Inadimplência condominial: um problema a ser resolvido

Por: Felipe Haguehara2 Minutos de leituraEm 21/06/2022Atualizado em 21/06/2022

A inadimplência ainda está muito presente nos condomínios brasileiros. Realizamos um estudo recente sobre os atrasos e a falta de pagamento da taxa condominial, entre 2017 e 2021, e a conclusão foi de que existe uma média de inadimplência entre 10% e 15%. “Até mesmo quando houve um recuo do problema, durante a pandemia, a taxa se manteve próxima dos números históricos. Entendemos que a expectativa para os próximos meses é haver um aumento considerável e, para os próximos anos, a taxa se manter estável”, afirma Marcelo Bernartt, nosso líder de crédito.

O especialista lembrou ainda que os estudos mostraram a manutenção da inadimplência mesmo com uma cobrança mais agressiva, pois se trata de um problema crônico. “E sabemos que não receber a taxa condominial significa ter problemas de planejamento. Será preciso economizar com manutenção e melhorias, o que prejudica a qualidade de vida de todos os moradores”, diz.

Inadimplência condominial se mantém alta no Brasil

Inadimplência condominial se mantém alta no Brasil
Fonte: Superlógica

Recorde de brasileiros endividados

A situação econômica das famílias brasileiras não está nada favorável, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em pesquisa recente, o número de endividados chegou a 77,7% e foi um recorde histórico desde 2010. O período da pandemia do Covid-19 registrou grandes taxas de endividamento e teve abril deste ano como pico da variação em pontos percentuais.

Recorde de brasileiros endividados
Fonte: CNC

E quando relacionamos tal questão com os condomínios, a tendência é isso refletir ainda mais na inadimplência condominial. “Vivemos uma situação socioeconômica complicada e a taxa condominial é uma das contas mais preteridas, porque as pessoas veem como aquele imposto que você paga para outras pessoas usufruírem”, diz Bernartt.

Mas o que é crônico não tem solução?

“A inadimplência em si não tem solução, porém seus efeitos no condomínio podem ser eliminados”, reforça o especialista. E como? Uma saída é garantir integralmente a receita do condomínio todos os meses, mesmo que algum condômino não pague. Tal medida permite solucionar o problema da falta de recursos e consequentemente resgatar a confiança de que a gestão realizará as melhorias necessárias.

Saiba mais sobre o Inadimplência Zero

E nosso programa de crédito Inadimplência Zero atende essa necessidade. O recurso permite que o planejamento da gestão seja garantido, já que o dinheiro vai entrar no caixa e o síndico poderá realizar a gestão junto da administradora. “A partir do momento que você planeja e tem certeza que vai receber todos os meses, os moradores podem confiar que os responsáveis legais conseguirão administrar o condomínio com mais eficiência”, reforça Bernartt.

Quer saber mais sobre o tema? O Superlógica Next terá uma palestra exclusiva que você não pode perder! O evento itinerante passará por 10 cidades brasileiras e nosso time de especialistas irá compartilhar conteúdos pensados exclusivamente para os mercados condominial e imobiliário. A primeira edição é amanhã (22) em Brasília. Acompanhe as novidades por aqui e nas nossas redes sociais.

Inscreva-se no Superlógica Next 2022

Leitura Recomendada