Superlógica Labs abordará Engenharia de Confiabilidade

Por: Cinthia Bronzati2 Minutos de leituraEm 12/03/2021Atualizado em 11/06/2021

Nos últimos anos, parece que todos os aspectos da nossa rotina estão se digitalizando. Por isso, é cada vez mais importante contar com softwares e sistemas resilientes e confiáveis, e a Engenharia de Confiabilidade ajuda a garantir isso.

Esse será o assunto da edição do próximo Superlógica Labs, evento on-line voltado para os profissionais brasileiros do mercado de tecnologia e inovação.

A conversa, que terá como convidado especial o engenheiro Matheus Fidelis, ocorre na terça-feira, dia 16 de março, às 17h, e faz parte da #TrilhaTechLabs.

O que é Engenharia de Confiabilidade?

Engenharia de Confiabilidade é um conjunto de práticas e métricas da engenharia de software aplicadas em processos que visam aceitar os riscos e aumentar a disponibilidade e resiliência de produtos de software.

A área também é conhecida pela sigla SRE, que vem do inglês: Site Reliability Engineering.

O engenheiro que trabalha com SRE usa conceitos do desenvolvimento e engenharia de softwares na resolução de problemas do dia a dia das operações.

A SRE surgiu a partir da constatação de que o trabalho de manutenção e atualização dos softwares e sistemas é tão importante quanto o seu desenvolvimento e requer uma equipe de engenheiros com uma ampla gama de capacidades.

Labs abordará os desafios para a adoção da SRA

O Superlógica Labs propõe discutir os desafios e atalhos para adoção das práticas de Engenharia de Confiabilidade, que podem ser amadurecidas através de jornadas técnicas e culturais nos times e produtos.

Matheus Fidelis, o convidado desta edição, é site reliability engineer (engenheiro de confiabilidade) na PagSeguro PagBank, especialista em sistemas distribuídos de alta disponibilidade, microservices e clouds públicas.

Alguns dos tópicos abordados no evento serão:

  • Cloud
  • Disaster recovery
  • Resposta a incidentes
  • DevOps
  • Observabilidade
  • Engenharia do Caos

Sobre o Superlógica Labs

Superlógica Labs é um evento promovido pela Superlógica que começou como um encontro presencial com a comunidade dos mercados de tecnologia e inovação de Campinas e região.

Agora online, o Labs está de volta com diversas trilhas trazendo o que há de mais atual sobre os temas de UX, growth, empreendedorismo, inovação e cultura corporativa. Acompanhe pela página do Facebook clicando aqui.

Nova call to action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias

Leitura Recomendada