6 ações que aumentam a satisfação dos condôminos

Por: Flávio Fernandes4 Minutos de leituraEm 30/05/2022Atualizado em 03/06/2022

Além de ser responsável pela conservação e gestão financeira do condomínio, a administradora deve prezar pela satisfação dos condôminos.

É claro que não existe uma fórmula pronta para entregar essa satisfação. O que satisfaz os moradores de um local pode não ser relevante para os que vivem em outro — uma realidade que exige uma relação próxima com o síndico para reconhecer as demandas específicas de cada condomínio.

Mesmo assim, algumas questões são universais, de modo que a administradora que se atém a elas tem grande chance de satisfazer os condôminos. Neste post, apresentamos algumas ações que têm o potencial de encantar os moradores e aumentar a satisfação de todos com a gestão do condomínio.

Inscreva-se no Superlógica Next 2022

6 dicas de ações para encantar os condôminos

Tenha em mente que, na lista abaixo, procuramos trazer questões que vão além do básico.

Zelar pela limpeza das áreas comuns e conservação dos equipamentos e fixar comunicados importantes no mural, por exemplo, são ações básicas para o mínimo de ordem no dia a dia do condomínio.

As ideias a seguir podem funcionar como um "plus", isto é, ações com um algo a mais para provocar um verdadeiro encantamento nos condôminos.

Agora, vamos à lista!

1. Iluminação e decoração

Além da limpeza e conservação, pequenas modificações nas áreas comuns podem tornar o condomínio muito mais aprazível para os moradores.

Em áreas que convidam o morador ao relaxamento, como sofás, bancos e jardins, um projeto de iluminação com leds de luz quente (de cor amarela, que transmite uma sensação de conforto) transforma positivamente a experiência de usufruir desses locais.

Itens de decoração também causam um impacto positivo no visual do condomínio. A dica é não exagerar, optando por itens ecléticos e minimalistas, com mais chance de agradar a todos os públicos. Por exemplo, vasos com orquídeas (que têm uma duração maior que outras flores), samambaias ou outras plantas.

2. Reuniões periódicas

A assembleia geral ordinária é o principal momento para prestar contas e ouvir as opiniões, sugestões e reclamações dos condôminos. Mas ela ocorre apenas uma vez por ano.

Para melhorar a satisfação dos moradores, a dica é ir além do grupo de WhatsApp e avisos no mural e marcar reuniões periódicas (pelo menos uma vez por mês) entre síndico e condôminos.

Marcar essas reuniões de forma online é o mais prático. Em vez de usar ferramentas como Zoom, Google Meet ou Microsoft Teams, experimente usar plataformas feitas especialmente para reuniões condominiais (veja adiante o tópico "6. Assembleia virtual").

Na reunião, o síndico ouve as demandas dos moradores, mas também tem a oportunidade de apresentar tudo o que tem sido feito no condomínio.

3. Eventos e confraternizações

As reuniões sugeridas no item anterior podem ter um tom amigável (especialmente se o síndico é também um morador), mas devem ter como foco as questões da gestão do condomínio.

Assim, também é uma boa dica pensar em um calendário com eventos que servem para confraternizar, integrar os moradores e potencializar o senso de comunidade entre eles.

Alguns exemplos:

  • Festa junina;
  • Dia das crianças;
  • Dia das Bruxas;
  • Eventos esportivos (se o condomínio tiver estrutura para isso);
  • Atrações culinárias e aulas de gastronomia no salão de festas.

Algumas atrações podem demandar um investimento que não é irrisório. Portanto, são mais recomendadas para condomínios com um grande número de condôminos. Nesses casos, pode ser montada uma comissão para planejar ou aprovar os eventos.

4. Opções de conveniência

Essa é uma dica que serve especialmente para os condomínios maiores, que têm mais de um edifício e bastante espaço para uso comum.

Como ocupam uma grande área, geralmente esses condomínios ficam afastados dos centros comerciais, de modo que trazer uma oferta de conveniências para dentro dos portões representa muito mais praticidade na vida dos moradores.

Se não existe a possibilidade de instalar estabelecimentos (como café, padaria ou minimercado) fixos, uma solução prática e fácil é convidar empreendedores móveis em determinados dias da semana, como foodtrucks e caminhões de venda de produtos artesanais.

5. Tecnologia

Os recursos tecnológicos para a gestão e comunicação no condomínio costumam ser proporcionados pela administradora. São soluções que promovem a modernização dos processos — o que pode passar pelo uso de um aplicativo.

Essa ferramenta tem o potencial de tornar muito mais prática a vida dos condôminos. Um exemplo é o aplicativo Área do Condômino, disponível para os moradores de condomínios administrados com a plataforma Superlógica. Ele conta com os seguintes recursos:

  • 2ª via de boleto: acesso simplificado a segunda via de boleto da taxa condominial, sem necessidade de ligar ou enviar e-mails;
  • Reserva online de áreas comuns: as reservas de áreas comuns, como salão de festas e churrasqueira, podem ser feitas remotamente e de onde o morador estiver;
  • Copiar linha digitável do boleto: para que o condômino possa pagar o boleto no aplicativo do banco de sua escolha, evitando viagens indesejadas a lotéricas e caixas eletrônicos;
  • Prestação de contas pelo celular: oferecendo transparência do condomínio aos seus moradores, que podem conferir a prestação de contas direto de seu smartphone;
  • Notificações de cobrança: é possível enviar notificações (push notifications) aos condôminos alertando sobre o vencimento de seus boletos;
  • Visualização de documentos: atas de reuniões e assembleias, laudos de vistoria do corpo de bombeiros e demais documentos importantes podem ser visualizados pelo app.

6. Assembleia virtual

Outro recurso capaz de encantar os condôminos é a possibilidade de realizar as assembleias e reuniões de maneira virtual. Essa também é uma ferramenta que pode ser viabilizada pela administradora de condomínios.

A dica é experimentar uma plataforma que reinventa a assembleia, em vez de apenas replicar o modelo tradicional em uma ferramenta de videoconferência.

A assembleia virtual da Superlógica permite abrir votações e deliberações e compartilhar informações por vários dias ou semanas. Desse modo, os condôminos podem participar no dia e horário que acharem melhor, mesmo que não possam comparecer à reunião da assembleia em tempo real.

Assim, além de aumentar a participação dos condôminos nas deliberações da assembleia, a ferramenta melhora a convivência e reduz os conflitos no condomínio.

A ferramenta também pode ser usada para a realização de reuniões informais, como aquelas que sugerimos no tópico 2 desta lista.

Conclusão

Uma boa administradora deve ir além do básico se quiser realmente satisfazer e encantar os condôminos.

Só que você não está sozinho nessa. Vamos juntos transformar a experiência de administrar e viver no condomínio?

Além do aplicativo Área do Condômino e do recurso de Assembleia Virtual, a Superlógica tem várias outras funcionalidades que vão tornar o seu trabalho muito mais simples e eficaz.

Conheça a plataforma Superlógica!

Nova call to action

Leitura Recomendada