliária tem quando conta com um time de corretores bem treinado e preparado.

Mais resultados

O objetivo final do corretor imobiliário é sempre fechar mais negócios. Por isso, o treinamento do profissional deve focar em estratégias para aumentar o número de aluguéis e vendas.

Isso acaba sendo bom também para o corretor, é claro, pois ele recebe uma comissão em cima de cada venda que realiza.

Maior satisfação e fidelização dos clientes

Quando um cliente tem uma boa experiência com um corretor — pelo seu profissionalismo, agilidade e bom atendimento —, é bastante provável que, se precisar contar com os serviços de uma imobiliária novamente, continue fazendo negócio com a mesma empresa.

E é comum que precise, seja ele uma pessoa que investe em imóveis, seja um inquilino que deseja se mudar para outro local.

Atração de novos clientes

Além de converter mais interessados em clientes e fidelizá-los, um bom corretor ajuda a atrair novos prospects. Isso acontece, entre outros motivos, por conta das indicações de clientes satisfeitos.

Mais agilidade

Com o apoio de soluções digitais, como mencionamos antes, a maioria dos processos da imobiliária ficam mais ágeis.

O corretor imobiliário deve ser treinado para aproveitar esses recursos e tornar sua atividade mais eficiente também — sem abrir mão da qualidade da experiência do cliente, é claro.

Menos custos

Com clientes fidelizados, maior taxa de conversão e equipe de corretores ágil, o percentual dos custos e despesas em relação à receita diminui, aumentando a margem de lucro do negócio.

Facilita a expansão

Todos os benefícios anteriores colaboram para que a imobiliária seja mais eficiente. Essa característica é fundamental para crescer com segurança, pois significa que a empresa consegue dar conta de uma demanda maior de trabalho sem precisar transformar sua estrutura organizacional.

Como qualificar sua equipe de corretores imobiliários?

Há gestores que focam excessivamente na seleção de profissionais, como se essa fosse a única maneira de qualificar sua equipe. Da mesma forma, se o colaborador não cumpre as expectativas, é mandado embora.

A seleção é importante, claro, e há casos em que desligar o profissional é necessário. Só que a maneira mais eficiente de qualificar uma equipe de trabalho é investindo na capacitação e treinamento.

As principais etapas para elaborar um bom plano de treinamento são:

  1. Identifique as dificuldades e erros da equipe
  2. Escolha o melhor formato
  3. Avalie os resultados
  4. Recicle o conhecimento

Para saber mais sobre essas etapas e conferir dicas de negociação para corretores, baixe gratuitamente nosso guia Como ser um corretor imobiliário de sucesso?.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

Além disso, caso queira receber conteúdos sobre o setor imobiliário, é só preencher o formulário abaixo para receber nossas newsletter. 



Leitura Recomendada