Ativação de assinaturas após primeiro pagamento liquidado

Por: Time Superlógica2 Minutos de leituraEm 10/01/2017Atualizado em 21/09/2020

Sabe quando você precisa que o primeiro pagamento seja liquidado para que a assinatura passe efetivamente a contar e impactar as métricas? Em muitos negócios, o primeiro pagamento funciona como a ativação de assinatura. Se você recebe com boleto, é comum que a primeira cobrança tenha vencimento alguns dias depois da contratação. No caso do cartão, a primeira cobrança é paga no momento da contratação (a não ser, é claro, que exista algum tipo de problema no cartão do cliente).




Em Planos, agora é possível marcar a opção Considerar assinatura ativa após primeiro pagamento liquidado. Ao marcar esta opção:

  • A assinatura é ativada – isto é: passa a aparecer na dashboard, telas e relatórios (de assinaturas ativas ou conquistadas, por exemplo);
  • Passa a incrementar o MRR (receita mensal recorrente).

Para ativar esta configuração, no Superlógica vá em Planos > Planos > Engrenagem (canto direito superior):

Se você tem esta configuração marcada (isto é, ativada), as assinaturas com primeiro pagamento pendente não aparecerão em relatórios e telas, como por exemplo na tela de assinaturas. O sistema diferencia data de contratação e da ativação (primeiro pagamento liquidado).

Para acompanhar as assinaturas com primeiro pagamento pendente, isto é, que ainda não foram ativadas, vá em Planos > 1°. pagamento e migrações.

Marcar a opção Considerar primeiro pagamento como data de início nas métricas faz com que as métricas só sejam incrementadas após a liquidação do primeiro pagamento.

Criação de status de cobrança de migração

Após publicarmos a funcionalidade de migração de planos, sentimos a necessidade de criar um novo tipo de status de cobrança – justamente o de migrações.

Agora, toda vez que você fizer uma migração de plano, o sistema vai gerar uma cobrança do tipo migração – que será identificada desta forma em telas (como a do A receber) e relatórios.

As assinaturas com migrações pendentes também ficam disponíveis em Planos > 1°. pagamento e migrações.

Devido a isso, alteramos os filtros de tipo de cobrança na tela de inadimplência, relatórios de cobranças e no A receber (Receitas > A receber).

Outro ponto importante: a configuração Não considerar cobranças de primeiro pagamento como inadimplência, disponível na tela de inadimplência, agora não considera cobranças do tipo migração. Antes desta melhoria, as cobranças de migração eram consideradas como de primeiro pagamento – então, eram excluídas da inadimplência com esta configuração marcada.

Estas melhorias estão disponíveis para todos os planos do Superlógica. Aproveite para conhecer o plano Pro do Superlógica Assinaturas.


Nova call to action



Leitura Recomendada