Redes sociais para imobiliárias: por que investir e como montar uma estratégia

Por: Karina Alves3 Minutos de leituraEm 25/05/2022Atualizado em 07/07/2022

Se você tem dúvidas se vale a pena para uma imobiliária investir em uma estratégia de conteúdo para redes sociais, pense na sua família e amigos mais próximos e responda: quantas pessoas que você conhece não usam nenhuma mídia social?

Desde o saudoso Orkut, as redes sociais se inseriram na rotina dos brasileiros, que estão entre os que mais navegam nesse tipo de canal.

De acordo com a pesquisa Digital 2022, publicada pela We Are Social e Hootsuite, 79,9% da população brasileira é composta por usuários ativos de redes sociais.

Considerando o tempo médio gasto por dia nas redes sociais, os internautas brasileiros ficam em sexto lugar no ranking mundial.

Convencido? Então siga a leitura para conferir dicas sobre o uso das redes sociais na comunicação de uma imobiliária.

Para que servem as redes sociais da imobiliária?

E qual a função das redes sociais para uma imobiliária? Como esses canais de interação podem ajudar esse tipo de empresa?

Há mais de uma resposta, pois as redes sociais têm utilidade em mais de uma frente. Entenda a seguir.

Conquistar leads e clientes

Manter perfis nas redes sociais é uma das maneiras que a imobiliária tem de tornar sua marca conhecida perante o público.

Utilize-os para mostrar que você tem conhecimento e autoridade sobre o tema, apresentando aos usuários conteúdos do seu interesse, o que pode ajudar a captar novos clientes.

Fechar negócios

A imobiliária pode divulgar os destaques de sua carteira de imóveis nas redes sociais. Com boas fotos, os melhores produtos podem ser compartilhados até por quem não tem o interesse neles, aumentando as chances de chegar até o futuro comprador ou locatário.

Gerar engajamento e fidelização

Use a linguagem de seu público e aproveite as redes sociais para se conectar com ele. Você pode criar posts comemorativos a datas especiais, anunciar eventos e puxar outros assuntos que humanizam a marca e geram engajamento.

Criar um novo canal de atendimento

Hoje em dia, muita gente prefere pedir informações sobre imóveis e tirar dúvidas sobre o processo de locação pelas redes sociais em vez de mandar um e-mail ou ligar.

A dica, portanto, é considerá-los canais de atendimento. Não apenas o chat, mas também os comentários enviados nas postagens.

Melhorar processos e atendimento

As redes sociais também podem ser uma fonte preciosa de insights sobre demandas dos clientes e questões que podem ser melhoradas na atuação da imobiliária. Aproveite os feedbacks gerados como oportunidades para qualificar ainda mais seu serviço.

Como criar uma boa estratégia de conteúdo para as redes sociais?

Se a sua imobiliária ainda não tem uma estratégia de produção de conteúdo para redes sociais, comece com as duas principais: Facebook e Instagram.

Não custa ficar atento às novidades, como o TikTok, mas é melhor, no início, se concentrar nos canais mais relevantes e com mais chances de dar resultados.

Aqui, não vamos considerar o WhatsApp uma rede social, porque comercialmente ele faz o papel de canal de atendimento, sem o recurso da timeline que caracteriza os demais apps/sites.

Criadas as contas no Facebook e Instagram, você deve pensar em estratégias interligadas de tráfego pago e tráfego orgânico.

  • Tráfego pago: investimento em anúncios e impulsionamento de posts para ampliar o alcance do conteúdo postado nas redes sociais;
  • Tráfego orgânico: conteúdo que a imobiliária cria e é distribuído gratuitamente pelas plataformas.

Uma boa estratégia de marketing nas redes sociais mescla os dois tipos de tráfego. O pago costuma dar resultado mais rápido na geração de leads.

Já o orgânico demora mais — mas, quando bem executado, reduz o custo geral da imobiliária com marketing.

No último caso, o segredo é publicar um conteúdo que desperte o interesse genuíno do usuário. Para atrair estudantes, por exemplo, a imobiliária pode destacar imóveis próximos a universidades, junto com dicas de locomoção.

As duas estratégias demandam um conteúdo planejado com cuidado e executado com rigor, o que melhora a qualidade dos leads gerados e a eficiência das campanhas.

Arbo Agência: conte com a ajuda dos especialistas

Para criar e executar uma estratégia de conteúdo eficaz nas redes sociais, que tal delegar a tarefa para quem mais entende do assunto?

Experimente os serviços da Arbo Agência, criada especialmente para imobiliárias que querem se comunicar com o seu público no Instagram, no Facebook e no Google.

A agência dispõe de uma equipe que executa todas as etapas de planejamento, produção e publicação do conteúdo nos perfis da sua imobiliária.

Acesse o site da Arbo Agência e entre em contato para saber mais!

Assuntos relacionados:

Leitura Recomendada