Startup da Estônia promete antifraude mais segura que autenticação presencial

Por: Heitor Facini2 Minutos de leituraEm 12/07/2018Atualizado em 29/10/2020

Em um mundo cada vez mais digital, verificar se uma pessoa existe de verdade é um desafio cada vez maior. Pensando nisso, a Veriff, startup da Estônia, enxergou uma excelente oportunidade de negócios. Eles desenvolveram uma solução SaaS antifraude que tem como objetivo tornar fácil para empresas autenticar a identidade de uma pessoa on-line.

“A gente criou um serviço de verificação online que é mais seguro e efetivo que a autenticação presencial”, declarou Kaarel Kotkas, fundador da Veriff, em entrevista ao TechCrunch. Através do algoritmo criado utilizando vídeo online, ele garante conseguir oferecer serviços premium para pequenas e médias empresas.

“Entendemos que verificações via foto nunca são extremamente assertivas. Nosso serviço utilizando o vídeo garante uma autenticação em tempo real, da pessoa certa com a autorização dela. Assim, construímos a confiança ponta a ponta”, explicou.

Como a Veriff consegue fazer uma autenticação mais segura que a presencial?

O primeiro passo é o uso do vídeo ao invés das fotos. Isso já garante uma assertividade bem maior.

Nova call to action

Além disso, segundo a empresa, são analisados milhares dados e ponto de contato dos usuários através dos frames dos vídeos, redes de contatos, verificação de documentos e utilização de dispositivos.

Dessa forma, o algoritmo utiliza um sistema de machine learning para identificar padrões, individuais e em grupo, e perceber anomalias que passariam despercebidas ao olho humano. “O sistema anti-fraude faz com que os usuários honestos continuem no flow do sistema e os fraudulentos são barrados”.

Quanto custa o sistema?

Segundo Kareel, o sistema é completamente desenvolvido em uma API amigável e pode ser implementado em pequenas empresas em poucos minutos. A precificação é feita em duas formas: são €49 pagos de maneira recorrentes numa periodicidade mensal mais €2 por verificação realizada.

O objetivo é fazer com que as pequenas empresas consigam ter a mesma qualidade de verificação que as grandes empresas que, normalmente, conseguem absorver esse custo todo.

Veriff já recebeu aporte de investidores

No momento, no mundo todo, a Veriff tem apenas 40 clientes ativos. Dentre eles, estão fintechs, marketplaces, empresas de economia colaborativas e sites de e-commerce.

Mas, mesmo assim, já conseguiu aportes milionários. A startup já levantou $7.7 milhões em uma rodada série A de investimentos em que participaram Taavet Hinrikus, Ashton Kutcher, Paul Buchheit, Elad Gil, SV Angel, ACE Ventures liderados pela Mosaic Ventures.

Nova call to action

Nesse momento, as operações de marketing e vendas estão sediadas em Tallinn, na Estônia. O objetivo é mover em breve para os Estados Unidos.

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão (ERP) líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos em cinco segmentos de mercado: SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Educação e Empresas de Comunicação Visual.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento itinerante falando sobre a transformação digital e os desafios do mercado de condomínios.



Leitura Recomendada