Fluxo de caixa para imobiliárias: o que é e como fazer

Por: Thawnee de Oliveira2 Minutos de leituraEm 01/11/2017Atualizado em 10/02/2023

O dia a dia de uma imobiliária é um constante desafio. Como uma complexa máquina, essa rotina precisa de todas as suas engrenagens em perfeito estado para que tudo funcione em harmonia.

Nova call to action

Um dos principais desafios que você encontra é conseguir administrar todas as atividades a serem realizadas, desde o controle dos imóveis, até o financeiro da sua imobiliária. Por ter essa dinâmica acelerada e cheia de procedimentos, algumas atividades importantes podem ser negligenciadas.

Uma a ser citada, que é fundamental para a sua saúde financeira é o controle de Fluxo de Caixa. Vamos conhecer a importância do fluxo e como fazê-lo?

Fluxo de caixa para imobiliárias, o que é?

Fluxo de caixa nada mais é do que um controle detalhado de todas as movimentações de entrada e saída realizadas em sua imobiliária, ocorridas em um determinado período. A sua importância é pela possibilidade que ele oferece de gerir o financeiro de sua imobiliária de uma maneira mais eficaz e confiável.

Como posso fazer o fluxo de caixa da minha imobiliária?

Foque na organização. Um fluxo de caixa seguro e bem feito deve ter como seu alicerce a organização das informações, pense em um painel principal, como um dashboard, com todas as informações principais na primeira tela e assim você e sua equipe ter um acompanhamento diário dos processos financeiros e administrativos.

Nova call to action

#1 Escolha uma ferramenta eficaz

Imobiliárias mais antigas e presas a uma ferramenta ultrapassada, como as planilhas perdem tempo com alimentação manual das informações, com o alto custo de tempo e aumenta o risco de erros que prejudicam precisão das informações.

Um Software de Gestão financeira para imobiliárias, automatiza esse processo, trazendo informações seguras e organizadas.

#2 Escolha a frequência e crie categorias

A frequência para realizar o fluxo de caixa deve ser baseada na quantidade de suas movimentações. Analisando elas, você pode determinar se é necessário ser diário ou semanal.

Já as categorias facilitam para saber quais foram entradas e saídas, por exemplo. As subcategorias te ajudam a ter um controle mais detalhado do que se refere cada movimentação.

#3 Saiba o saldo anterior

Para o Fluxo de Caixa ser bem executado, é importante sempre se ter em mãos o saldo anterior do fechamento. Com ele, você vai conseguir realizar fluxo e saber exatamente qual o valor real após as movimentações.

Nova call to action

#4 Entenda a importância de fazer o Fluxo de Caixa sempre

Depois de os itens anteriores, é necessário entender o motivo de realizar o fluxo no período escolhido, sempre, sem esquecimentos.

O fluxo de caixa é a sua principal ferramenta para controle e planejamento da vida financeira da sua imobiliária. Faça dela uma atividade rotineira, como todas as outras que são fundamentais para o funcionamento dela.

Uma dica extra de quem entende do assunto: Utilize um software imobiliário

Um software para imobiliárias vai muito além de automatizar processos manuais como o controle de fluxo de caixa. Ele otimiza o seu trabalho e da sua equipe, trazendo economia de tempo e dinheiro.

Ele conta também com muitas outras ferramentas para gestão dos seus imóveis e do seu financeiro.

 

 




Leitura Recomendada