Humanização do atendimento na transação imobiliária

A importância da humanização do atendimento na transação imobiliária

A participação do corretor de imóveis em uma transação imobiliária é o que garante a humanização do atendimento.

Como praticamente todos os segmentos da economia, o mercado das imobiliárias vem sofrendo uma gradativa transformação digital.  Esse movimento pode causar dúvidas sobre os papéis que cabem à tecnologia e os que continuam a cargo das pessoas.

Se você acompanha nosso blog há mais tempo, já sabe que a Superlógica é favorável à digitalização das imobiliárias, como desenvolvedora e incentivadora de tecnologias que tornam essas empresas mais ágeis e eficientes.

Só que, para nós, o objetivo disso tudo não é somente a redução de custos e aumento dos lucros. Isso representa uma maior capacidade para se concentrar em resolver as dores do cliente. Afinal, utilizando as ferramentas e soluções da Superlógica as tarefas burocráticas e repetitivas passam a ser simplificadas.

Como as imobiliárias estão se digitalizando

Algumas imobiliárias já se anteciparam. Isso quer dizer que desenvolveram uma cultura ágil e digital ao longo da última década. Hoje, portanto, colhem bons frutos por terem apostado na inovação.

Outras ainda se agarram nos processos antigos, mas é apenas uma questão de tempo. Acreditamos que, em breve, aceitarão que as novas tecnologias serão imprescindíveis para a transformação. 

Um exemplo desse fenômeno é a possibilidade que os clientes têm de atravessar toda a jornada de locação de forma virtual.

Começam com a pesquisa dos imóveis no site da imobiliária. Depois, recursos como vídeos e fotos 360º permitem fazer um tour virtual, conhecendo bem o imóvel sem precisar visitá-lo presencialmente. Já o Google Street View oferece a mesma possibilidade para quem quiser conhecer melhor a vizinhança, por exemplo. 

Escolhido o imóvel, é possível validar os documentos de maneira digital, concluindo o processo com o recurso de assinatura eletrônica.

Depois, há ferramentas como régua de cobrança e autosserviço (para emissão de segunda via de boleto, por exemplo), que dispensam a intermediação de um humano na gestão do contrato.

Esse conjunto de soluções gera, em parte do público, o receio de que as novas tecnologias estão substituindo o fator humano, o que inicialmente provoca algum desconforto.

É natural que haja esse incômodo, afinal, o atendimento próximo e a relação de confiança entre cliente e imobiliária são características marcantes desse mercado.

A boa notícia é que uma coisa não anula a outra, isto é, é possível aproveitar tudo de bom que a tecnologia oferece sem perder a humanização do atendimento.

Na realidade, acreditamos que a digitalização permite que a imobiliária despenda  seu tempo num tratamento mais atencioso aos clientes.

Digitalizar sem perder o atendimento humanizado é possível

Na Superlógica defendemos o uso das soluções tecnológicas como ferramentas  de apoio e gestão, que devem ser usadas para tornar o negócio mais eficiente e para melhorar a satisfação do cliente.

Acreditamos que a digitalização dos processos nas imobiliárias vai aumentar a importância do corretor de imóveis e a relevância do fator humano.

O que a tecnologia deve permitir é dar mais tempo aos profissionais do ramo imobiliário para atender melhor seus clientes e planejar estratégias de prospecção e retenção.

Isso porque reduzem o tempo gasto com tarefas repetitivas, como emissão e remissão de boletos, cobranças e organização de papéis.

Nossa plataforma de gestão para imobiliárias, por exemplo, tem funcionalidades específicas para a gestão de contratos de aluguel e venda, com alertas, notificações, histórico e reajuste automático.

É um recurso de gestão interna que facilita o trabalho dos profissionais e permite que eles atendam os clientes com mais agilidade.

Outra funcionalidade é o autoatendimento, que permite ao usuário emitir a segunda via do boleto de pagamento do aluguel por conta própria, processo que dispensa a intermediação de um humano, sem prejuízo para o cliente, que consegue resolver uma demanda objetiva com rapidez.

Conclusão

Perdendo menos tempo com gestão de contratos e cobranças, os corretores e funcionários das imobiliárias têm mais tempo para reforçar a humanização do atendimento.

Assim, eles vão ser o apoio que o cliente (inquilino, comprador ou proprietário) precisa para questões como:

  • Negociação de valores e condições
  • Encontrar o melhor lugar para viver ou instalar seu negócio
  • Encontrar o imóvel com as características mais adequadas ao seu perfil
  • Definir os valores anunciados para venda ou locação do imóvel
  • Fazer os ajustes necessários para tornar o imóvel mais atrativo

Quer embarcar na transformação digital e tornar sua imobiliária mais ágil e eficiente? Experimente a Superlógica.

Para saber mais sobre a digitalização no mercado imobiliário, leia os seguintes posts:

Compartilhar

Comentários

comentarios