Como aumentar a conversão produzindo conteúdo incrível para fundo de funil?

Por: Time Superlógica4 Minutos de leituraEm 26/04/2016Atualizado em 29/09/2020

Dizem por aí que produzir conteúdos para quem está no estágio de descoberta e na fase de consideração do funil de vendas é bem mais simples em relação aos materiais produzidos para quem está no momento da decisão de compra.

Bom, esta é uma inverdade. O fato é que oferecer materiais que ajudem um potencial cliente a optar por seu produto ou serviço não deve conter termos difíceis ou dificuldades de acesso.

Na verdade, eles devem ser tão cativantes e úteis quanto os demais, apresentando apenas algumas peculiaridades. Quer saber como oferecer material rico para o seu topo de funil e conquistar mais conversões?

Acompanhe!

Topo, meio e fundo de funil

O funil de vendas pode ser definido como o trajeto online percorrido por um usuário até ele se tornar cliente. As divisões topo, meio e fundo de funil se relacionam à posição do usuário quanto à possibilidade de adquirir um produto ou serviço para solucionar seus problemas.

No fundo do funil, tema de nosso texto de hoje, precisamos ter especial atenção com o conteúdo. Afinal, é nesta etapa que o lead irá avaliar prós e contras, detalhar e verificar em qual produto ou serviço irá investir.

Precisamos abordar os benefícios trazidos por nossas soluções, sem fazer com que o texto ganhe caráter publicitário.

O objetivo do Marketing de Conteúdo, vale lembrar, é educacional, em todas as etapas da jornada de compra. Vamos conferir algumas dicas para fazer materiais de topo de funil?

Quais são as peculiaridades do conteúdo para fundo de funil?

Para aumentar o número de conversões e trazer diferencial para sua marca, é preciso que você eduque os seus potenciais clientes, fornecendo informações precisas sobre o que a sua marca tem a oferecer. Na etapa do fundo de funil, você deverá conceder mais informações para que os clientes se decidam, poupando o trabalho da equipe de vendas.

Pense em conteúdos esclarecedores sobre o seu serviço, preparando seu lead para fechar negócio ao entrar em contato com a equipe de vendas.

Como já dissemos, este material não deve ser como um anúncio publicitário, que apenas fale de seu produto.

Na estratégia do Marketing de Conteúdo, a organização deve se preocupar em oferecer materiais que ajudem seus leads a resolverem os próprios problemas e mostrem a sua organização como uma possível solução para eles.

Uma forma interessante de fazer isto, por exemplo, são os webinars, que promovem maior interação com o público e oferecem a oportunidade de resolução de dúvidas em tempo real. A seguir, listamos mais alguns formatos interessantes para o seu conteúdo de topo de funil.

Formatos ideais para o fundo de funil e aumentar a conversão

Não adianta produzir um conteúdo valioso sem divulgá-lo apropriadamente e/ou colocá-lo em um formato pouco interessante: seus leads nem sempre estão em sua página, e não é porque eles já passaram pelos outros estágios do funil de vendas que eles devem ser colocados em segundo plano no fluxo de nutrição.

Há algumas formas relativamente simples e baratas para aumentar seu poder de conversão e distribuir o seu material:

Aposte em vídeos de qualidade!

Produzir vídeos curtos, com boa qualidade de som, imagem e roteiro, é uma das maneiras mais eficientes para atrair e converter leads.

Além de garantir dinamismo, os vídeos instigam conexões emocionais com o público e tornam a comunicação mais próxima e interativa.

Vídeos inspiradores são mais propensos ao compartilhamento nas redes sociais. De acordo com a Invodo, 52% dos consumidores se sentem mais confiantes para adquirir um produto ou serviço após ver um vídeo dele. Segundo a Marketing Land, 62% das buscas no Google trazem vídeos e os resultados em vídeo têm uma possibilidade 41% maior na conquista de cliques.

Nestes vídeos, você pode fazer demonstrações de seu produto, mostrar como funciona o trabalho de sua empresa em relação ao problema do cliente e apresentar cases de sucesso, etc.

O importante é mostrar o seu diferencial! Lembre-se de fazer com que estes vídeos sejam facilmente acessíveis. Neste caso, sugerimos que insira estes conteúdos em seu site, e não apenas no blog, onde as postagens podem fazer com que ele suma.

Veja aqui o nosso guia de Marketing em Vídeos para iniciantes!

E-books para quem deseja um material ainda mais completo

Já pensou em trazer um case de sucesso, que demonstre ao seu lead como o seu produto ou serviço foi capaz de solucionar os problemas de um cliente?

Para isso, você pode mapear o caso, trazer algumas das estratégias usadas, os números alcançados e depoimentos.

Vale lembrar que os e-books, na estratégia do Marketing de Conteúdo, precisam utilizar uma linguagem simples, de fácil leitura, que revele conhecimentos aplicáveis.

Além disso, ainda que você esteja focado na apresentação de um case de sucesso, é preciso ter em mente que o e-book é um material educativo.

Confira neste post algumas dicas simples para criação do seu e-book e seja bem-sucedido na nutrição de seus leads!

Cuide de sua landing page

Você já possui uma landing page com informações completas sobre seu produto?

Atenha-se para que todas as informações relevantes estejam dispostas de modo que o leitor não precise rolar a página. Lembra-se do princípio “above the fold” das capas de jornais?

Aplicamos aqui a mesma lógica. Além disso, disponha formulários curtos para o cliente, de forma que ele não tenha muito trabalho para preenchê-los.

Vai uma amostra grátis?

Uma prévia de seu produto ou serviço pode ser determinante para que o  lead opte entre a sua solução e a da concorrência.

Além de oferecer a possibilidade de teste, uma amostra grátis dá ao cliente mais segurança e confiabilidade em sua solução.

“Quem sabe, faz ao vivo”, e somente alguém com segurança na própria solução poderia oferecer uma amostra sem compromisso.

Ofereça webinars e interaja com os seus leads!

Webinar é o termo que usamos para nomear um workshop, palestra ou seminário que seja realizado pela internet, possibilitando que diversas pessoas possam assistir à apresentação em qualquer lugar do mundo.

Os webinars são uma ótima oportunidade para interagir com os seus leads, respondendo às perguntas e apresentando sugestões para as dúvidas do seu público. Este formato oferece uma série de vantagens por conferir um rosto à organização, dando maior credibilidade ao conteúdo que ela apresenta.

Por consequência, você será visto como uma autoridade no assunto, conquistando maior confiança do público.

Não há uma regra de frequência para a produção de conteúdos para o fundo de funil. Na verdade, como a porcentagem de quem toma a decisão de compra é pequena em relação ao número de leads, não é preciso fazer uma nutrição constante.

Produzir conteúdos para fundo de funil exige uma análise apurada das necessidades do cliente e da percepção que eles têm sobre a sua marca.

Por isso, é tão importante fazer uma segmentação de leads, de modo a mensurar o engajamento do seu público e produzir materiais adequados.

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais eficientes neste quesito: aposte nele e mantenha o seu fluxo de nutrição para aumentar ainda mais sua conversão!

E você? Como produz conteúdo para o fundo de funil?

Esse post foi escrito pela equipe da Rock Content


Leitura Recomendada