A Superlógica vai ajudar a sua administradora a acabar com os transtornos causados pela inadimplência

Desde o início de 2020, a pandemia da covid-19 tem causado efeitos negativos em diversos setores da economia. Uma pesquisa divulgada em abril de 2021, pela Confederação da Indústria (CNI), mostrou que 46% dos trabalhadores viram a renda diminuir ou acabar durante esse período. 

Em um cenário como esse, muitas pessoas não conseguiram honrar com todos os seus compromissos financeiros.

A inadimplência é um problema crônico. Apesar de oscilar, na maioria do tempo, se mantém em patamares relativamente altos, o que é um grande desafio para os síndicos e administradoras

Isso porque, ela pode ser influenciada por diversos fatores macroeconômicos que, querendo ou não, prejudicam o planejamento financeiro dos condomínios. Logo, os condôminos adimplentes pagam um valor ainda maior na taxa mensal.

Para ajudar as administradoras e síndicos com esse problema, a Superlógica lançou o Inadimplência Zero. O objetivo é empoderar as administradoras na luta contra os efeitos da inadimplência em mais da metade dos condomínios do Brasil.

Para que você entenda melhor esse novo produto, conversamos com Marcelo Bernartt, líder de Produtos de Crédito da Superlógica. Confira a entrevista na íntegra!

O que é o Inadimplência Zero?

O Inadimplência Zero é um serviço financeiro que garante 100% da receita mensalmente e, também, integra o processo de cobranças, após os primeiros 30 dias de inadimplência do condômino. Dessa forma, ele pode realizar tanto as cobranças judiciais quanto as  extrajudiciais do condomínio.

Quando contratado, é como se todos os condôminos pagassem a mensalidade no mesmo dia e sem falta. Assim, o condomínio e seus gestores e os síndicos e as administradoras, por exemplo, não precisam se preocupar com a inadimplência.

Imagine administrar um condomínio em que todos os moradores pagam a taxa condominial regularmente e no mesmo dia? O Inadimplência Zero garante que isso aconteça.

 

Como a inadimplência impacta a gestão dos condomínios e dificulta o trabalho do síndico?

A inadimplência é como uma bola de neve. Ela pode até começar com poucos condôminos inadimplentes mas, com o passar do tempo, a situação vai ganhando maiores proporções.

Quando isso acontece, o condomínio não arrecada o valor planejado e, assim, falta dinheiro para honrar com os compromissos financeiros. Dessa forma, a inadimplência impacta diretamente o caixa. 

Um condomínio com o fluxo de caixa em dia, por exemplo, consegue fazer novos investimentos em áreas de lazer e demais estruturas que impactam até na valorização do imóvel.

Ou seja, o síndico precisa torcer para que todos paguem a taxa condominial em dia. Afinal, ele precisa gerenciar o caixa, mantê-lo saudável e, ao mesmo tempo, ser o responsável pela cobrança dos inadimplentes. Além de buscar outras soluções para esse problema.

Resumidamente, todo o transtorno gerencial do condomínio, que está com o caixa defasado, recai sobre o síndico e a administradora.

 

Mas quem assume a dívida?

O Inadimplência Zero é um serviço financeiro totalmente integrado à plataforma de gestão condominial. Dessa forma, a Superlógica entra no processo de cobrança, após os primeiros 30 dias de inadimplência do condômino, realizando tanto as cobranças judiciais quanto as  extrajudiciais.

 

Como essa solução ajudará os síndicos, administradoras e condomínios?

É muito mais fácil administrar um condomínio em que todos os moradores pagam a taxa condominial em dia e, principalmente, com a garantia do cumprimento da previsão orçamentária.

Normalmente, o síndico já lida com diversos problemas no seu dia a dia, e a inadimplência acaba se tornando mais um peso.

Então, ao administrar um condomínio saudável financeiramente, ele consegue melhorar sua gestão e realizar todas as melhorias necessárias para a boa convivência e qualidade de vida dos condôminos.

A administradora, por sua vez, é a protagonista dessa história. Os síndicos já contam com a administradora para ajudá-los nas rotinas de cobrança e, agora, ela terá uma solução nova para acabar, de vez, com o problema. Isso irá torná-la ainda mais efetiva e essencial na gestão financeira do condomínio.

 

A Inadimplência afeta também os condôminos adimplentes? Como o Inadimplência Zero pode beneficiá-los?

Sim, afeta. A arrecadação do condomínio é uma divisão obrigatória entre todos os condôminos.

Essa divisão vem da previsão orçamentária do condomínio que, normalmente, são custos fixos a serem divididos por todos os moradores. Quando a inadimplência ocorre, ela atinge diretamente essa arrecadação e compromete o caixa do condomínio. Em outras palavras, faltará dinheiro para cumprir com as obrigações.

Essa falta de dinheiro terá que ser dividida entre os moradores adimplentes para que o condomínio possa continuar funcionando normalmente.

Se o condomínio tiver o Inadimplência Zero, os adimplentes não precisarão fazer novos rateios para cobrir os inadimplentes, pois toda a receita do condomínio será garantida mensalmente a um custo fixo.

Dê uma dica final que pode ajudar na saúde financeira dos condomínios.

A dica mais importante é buscar apoio profissional para gerenciar as finanças do condomínio. A administração financeira condominial não é uma tarefa simples e requer muita capacitação e experiência para evitar prejuízos.

É muito importante também, uma vez por ano, fazer um planejamento financeiro de forma bem adequada e de acordo com a realidade do mercado. Além disso, ser 100% transparente com os moradores em relação ao que está sendo planejado.

O futuro da gestão financeira dos condomínios é não precisar mais se preocupar se os condôminos irão pagar ou não os boletos mensalmente. Esse tipo de problema já pode ser resolvido com o Inadimplência Zero

Então, minha dica principal é: contrate ajuda profissional, faça sempre o planejamento financeiro e, principalmente, aplique todas as tecnologias vigentes para oferecer transparência e tranquilidade aos moradores.

 

Gostou da entrevista?
Fique de olho nas nossas redes sociais que em breve traremos mais especialistas da Superlógica com informações e temas importantes para o seu negócio.

 

Para saber mais sobre o Inadimplência Zero, acesse o site da Superlógica

Compartilhar

Comentários

comentarios