Marketing para administradoras: como criar anúncios no Facebook com sua lista de e-mails

Por: Equipe Condomínios7 Minutos de leituraEm 19/04/2018Atualizado em 10/03/2022

A importância do marketing para o crescimento dos negócios das administradoras de condomínio é inquestionável. Se você atua nesse ramo, não importa qual o tamanho da sua empresa, você precisa usar recursos para destacar a sua imagem no mercado e, assim, gerar mais vendas.

Aqui no blog, já tratamos desse tema no post Como fazer marketing para administradoras de condomínio , no qual abordamos, de forma geral, diversas frentes. Hoje vamos falar sobre como você pode acionar sua base de contatos para criar e promover anúncios no Facebook.

Vamos elencar as práticas mais adequadas e explicar em um passo a passo, como sua administradora de condomínios pode usar essa plataforma de mídia social para apoiar sua estratégia de marketing e vendas.
Ainda não está convencido de que o Facebook pode lhe ajudar a vender mais?

Vamos olhar esses números:
Por que o Facebook é importante para o marketing para administradoras?

As redes sociais ocupam hoje um papel relevante na vida das pessoas. Para se ter uma ideia dessa dimensão, são cerca de 127 milhões de acessos mensais de brasileiros no Facebook, sendo que cerca de 90% são de origem de dispositivos móveis (smartphones e tablets), segundo dados divulgados pelo próprio Facebook.

Portanto, um local com um tráfego tão intenso, é também um ótimo ambiente para a realização de negócios. O Facebook estima que 99% das pessoas que utilizam a plataforma são receptivas a ações de marketing.
Hoje, essa rede social contabiliza 5 milhões de anunciantes ativos em todo o mundo, dentre empresas dos mais variados segmentos e portes.

Não há como negar a relevância desse meio. Você certamente tem (ou já teve) uma conta no Facebook. Além disso, é possível que também tenha muitos clientes que utilizam essa plataforma, não é mesmo?

Minha administradora já usa o Facebook gratuitamente, por que devo investir em anúncios?

Muitas administradoras de condomínios já possuem fanpages no Facebook. Essas páginas funcionam como um meio de divulgar, gratuitamente, temas relacionados ao mercado, novidades em serviços e assuntos relevantes para o público de relacionamento da empresa.

Entretanto, em janeiro de 2018, o Facebook anunciou uma mudança na distribuição do conteúdo postado dentro da plataforma, privilegiando a visualização de posts feitos por amigos e familiares.

E o que isso impacta nos negócios das empresas?

Essa nova postura atinge diretamente o alcance gratuito (ou orgânico) de tudo o que é postado nessa rede social. Ou seja, para ser visto, cada vez mais, será necessário produzir conteúdo que seja relevante para o público com o qual se deseja conversar.

E para isso, é indispensável lançar mão de estratégias para engajar e nutrir esse relacionamento. Mas, isso é assunto para um outro post, nesse momento, vamos nos concentrar em saber como os anúncios na plataforma de publicidade Facebook Ads, podem dar mais visibilidade para a sua administradora.

Por que a criação de anúncios no Facebook Ads deve apoiar minha estratégia de marketing?

O Facebook Ads é a plataforma de publicidade do Facebook. Nela é possível veicular anúncios em diversos formatos, com o objetivo de divulgar produtos, serviços e até estimular a visita ao site da administradora.

Um dos grandes diferenciais dessa mídia é que ela permite segmentar muito bem o público que se pretende atingir.
O Facebook Ads oferece também tem uma variedade de locais de exibição dos anúncios, que pode ser na timeline, na barra lateral (sidebar), dentro do bate papo Messenger, ou até mesmo entre a visualização de vídeos.

Além disso, pode-se determinar em quais dispositivos (computador, tablet, smartphone) o anúncio será acessado e também os dias, horários e a frequência dessa exibição.

Com tudo isso, as chances de obter sucesso por meio de anúncios nessa plataforma são bem grandes.

Com qual propósito minha administradora deve anunciar no Facebook Ads?

