fluxo de caixa

Fluxo de caixa para imobiliárias – O que é e Como fazer

O dia a dia de uma imobiliária é um constante desafio. Como uma complexa máquina, essa rotina precisa de todas as suas engrenagens em perfeito estado para que tudo funcione em harmonia.

Um dos principais desafios que você encontra é conseguir administrar todas as atividades a serem realizadas, desde o controle dos imóveis ao financeiro da sua imobiliária. Por ter essa dinâmica acelerada e cheia de procedimentos, algumas atividades importantes podem ser negligenciadas.

Uma a ser citada, que é fundamental para a sua saúde financeira é o controle de Fluxo de Caixa. Vamos conhecer a importância do fluxo e como fazê-lo?

Fluxo de caixa para imobiliárias, o que é?

Fluxo de caixa nada mais é do que um controle detalhado de todas as movimentações de entrada e saída realizadas em sua imobiliária, ocorridas em um determinado período. A sua importância é pela possibilidade que ele oferece de gerir o financeira de sua imobiliária de uma maneira mais eficaz e confiável.

O fluxo de caixa permite que você visualize a saúde do seu financeiro, para que assim você consiga planejar mais facilmente as finanças da imobiliária.

Como posso fazer o fluxo de caixa da minha imobiliária?

Foque na organização. Um fluxo de caixa seguro e bem feito deve ter como seu alicerce a organização das informações, pense em um painel principal, como um dashboard, com todas as informações principais na primeira tela e assim você e sua equipe ter um acompanhamento diário dos processos financeiros e administrativos.

1. Escolha uma ferramenta eficaz

Imobiliárias mais antigas e presas a uma ferramenta ultrapassada, como as planilhas perdem tempo com alimentação manual das informações, com o alto custo de tempo e aumenta o risco de erros que prejudicam fidedignidade das informações.

split de pagamento repasse pagamento a proprietário

Um Software de Gestão financeira para imobiliarias, automatiza esse processo, trazendo informações seguras e organizadas.

2. Escolha a frequência e crie categorias

A frequência para realizar o fluxo de caixa deve ser baseada na quantidade de suas movimentações. Analisando elas, você pode determinar se é necessário ser diário ou semanal.

Já as categorias facilitam para saber quais foram entradas e saídas, por exemplo. As subcategorias te ajudam a ter um controle mais detalhado do que se refere cada movimentação.

2. Saiba o saldo anterior

Para o Fluxo de Caixa ser bem executado, é importante sempre se ter em mãos o saldo anterior do fechamento. Com ele, você vai conseguir realizar fluxo e saber exatamente qual o valor real após as movimentações.

3. Entenda a importância de fazer o Fluxo de Caixa sempre

Depois de os itens anteriores, é necessário entender o motivo de realizar o fluxo no período escolhido, sempre, sem esquecimentos.

O Fluxo de Caixa é a sua principal ferramenta para controle e planejamento da vida financeira da sua imobiliária. Faça dela uma atividade rotineira, como todas as outras que são fundamentais para o funcionamento dela.

Uma dica extra de quem entende do assunto: Utilize um software imobiliário

Um software para imobiliárias vai muito além de automatizar processos manuais como o controle de fluxo de caixa. Ele otimiza o seu trabalho e da sua equipe, trazendo economia de tempo e dinheiro.

Ele conta também com muitas outras ferramentas para gestão dos seus imóveis e do seu financeiro.

Quer resultados rápidos, processos otimizados e redução da inadimplência na sua imobiliária?

Você consegue alcançar essas metas com a ajuda de um especialista em gestão administrativa e financeira para imobiliárias. Preencha as informações abaixo e aguarde nosso contato.





Compartilhar

Comentários

comentarios