Prestação de contas em condomínio: 100% digital e transparente

Por: Gustavo Sartori2 Minutos de leituraEm 12/02/2021Atualizado em 28/03/2022

A prestação de contas em um condomínio não é uma gentileza do síndico para com os condôminos, e sim o cumprimento de uma exigência legal.

De acordo com o Código Civil, em seu artigo 1.348, essa é uma das competências do síndico:

“Art. 1.348. Compete ao síndico:

(…)

VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;”

Administrar as finanças do condomínio é uma tarefa sensível, que pode gerar muita dor de cabeça. Mas não precisa ser assim. Com um bom sistema de gestão de condomínios, o processo fica mais ágil, eficiente e transparente.



Como fazer a prestação de contas do condomínio?

Como acontecia antigamente? Cada saída de caixa do condomínio deixa um vestígio: uma nota fiscal, um recibo, os contracheques dos funcionários, registro em planilha de controle de gastos…

As informações registradas no papel eram reunidas em pastas e arquivos físicos, enquanto as digitalizadas ficavam guardadas em pastas e arquivos de um computador.

Para a assembleia, o síndico tinha que resgatar todos esses comprovantes, guardados ao longo do ano, e preparar a prestação de contas. Uma tarefa cansativa e suscetível a erros, não?

Felizmente, há soluções digitais desenvolvidas especificamente para otimizar a gestão de condomínios, inclusive a prestação de contas.

Prestação de contas digital: disponível o ano todo

O grande problema do modelo tradicional é que ele demanda mais trabalho do que o necessário. O que a tecnologia faz é simplificar: depois que a informação (da despesa) foi gerada e registrada, não é mais necessário processá-la.

Pense conosco. Se já sabemos que:

  1. Ao ocorrer uma despesa, ela é registrada
  2. Em algum momento do ano, será necessário prestar contas sobre essa e outras despesas

Se sabemos disso, por que não contar com um sistema no qual o registro de uma despesa atualiza automaticamente as informações para a prestação de contas?

Como funciona a prestação de contas digital

No caso do sistema de gestão de condomínios Superlógica, as informações sobre as contas estão acessíveis a todos os interessados: síndicos, conselho e condôminos.

Não precisa esperar pela assembleia condominial e nem fazer uma requisição especial. Basta acessar o sistema pelo computador, tablet ou smartphone.

Tudo isso cumprindo três premissas fundamentais: eficiência, conveniência e transparência.

Quer testar tudo isso na prática? Experimente o Superlógica Condomínios.

New call-to-action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada