6 dicas para alavancar os níveis de gestão da sua empresa

Por: Renan Landucci5 Minutos de leituraEm 27/01/2022Atualizado em 08/06/2022

Conteúdo desenvolvido pelo time da Sankhya

São inúmeros os motivos pelos quais uma empresa necessita melhorar seus níveis de gestão. Se você chegou até aqui é porque observou que o seu negócio precisa de algo mais para se destacar no mercado.

O seu cliente não conhece o seu produto? Conhece, mas não é fiel à sua marca? O número de vendas estagnou e a sua empresa parou de crescer? A rotatividade de colaboradores é alta e os custos com treinamentos estão extrapolando o orçamento?

Conheça a importância de ter uma boa gestão e como alavancar os níveis de gestão da sua empresa.

Para que serve o LTV?

Como as demais métricas SaaS, o LTV ajuda os gestores a tomarem decisões mais embasadas.

Por que é importante ter uma boa gestão na sua empresa?

Uma boa gestão garante que os objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo da empresa sejam rigorosamente seguidos. Caso a empresa não tenha objetivos claros, uma boa gestão é responsável por criá-los e garantir que sejam executados, além de outras responsabilidades.  

Os níveis de gestão de uma empresa fazem com que ela consiga otimizar a utilização de recursos financeiros, tecnológicos, de pessoal e de conhecimento, entre outros, de forma integrada e racional, com o objetivo de maximizar os resultados do negócio.

Quando uma corporação usa assistentes virtuais, por exemplo, ela está buscando melhorar e agilizar os processos. Esse tipo de ferramenta utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), justamente, para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.

6 dicas de como alavancar os níveis de gestão

1. Entenda quais são os atuais níveis de gestão da empresa

Quando as atividades de uma empresa são iniciadas, geralmente há um objetivo claro ou, de alguma forma, existe a busca de uma solução para aliviar alguma dor do consumidor.

É importante entender e validar se a empresa ainda cumpre esse objetivo inicial ou se, com o tempo e as demandas, as metas e os objetivos também mudaram. Esse quesito é importante para entender em quais níveis de gestão a empresa está trabalhando.

Perguntas que podem ajudar 

  • Quais são os recursos disponíveis? 
  • Quais são os custos e as receitas? 
  • Qual é a qualidade e a quantidade de pessoal que a empresa dispõe? 
  • São os mesmos colaboradores que a empresa possuía no início? 
  • A empresa está crescendo ou retraindo? 
  • Estão sendo usadas tecnologia e inteligência artificial a favor do negócio?

2. Descubra quais são os desejos dos consumidores

Assim como é importante entender os recursos internos, é preciso perceber os desejos dos consumidores. Afinal, são eles que fazem com que a empresa continue funcionando.

Identificar necessidades e vontades faz parte dos níveis de gestão, já que a empresa deve construir e criar produtos e serviços que atendam aos clientes. Aplicar pesquisas com os clientes,  como Net Promoter Score (NPS), é uma das melhores formas de entender onde a empresa pode melhorar.

Perguntas que podem ajudar

  • A empresa ainda atende os mesmos clientes? 
  • Por que os clientes preferem nossos produtos ou serviços? 
  • No que precisamos melhorar? 

3. Defina padrões de melhoria

Com as respostas dos clientes, fica mais fácil entender em quais níveis de gestão a empresa está. Então, estabeleça processos bem claros e defina responsáveis para cada alteração e melhoria.

Perguntas que podem ajudar

  • Quais processos são responsáveis por entregar esse “valor” aos clientes? 
  • Como podemos aperfeiçoá-los para aumentar o custo-benefício? 
  • Podemos reduzir o tempo de produção e entrega? 
  • Existem profissionais dentro da empresa que podem melhorar os processos? 
  • Existem processos de apoio que estão sendo negligenciados? Se sim, quais?

4. Evite processos demorados e caros

Na medida em que entende quais os pontos de melhoria, de acordo com as necessidades do consumidor, a gestão da empresa fica mais eficiente. Dessa forma é  possível reduzir erros e custos desnecessários.

Nesse ponto, a empresa já atingiu melhores níveis de gestão. Portanto, é chegada a hora de testar as melhorias de forma rápida e em menor escala.

