Como a assinatura eletrônica está transformando o mercado imobiliário

Por: Thawnee de Oliveira3 Minutos de leituraEm 23/01/2019Atualizado em 15/02/2023

Os termos “soluções tecnológicas” ou “soluções digitais” falam por si só. Através das mais diversas inovações nesse campo, os negócios estão se adaptando para deixarem seus processos mais simples e produtivos.

Nova call to action

Todos os setores estão em compreensão dessa demanda, incluindo o imobiliário. Dentre as ferramentas disruptivas que tomaram conta deste mercado, as assinaturas eletrônicas ganharam os holofotes quando o assunto é o fechamento de vendas e locações.

Um exercício básico é capaz de evidenciar o porquê desse interesse em expansão.

Basta separar quantos procedimentos diferentes estão envolvidos nas assinaturas dessas transações, e também quanto tempo elas levam:

  • Redigir e revisar o contrato;
  • Obter a assinatura do administrador da empresa;
  • Encaminhar ao locador e posteriormente ao locatário – às vezes sendo até necessária a presença de ambos;
  • Após recolhidas todas as assinaturas os documentos impressos são levados ao cartório para o reconhecimento de firma, e abertura – caso o inquilino não possua.

Todo o processo de assinatura pode levar semanas, e isso porque não foi citada a possível entrada de uma terceira parte como fiador.

Nova call to action

Para tanto, a assinatura eletrônica traz uma maneira ágil, menos burocrática e cabível às necessidades dos clientes. E o mais importante: com validade jurídica!

Como funciona a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é, basicamente, um mecanismo de validação digital de documentos. Desenvolvido para poupar todas as partes envolvidas do oneroso método descrito acima.

A autenticidade e integridade do documento assinado, deste tipo de tecnologia para a conclusão de negócios não é novidade. Ainda em 2001, foi colocada em prática a Medida Provisória nº 2.200-2, que pelo artigo 10 explicita:

“Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória”.

Com a presencialidade, papéis e canetas excluídos da negociação, ao invés de semanas, tudo pode ser resolvido em dias. Seja na hora do almoço, nas apertadas rotinas dos cidadãos ou na comodidade de casa, apenas é necessário o aplicativo e pronto.

Detalhe, a própria chancela do tabelião é dispensada nesse tipo de diploma. Basta estar de acordo com as normas estipuladas na MP e pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Quais as vantagens em aderir à assinatura eletrônica?

Capturar as oportunidades de desenvolver seu empreendimento está entre prioridades de qualquer administrador. Em tempos de transformação digital e valorização das ferramentas móveis, manter-se atento às tecnologias capazes de guiá-lo à frente da concorrência faz parte do processo.

E tudo isso é possível com a assinatura eletrônica que, essencialmente, é um mecanismo criado para reduzir a burocracia e os empecilhos na hora de firmar um contrato.

#1 Corte de gastos

Não apenas se referindo ao fato de poupar tempo nas etapas. Os próprios gastos envolvendo impressões, xerox, envios por correio, locomoção etc. são retirados da equação.

Estes documentos também circulam na nuvem, eliminando a necessidade de aluguel de espaços para o armazenamento das papeladas.

Nova call to action

#2 Segurança acima de tudo

Além de ter sua validação jurídica constatada, a assinatura eletrônica garante a segurança contra fraudes e estelionato passíveis de acontecer em firmas que tratam dos manuscritos.

Vale ressaltar que muitas vezes estes registros estão protegidos por criptografia, ou seja, assegurados densamente por uma linguagem capaz de impedir sua violação.

#3 Clientes sempre satisfeitos

O consumidor contemporâneo está sempre buscando alternativas para facilitar suas obrigações em meio à pesada rotina de hoje. Tarefas burocráticas sempre serão objeto de desânimo para eles. Aliás, quem gosta de parar a sua rotina para ir a um cartório?

Ao oferecer uma opção para confrontar este lento processo, você se coloca no mercado das prioridades desses indivíduos. Quanto mais ágil, maior a chance deste cliente voltar a fazer negócios na sua imobiliária ou indicar aos outros.

#4 Operação sustentável

Aderindo às assinaturas eletrônicas, os cortes com utilização de papel são bem expressivos! Assim, você contribui com a preservação da nossa natureza, e ao mesmo tempo, dá um exemplo aos seus clientes.

Cada vez mais, os brasileiros estão se preocupando em fechar negócio com empresas preocupadas com o bem-estar do meio ambiente. Ou seja, vira um diferencial para sua imobiliária.

Owli, o aplicativo para otimizar o relacionamento

Como implementar essa funcionalidade na imobiliária? Através do aplicativo Owli, é possível oferecer aos seus locadores, locatários e fiadores a opção de assinar eletronicamente  seus contratos de onde estiverem.

Além disso, várias outras ferramentas como um chat, controle de pendências contratuais e inadimplência, solicitações de manutenção, dentre outras somam-se para garantir uma experiência simples, rápida e satisfatória na palma da mão. Que tal conhecer um pouco mais sobre? Clique aqui e saiba mais!

Não fique de fora e junte-se a nós! Concentre-se nas negociações e deixe o restante das atividades com a gente. Preencha o formulário:

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada