Conheça algumas tendências da gestão de locações para 2022

Por: Karina Alves4 Minutos de leituraEm 24/02/2022Atualizado em 12/05/2022

Como em qualquer outro segmento do mercado, a gestão de locações se transforma junto com o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor.

Neste artigo, vamos trazer algumas tendências desse meio que devem continuar ganhando força em 2022.

Boa leitura!

Marketing online e eficiente

Essa não é uma tendência exatamente nova, mas que vem se intensificando com o passar dos anos. Cada vez mais, as imobiliárias têm voltado seu orçamento de marketing para o digital.

Isso se deve não apenas à presença maciça de boa parte da população na internet, mas também ao fato de que esses canais de mídia permitem uma estratégia de aquisição de clientes bem mais eficiente.

Na plataforma Google Ads, por exemplo, o método de pagamento de anúncios mais usado é o custo por clique. Isto é, o anunciante só paga quando um usuário de fato clicou no link que ele está promovendo.

No Facebook Ads, além do custo por clique, há uma série de opções de segmentação (por idade, gênero, localização, preferências, etc.), para que o anúncio seja exibido apenas para os usuários com o perfil que o anunciante quer atingir.

Além disso, é possível criar uma estratégia de marketing voltada em parte para a obtenção de tráfego orgânico (aquele que não é pago) para o seu site, com a criação de conteúdos de qualidade, que se destacam na rede mesmo sem serem impulsionados.

Para ter sucesso com essas estratégias, é importante montar uma equipe de marketing qualificada e atualizada, investimento que se paga com uma prospecção bem mais eficaz e um custo de aquisição de cliente menor.

Para as imobiliárias que ainda não tem condições de montar uma equipe de marketing, a saída pode ser fazer parcerias ou buscar cursos gratuitos que ajudam com noções essenciais de estratégias de marketing.

A própria Google tem uma plataforma de cursos gratuitos que podem ajudar, chamada Ateliê Digital. Veja alguns exemplos:

Saiba mais lendo o artigo Marketing digital para imobiliárias: 6 dicas estratégicas.

Conhecendo os hábitos e preferências dos millennials

A geração que chegou à idade adulta e chegou ao protagonismo entre o público consumidor mundial é a dos millennials, também chamada de geração Y. Ela é composta por pessoas nascidas entre o começo dos anos 1980 e a metade da década de 90.

A cada ano que passa, esse público representa uma parcela maior da clientela das imobiliárias. Por isso, é preciso entender bem quais são suas preferências e hábitos de consumo.

Essa geração cresceu vendo processos morosos e burocráticos sendo substituídos por tecnologias que tornam tudo mais ágil, por isso tem uma predileção especial pela jornada digital (falaremos mais sobre isso adiante).

Os consumidores atuais aproveitam a digitalização das informações para buscar mais: eles entendem que têm acesso facilitado aos portfólios de imóveis das imobiliárias e dão valor àquelas que oferecem a melhor experiência de atendimento e locação.

Além disso, os millennials privilegiam a experiência em detrimento à posse, o que ajuda a explicar o aumento na procura por imóveis com os conceitos de coliving e cohousing (com unidades mais compactas e vários espaços compartilhados no condomínio).

Saiba mais lendo o artigo Entenda por que você deve preparar sua imobiliária para uma nova geração de consumidores.

Experiência digital e imersiva

Esteira digital é um conceito que todo gestor de imobiliária deveria conhecer.

O termo diz respeito à digitalização de todos os pontos de contato do cliente com a imobiliária, desde o primeiro contato, passando pela visita ao imóvel, negociação e análise de crédito e documentação, até chegar na assinatura do contrato (com tecnologia de assinatura eletrônica).

Claro que a visita ao imóvel pode ser presencial, mas é importante que:

  1. O cliente possa ter a opção de não ter de ir até a imobiliária ou reconhecer firma em cartório;
  2. Seja dada a possibilidade de conhecer em detalhes o imóvel que pretende alugar mesmo à distância.

O item 2 pode ser proporcionado com videochamadas entre um colaborador da imobiliária e o cliente, mas também com tecnologias imersivas, como a realidade virtual.

Para uma imobiliária pequena, não faz sentido investir tanto em uma tecnologia que ainda não se popularizou, mas vale a pena ter atenção aos movimentos do mercado nessa direção.

Leia mais: Como a assinatura eletrônica está transformando o mercado imobiliário

Real Estate as a Service

Real Estate as a Service (REaaS) é um modelo em que a imobiliária atua como uma provedora de serviços, deixando de focar exclusivamente nos produtos.

Isto é, o papel da empresa não se restringe a encontrar um bom imóvel e entregar as chaves, mas sim entender profundamente quem é o cliente e promover a melhor experiência possível.

Implantar um modelo de REaaS envolve uma atuação da imobiliária como facilitadora (oferecendo soluções como seguro, aluguel sem fiador e outras facilidades) e a disseminação da cultura da transformação digital.

Para saber mais, leia o artigo Real Estate as a Service: conheça essa tendência do mercado imobiliário.

Conclusão

Mesmo com tecnologias se tornando obsoletas, outras surgindo, e as mudanças nos hábitos dos consumidores, algumas coisas permanecem iguais.

Uma delas é a importância de buscar sempre maior eficiência na operação da imobiliária, minimizando os erros e desenvolvendo a capacidade de gerir mais contratos com uma estrutura enxuta e ágil.

A Superlógica é uma ferramenta desenvolvida especialmente para essa finalidade, com recursos feitos sob medida para simplificar a gestão de contratos.

Quer experimentar? Conheça a Superlógica.

Leitura Recomendada