Perguntas que podem ajudar 

  • Como melhorar o produto, primeiramente em pequena escala, com custos baixos e mais eficácia? 
  • Seria interessante uma linha com produtos limitados para teste? 
  • Podemos testar as mudanças com os clientes mais fiéis? 
  • Quais são os nossos atrasos, gargalos e outras ineficiências?

5. Aperfeiçoe, otimize, automatize

Uma vez que as alterações e os testes foram validados em pequena escala, é hora de aperfeiçoar o processo. Use ferramentas que otimizem e automatizem processos desde a criação do produto até a entrega ao consumidor final.

É nessa fase que os gestores percebem o quanto possível alavancar os níveis de gestão usando novas tecnologias. A empresa pode, por exemplo, alterar o layout da loja, implementar um software de gestão de estoque e financeiro, entre diversas outras providências que podem ser tomadas.

Perguntas que podem ajudar 

  • Quais são as ferramentas disponíveis no mercado? 
  • Como um ERP pode ajudar na gestão da empresa? 
  • Como podemos nos adaptar às novas tendências de mercado?

6. Monitore os resultados

Defina indicadores de performance e acompanhe os resultados. Com ferramentas, como um sistema de gestão integrado, é mais fácil seguir os níveis de gestão e crescimento do negócio e, consequentemente, remodelá-lo de acordo com os objetivos organizacionais. 

Chegar a esse patamar significa estar preparado para qualquer eventualidade ou intercorrência de mercado. Saiba agora como o ERP da Sankhya pode ajudar nesse processo.

Conheça o ERP Sankhya e como ele pode ajudar a sua empresa a elevar os níveis de gestão

A Sankhya é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil e atende aos diversos níveis de gestão de qualquer negócio: desde o sistema de gestão comercial até o planejamento e apoio à decisão de gestão estratégica.

Com o ERP Sankhya, é possível tomar decisões rápidas com foco em dados consistentes e em tempo real. Um gestor pode facilmente verificar a performance em vendas por região e melhorar o desempenho dos vendedores, assim como fazer a gestão de compras e estoque de forma totalmente eletrônica.

Como já dissemos anteriormente, para alavancar os níveis de gestão, é preciso ter um controle muito eficiente dos recursos financeiros da empresa. Com o ERP Sankhya, é fácil verificar fluxo de caixa, margem de contribuição, ciclo financeiro e operacional, estipular múltiplas moedas, controlar inadimplência e ponto de equilíbrio.

Além de gestão comercial e financeira, a gestão contábil e fiscal aumenta a competitividade do negócio e potencializa a rentabilidade. Com o ERP Sankhya, você automatiza e agiliza sua contabilidade, além de garantir segurança diante das obrigações fiscais da empresa.

Saber quem são os profissionais com quem pode contar e quais habilidades e competências eles têm facilita na hora de fazer adaptações, substituições e promoções. Com o ERP Sankhya, você dispõe de recursos para atuar com as múltiplas frentes de gestão de pessoas, como: gestão da folha de pagamento, recrutamento e seleção, automação de ponto eletrônico, gestão de competências, banco de currículos, gerenciamento por indicadores gráficos e muito mais.

Um dos quesitos fundamentais de uma boa gestão está no fato de a empresa estar atenta às mudanças tecnológicas e inteligência artificial. A Sankhya desenvolveu de forma pioneira, em 2017, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, a BIA (Business Intelligence Analyst), que responde sobre toda a operação do negócio. Com o recurso, o gestor fica informado em tempo real sobre o que acontece na empresa.

Por fim, e não menos importante, com o ERP Sankhya, é possível planejar e acompanhar em tempo real a gestão estratégica do negócio, garantindo a execução do plano desde a visão gerencial ao operacional.

Conclusão

Uma boa gestão garante que os objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo da empresa estejam sendo atingidos e, em um mundo cada vez mais veloz, oferecer ao cliente uma experiência completa se faz necessário.
Usar ferramentas, como o ERP da Sankhya, que aperfeiçoam os níveis de gestão, é uma estratégia inteligente e eficaz que reduz custos, otimiza a produção e melhora os resultados. Entre em contato com o nosso time e peça um orçamento.



Leitura Recomendada