Amazon lança marketplace para gerenciamento de assinaturas

Por: Time Superlógica2 Minutos de leituraEm 25/04/2017Atualizado em 23/09/2020

A Amazon anunciou oficialmente, na última segunda-feira (24/04), o lançamento de seu marketplace para gerenciamento de assinaturas, o Subscribe with Amazon.

Em desenvolvimento desde o ano passado, ele funciona como uma loja de aplicativos por assinaturas, que oferece aos clientes a possibilidade de descobrir novos serviços, se inscrever e gerenciar suas assinaturas em um mesmo lugar.

O sistema – que foi introduzido de forma silenciosa dentro do site – disponibiliza um painel online no qual os clientes podem descobrir novas assinaturas, separadas por categorias como notícias e revistas, estilo de vida, educação, filmes e TV, produtividade e softwares.

A Amazon oferece, ainda, ferramentas de autoatendimento, que facilitam o gerenciamento de preços dos planos pelas empresas que desejam vender assinaturas no seu site, e APIs próprios para recebimento de pedidos e atualizações do serviço.

Um problema que pode ser solucionado – e que é o terror de toda empresa recorrente – é a taxa de cancelamento (churn). Com todas as assinaturas centralizadas em um mesmo local, as empresas que já aderiram contam com a diminuição das interrupções no serviço causadas por dados desatualizados, uma vez que o cliente deve atualizar suas informações no sistema da Amazon – e os dados são automaticamente transmitidos para as assinaturas ativas.

Nova call to action

A solução, porém, não é universal: não é esperado que Netflix e Spotify se juntem à plataforma, por serem concorrentes da Amazon Prime Video e do Music Unlimited.

Outra possibilidade a ser explorada é a oferta de promoções cruzadas, vinculando produtos físicos às assinaturas. Por exemplo: você compra um livro de receitas de coquetéis e tem a assinatura da Hooch (um clube de bebidas) oferecida como um item que pode combinar com sua compra. Isso facilitará a geração de novas assinaturas no site, visando clientes que já demonstraram interesse em produtos similares.

“Ao longo dos anos, a Amazon adquiriu uma vasta experiência no mercado de clubes e assinaturas, inovando em programas como Prime e Kindle Unlimited”, declarou Lovina McMurchy, gerente geral da Subscribe with Amazon, em comunicado oficial. “Estamos entusiasmados em expandir nossa seleção, oferecendo às empresas de assinatura um canal de autoatendimento para disponibilizar suas assinaturas a milhões de clientes da Amazon”.



Leitura Recomendada