Toda campanha de marketing deve ter objetivos claros. O Facebook Ads, como qualquer outra mídia, pode apoiar os mais variados propósitos das administradoras:
– Divulgar promoções e novos serviços aos condôminos
– Estimular o cliente a criar um novo hábito como acessar o site ou baixar um aplicativo
– Fortalecer a imagem marca

Esses são apenas alguns. Para facilitar a definição da estratégia a ser adotada, o próprio Facebook sugere objetivos de campanha. Enfim, a lista é grande e tudo depende do que a empresa deseja comunicar.

O mais importante é que a definição dos objetivos e dos indicadores de sucesso (sigla em inglês KPIs), que se pretendem alcançar é o que vai apoiar a aferição dos resultados conquistados até o final da campanha.

Como trabalhar sua lista de e-mails antes de subí-la no Facebook

É muito comum encontrar uma lista de e-mails desatualizada ou com endereços inválidos. Por isso, é bom a administradora ficar de olho se o relacionamento com o seu público está sendo constante e proveitoso.
Existem também técnicas simples para validar uma lista de contatos antes de realizar qualquer ação de marketing.

Vamos ver algumas boas práticas:

– Peça periodicamente ao cliente para atualizar os seus dados cadastrais
– Crie divisões dentro dessa lista de contatos que faça sentido para o seu negócio: por clientes, localidades, entre outros
– Crie uma segmentação exclusiva para prospects (clientes em potencial), adicione informações sobre cargo, tamanho da empresa e outras informações relevantes
– Faça uma limpeza: verifique a digitação dos endereços e elimine contatos duplicados
O que importa é facilitar a identificação do público e, assim, direcionar a ele a ação de marketing mais adequada.

Também é possível usar a plataforma do Facebook Ads para criar um anúncio direcionado ao público que a administradora já possui, com o objetivo de solicitar a atualização dos seus dados.

Em troca, você pode, por exemplo, oferecer alguma promoção ou condição especial e, assim, reengaja-los com a sua marca.

Passo a passo: como subir a sua lista de contatos no Facebook Ads

Utilizar a ferramenta do Facebook Ads é relativamente simples e a prática melhora com o tempo.

Separamos aqui um passo a passo sobre como subir, ou seja, fazer o upload da lista de e-mails que sua administradora já possui:

1- Você vai precisar de acesso ao gerenciador de anúncios do Facebook
2 – Acesse no menu superior a área “Públicos”
3 – Clique em “Criar Públicos”, selecionando a seguir a opção “Público personalizado”
4 – Use a opção “Arquivo do cliente”. Escolha o arquivo em que está a sua lista de e-mails ou copie e cole os dados
5 – Faça o upload da sua lista de e-mails. Nota: o Facebook também permite fazer o upload de número de celulares

Pronto! Basta seguir as orientações que a página fornece. Todos os passos são bem intuitivos.
O sistema irá identificar quantos e-mails da sua lista possuem contas no Facebook. Ele também irá alertar sobre a quantidade de e-mails inválidos, muito provavelmente, por terem sido digitados de forma errada. Para resolver isso, volte às dicas que demos acima.

Após carregar a lista, você irá nomeá-la. Após alguns minutos, o Facebook irá dizer quantos dos e-mails carregados são válidos dentro dessa rede social, entretanto, você não poderá ver quem são esses contatos.

Como a administradora pode criar uma nova lista dentro do Facebook Ads?

Além da lista de contatos que a administradora de condomínios já possui, é possível também expandir a divulgação para outros públicos, quando o objetivo da campanha for fortalecimento da marca, por exemplo.

Por isso, quando houver essa necessidade, é importante conhecer a capacidade de segmentação dentro do Facebook Ads.
Nessa plataforma, é possível definir públicos por:

Idade, gênero e idioma

Localização – Determinando com exatidão a região na qual o anúncio poderá ser visto. Também é possível excluir os locais indesejados.

Interesses – assuntos que as pessoas declaram gostar dentro do Facebook e até fora dessa rede social. Nesse último caso, isso é possível de ser mapeado graças a uma extensão chamada “pixel” que pode ser instalada no seu site. Esse recurso age reunindo o histórico de visitação, apontando o comportamento do usuário em relação ao acesso de cada página.

Dados demográficos – estado civil, número de filhos, renda familiar, entre outros dados.

