Novas fontes de energia renováveis nos condomínios: gaste menos e ajude o meio ambiente

Por: Flávio Fernandes3 Minutos de leituraEm 18/02/2022Atualizado em 04/04/2024

Você sabia que a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de fontes de energia renováveis? No primeiro lugar da lista, está a energia hidrelétrica — aquela gerada pela força da água —, que corresponde a 64% da energia produzida no país.

A energia hidrelétrica é considerada renovável, porque a água é um recurso que se renova e sua exploração na geração de energia não reduz sua disponibilidade na natureza.

No entanto, não se trata de uma energia limpa, pois o impacto ambiental de uma usina hidrelétrica é enorme. E também não é uma fonte energética barata, pois tem se tornado cada vez mais escassa.

Por esses motivos, condomínios que exploram novas fontes de energia renováveis e limpas têm muito a ganhar.


Energia está ficando mais cara no Brasil

Nos últimos anos, o custo da energia elétrica residencial no Brasil tem subido bem acima da inflação.

Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), a tarifa cresceu 114% entre 2015 e 2021, contra 48% do índice IPCA de inflação.

E a perspectiva para 2022 não é nada animadora. Em novembro de 2021, o jornal Estadão apurou que a área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estimou um aumento médio de 21% na conta de luz dos brasileiros em 2022.

O motivo é a crise hídrica que o país vem enfrentando, o que aumenta a participação das usinas termelétricas na matriz energética brasileira e aumenta o custo de produção de energia.

Energia solar cresce nas residências e condomínios brasileiros

Diante da realidade exposta acima, síndicos e administradoras devem ficar atentos às contas de energia e avaliar alternativas para reduzir o impacto dos reajustes no caixa do condomínio.

Entre as novas fontes de energia renováveis, uma que está em franca expansão nos condomínios e nos projetos de arquitetura de casas no Brasil é a energia solar. É um método sustentável e limpo, que contempla a instalação de painéis com células fotovoltaicas para gerar energia a partir da luz solar, um recurso infinito.

Em novembro de 2021, a Aneel calculou que a geração de energia solar no acumulado do ano cresceu 67% no país, em comparação com o ano anterior.

Como é feita a instalação da energia solar?

Para instalar esse modelo, da forma tradicional, o condomínio precisa de um kit solar, que contém os painéis (arranjos das placas solares), um inversor (que converte a energia gerada), uma estrutura de suporte e um string-box (caixa com dispositivos de segurança).

Caso a energia produzida pelos painéis solares não seja suficiente para suprir a demanda energética do condomínio, ainda será possível puxar energia do fornecimento público.

Já a situação contrária, ou seja, se o kit produzir mais do que o condomínio consumir, a energia extra é repassada para a distribuidora, que compensa o condomínio com créditos energéticos.

Entretanto, a instalação do kit solar exige um investimento que pode demorar algum tempo para ser pago, mesmo sendo possível aproveitar linhas de financiamento e subsídios públicos para promover essa transformação.

Uma alternativa para tornar o condomínio mais sustentável e reduzir a conta de luz sem se preocupar com esse investimento pesado é contratar serviços de uma empresa especializada no mercado livre de energia que utiliza fontes de energia renováveis e limpas.

Outras fontes de energia renováveis para condomínios

Outra fonte de energia sustentável e limpa que tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos é a energia eólica, que aproveita a força do vento para movimentar as turbinas dos aerogeradores.

Diferente da energia solar, não é comum a instalação de equipamentos de captação de energia eólica em condomínios e residências. Mas não deixa de ser uma possibilidade. Em Florianópolis, por exemplo, dois edifícios foram equipados com hélices que captam a energia do vento para produzir energia elétrica.

Menos conhecidas, há outras fontes de energia renováveis que podemos ouvir falar mais nos próximos anos. Confira algumas delas abaixo.

  • Biomassa: utiliza matéria orgânica, como o bagaço da cana-de-açúcar, para produzir combustíveis.
  • Energia maremotriz: é produzida pelas ondas do mar, que movimentam turbinas.
  • Energia geotérmica: é produzida pelo calor proveniente do interior da Terra.

Conclusão

Com a crise hídrica, não há solução fácil e imediata para aliviar a conta de luz dos condomínios.

O melhor é planejar o futuro, que deverá ser bem mais sustentável, limpo e menos dependente do ciclo das águas.

E, mesmo com o custo de instalação elevado de painéis solares e aerogeradores, existem outras formas de contar com esse tipo de energia, limpa e renovável. Isso pode ser um passo importante na direção de um mundo melhor.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Se ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, deixe um comentário abaixo.

New call-to-action

Leitura Recomendada