Combatendo a inadimplência em condomínios com um BPO de cobrança

Por: Felipe Haguehara3 Minutos de leituraEm 05/02/2020Atualizado em 04/02/2020

Atrasos no pagamento da taxa condominial são uma preocupação constante de síndicos e administradoras. A inadimplência em administradoras de condomínios afeta diretamente a capacidade operacional do empreendimento, impedindo manutenções e reformas necessárias por exemplo.

A falta de pagamento pode influenciar no aumento no valor da taxa ou até no uso do fundo de reserva para trivialidades. No pior dos casos, também existem os atritos gerados por ações judiciais para cobrar os condôminos inadimplentes.

Fato é que mais de 40% da população adulta brasileira tem problemas com atraso de contas, segundo o Serasa Experian. Com o poder aquisitivo das pessoas comprometido, a rentabilidade das empresas reduz, com menos dinheiro em circulação.

Na edição de 2019 do Superlógica Next, Rafael Neuber, líder de cobrança do PJBank, percorreu o Brasil revelando às administradoras como podem combater essa realidade!

Quer saber mais sobre as oportunidades de crescimento e ganho de eficiência no mercado condominial? Fique atento às novidades do Superlógica Next 2020, o maior evento sobre estratégias para administradoras de condomínios!


O impacto da transformação digital

Outros mercados já foram afetados drasticamente por alternativas disruptoras. Mobilidade urbana, delivery, varejo, TV a cabo… a relação de todas esses serviços com a sociedade é muito diferente de 15 anos atrás. Se colocarmos em perspectiva, a nuvem e os streamings, por exemplo, “demoliram” o modelo de negócio das locadoras.

Qual a relação disso com a inadimplência dos seus clientes? Alternativas digitais e inovadoras surgem com a proposta de oferecer mais eficiência sob um custo bem menor que o tradicional.

Em cenários de crise econômica, atrasos nos pagamentos e escassez de recursos, esse tipo de alternativa parece bastante atraente para os condomínios, não é?

Por isso, um dos pontos-chave para que administradoras eliminem a inadimplência e continuem no jogo é a eficiência. Isso significa: Deixar o que é operacional e burocrático nas mãos de um parceiro confiável e concentrar-se naquilo que lhe gera valor ao seu negócio.

Como combater a inadimplência em administradoras de condomínios

De acordo com Neuber, em média, 30% dos atrasos na taxa condominial são no vencimento.Também, 7% deixam de pagar mesmo após 30 dias da data correta.

A melhor maneira de contornar isso, no entanto, não é recorrer ao tribunal de justiça ou a uma ação judicial, que podem levar um longo tempo e dificultar o relacionamento. Mas aumentar a eficiência no processo de cobrança pode fazer uma grande diferença.

A administradora pode confiar num BPO de cobrança, serviço exclusivo para o segmento, oferecido pela Superlógica. Com essa parceria, os processos repetitivos e burocráticos da cobrança são terceirizados e automatizados. Assim, pode-se dar ainda mais atenção para a captação e relacionamento com clientes.

O combate a inadimplência é feito inteiramente através da tecnologia. Os recursos que podem ser incorporados são:

  • Discador;
  • Robô;
  • Enriquecimento de dados;
  • CRM de cobrança;
  • Régua de cobrança.

Atualmente, todas essas tecnologias são utilizadas por bancos para manter uma alta efetividade na cobranças. Será que isso dá certo para eles? Lucro não é problema, visto que, em novembro de 2019, o lucro dos quatro maiores bancos privados do Brasil era de R$ 59,7 bilhões.

Mudando a rotina da administradora

As tecnologias descritas acima servem para sustentar pilares importantes da operação em sua administradora. O combate a inadimplência é o fator principal, mas há ainda uma melhora em pontas como a experiência do cliente, que pode negociar um acordo objetivamente com um robô.

Além disso, outro ponto importante deve ser destacado: poupar dinheiro! A estrutura de custos na operação de cobranças na sua administradora provavelmente se assemelhar a isso:

  • Pessoas para cobrança (salário, impostos, férias etc.);
  • Contas de telefonia;
  • Locação do espaço;
  • Equipamentos (computadores, headset, almoxarifado etc.);
  • Gestão de pessoas (faltas, demissões e demais problemas.

Os custos listados acima são pulverizados no serviço que, consequentemente, lhe poupa tempo e esforço.

A probabilidade de firmar acordos e combater de maneira efetiva a inadimplência em condomínios também é uma realidade. Os atendimentos por robô, por exemplo, podem quase quadruplicar o número ligações feitas em um mês.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

New call-to-action

Leitura Recomendada