Conexões – quem curtiu a fanpage da administradora, com a possibilidade de extensão para os amigos dessas pessoas.

Lookalike – Esse é um dos recursos mais interessantes. São sugestões de públicos com perfis semelhantes aos da lista de contatos que a administradora já possui. Pode ser usado para expandir o alcance de uma divulgação. Essa segmentação sugerida também é criada com base em dados reunidos a partir da visitação do site de sua empresa. Mas, para usufruir desse recurso, é necessário instalar a extensão pixel do Facebook, que mencionamos no item “interesses”.

Na dúvida, o Facebook também dá uma ajudinha na hora de definir com mais exatidão o seu público-alvo. O Facebook Audience Insights é uma ferramenta fácil de usar e que apoia a criação da segmentação mais adequada para o seu negócio, trazendo informações bem detalhadas, que podem, inclusive, colaborar para a criação do anúncio.

Como uma administradora de condomínios pode criar anúncios no Facebook?

O Facebook Ads permite que a administradora crie anúncios no formato que for mais conveniente. O que vale é usar a originalidade, mas sem deixar de lado o perfil do seu público-alvo.

– A criação de um bom anúncio, geralmente envolve 4 aspectos fundamentais:
– Um visual atrativo
– Relevância para o seu público
– Geração de valor
– Um convite para usuário realizar um ação

É caro anunciar no Facebook Ads?

Em comparação com mídias tradicionais como veiculações de anúncios em TVs, jornais e revistas, o Facebook Ads, pode ser considerado um meio barato de divulgação.

A plataforma fornece opções de pagamento que são categorizadas das seguintes formas:

Custo por aquisição (CPA) – Quanto se paga pela ação que o usuário realiza em cada anúncio. Quanto mais ações (cliques/ interações) houver, menor será o seu custo.

Custo por clique (CPC) – Quanto se paga por cada clique no anúncio. O CPC médio pode ser calculado em cima do custo total do anúncio / total de cliques.

Custo por mil impressões (CPM) – Quanto se paga para cada mil impressões, ou seja, número de vezes que o seu anúncio é exibido, mesmo que não haja nenhum clique nele.

De modo geral, o Facebook Ads vem pré-configurado para faturar por meio do número de impressões exibidas, ou CPM. Mas, é possível alternar e trabalhar com todas as formas de remuneração até mesmo para que seja possível realizar testes para identificar qual é o modelo mais lucrativo para a sua administradora.

Como estratégia, uma dica é começar investindo pouco e aumentar gradualmente, conforme os resultados forem surgindo.

Como medir o retorno de uma ação de marketing?

Como qualquer canal de mídia, antes de realizar investimentos, as administradoras devem traçar um objetivo bastante claro e, assim, definir quais serão os indicadores de sucesso, que medirão o retorno da ação.
Com a meta definida, deve-se compará-la ao valor que foi investido na campanha. Isso se chama ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre o Investimento). Geralmente, calcula-se o ROI da seguinte forma: ROI = (Receita – custo) / custo x 100.

E por que deve-se medir o ROI? Porque assim é possível avaliar o quanto houve de retorno com uma ação. A vantagem do marketing digital é que ele permite uma mensuração de resultados bastante detalhada e confiável.

Conclusão

Usar o Facebook Ads é bastante intuitivo, e com o tempo, a prática vai se aperfeiçoando.
Para simplificar a organização das tarefas, preparamos um ckeck-list para lhe ajudar a começar a criar anúncios e segmentações que irão melhorar a exposição da marca e impulsionar as vendas da sua administradora.

Vamos a ele:
– Defina muito bem o seu objetivo e trace os indicadores de sucesso que irão lhe apoiar quando for medir os resultados da ação
– Use sua lista de e-mails para começar a se relacionar com o seu público
– Lance mão do recurso de segmentação “Lookalike” (públicos semelhantes ao que você já tem) para ampliar o potencial de alcance de sua campanha. Mas, antes, avalie se essa estratégia faz sentido para o que deseja divulgar
– Avalie o melhor formato de anúncio se encaixa no que pretende divulgar
– Crie anúncios convidativos, que chamem a atenção do seu público-alvo
– Defina o quanto quer gastar

Mensure os resultados!

 

New call-to-action

Leitura Recomendada