Qual a importância das métricas SaaS?

Por: Gustavo Sartori2 Minutos de leituraEm 27/10/2020Atualizado em 27/10/2020

Na Era da Informação em que vivemos hoje, todos os gestores e administradores precisam analisar números e indicadores antes de tomar grandes decisões. No mercado de softwares, essa realidade é levada a um novo nível: as métricas SaaS fazem parte da rotina de praticamente todos os colaboradores.

Tocar um negócio de software as a service (SaaS) sem medir e monitorar métricas é como navegar em alto mar sem GPS, bússola, quadrante ou qualquer equipamento que indique à qual direção seguir. Já pensou ter que chegar ao seu destino usando apenas seu sentidos, quando só o que se enxerga é azul para todos os lados?


Para que servem as métricas SaaS?

O trabalho de um negócio de software como serviço tem como base o exercício de teste e validação.

Por isso, é fundamental ter indicadores de desempenho (chamados de KPIs na gestão industrial e de startups) que permitam aos gestores enxergarem o negócio por múltiplos ângulos.

A expectativa dos empreendedores desse tipo de negócio é o crescimento. As ferramentas usadas para alcançar este objetivo são as atualizações e correções constantes para adequar o produto ou serviço às exigências do mercado.

E são as métricas SaaS é que vão indicar o rumo dessas mudanças.

O lifetime value (LTV), por exemplo, indica o valor deixado por um cliente durante seu tempo de “vida, ou seja, quanto dinheiro, em média, os usuários lhe deixam enquanto permanecem na sua base. É uma métrica que mostra a satisfação dos clientes perante seu negócio e o potencial da sua base para aumentar sua receita.

Como monitorar as métricas SaaS

Em vez de controlar cada métrica em uma planilha, ou em uma plataforma separada do ERP, é preciso ter um ambiente que centraliza esses números. O Superlógica Assinaturas, sistema de gestão para negócios recorrentes, faz isso.

Você pode visualizar de maneira fácil as principais métricas de seu negócio em um painel e em dashboards intuitivos e fáceis de entender. O sistema tem mais de 70 modelos de relatórios que podem ser personalizados e gerados automaticamente.

Acompanhando as métricas essenciais, fica muito mais fácil visualizar a saúde da empresa e tomar decisões mais assertivas, embasadas em fatos e não na mera intuição.

Quer continuar com a planilha no Excel?

Você não precisa abrir mão totalmente das planilhas do Excel. Sabemos que este é um recurso melhor que qualquer outro para quem quer personalizar os controles e entrar nas minúcias de cada métrica.

A dica, nesse caso, é usar o Superlógica para centralizar os controles e dar uma visão geral sobre as métricas. O software permite exportar os dados em planilhas nos formatos CSV e XLS.

Tenha em mente que o sistema de gestão existe principalmente para simplificar: tornar os processos mais ágeis e, se possível, automáticos, economizando tempo para que você possa se dedicar melhor à estratégia do negócio.

Quer conhecer nossa solução? Experimente o Superlógica Assinaturas.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada