Guia: “21 tipos de reparos que sua administradora deve prestar atenção”

Quando se fala em manutenção, a primeira coisa que surge à cabeça dos gestores de administradoras de condomínios é “gasto”. No entanto, este serviço vai muito além de uma commodity, trata-se de prezar pela segurança, bem-estar e saúde dos condôminos. 

As obrigações da administradora ficam delegadas no contrato firmado. Mas ao ir além, auxiliando o síndico na organização dos diversos reparos no imóvel, ela adiciona uma característica competitiva no mercado para a sua empresa.

Você conhece todos os tipos de manutenções pelas quais um condomínio precisa passar? Tem ciência da importância e consequência delas no cotidiano dos locatários? Sabe a melhor maneira de organizar-se?

Para responder a essas perguntas, a Superlógica, desenvolvedora do software de gestão líder para administradoras de condomínios, e o Produttivo, uma solução para automatizar os serviços de inspeção, manutenção e instalações, lançaram o ebook “Manutenção em condomínios: 21 tipos de reparos que sua administradora deve prestar atenção”.

Para fazer download do material, é só preencher o formulário abaixo!


A importância da manutenção nos condomínios

Quando uma pessoa procura por um imóvel e  decide alugá-lo ou comprá-lo, existem duas demandas básicas para chegarem nessa decisão: segurança e conforto.

Os condôminos, em sua maioria, querem encontrar essas características num lar, para então passaram uma grande parte da vida neste local. É com essa mentalidade que as administradoras de condomínios devem colocar os reparos em sua lista de prioridades.

A necessidade das manutenções regulares superam a questão da comodidade. Trata-se de prevenir situações de risco para os inquilinos e prezar por sua saúde.

As consequências de negligenciar os reparos

A limpeza da caixa d’água, por exemplo, precisa ser feita religiosamente duas vezes ao ano e recomenda-se uma outra higienização durante o verão. Caso negligenciada, aumentam os riscos de contaminação na água consumida pelos condôminos.

Outra manutenção importante é a da fiação elétrica, especialmente para prédios antigos. Se não monitorada com cuidado, os defeitos podem ocasionar curtos-circuitos nos aparelhos dos moradores ou causar incêndios.

Assim, são notáveis as consequências dos consertos mal feitos ou ignorados. Ao oferecer riscos à saúde dos moradores, também abre-se margem para ações judiciais contra o síndico e a administradora.

Os 2 tipos de manutenção

Primordialmente, existem dois tipos de reparos que podem ser feitos nos condomínios: preventivos e corretivos.

No primeiro, como o nome indica, são ações voltadas para antecipar problemas. Quanto mais conseguirem prever e evitar os transtornos estruturais, melhor será a vida do condômino.

Já no segundo, trata-se do conserto e ajustes de problemas existentes na estrutura. Neste caso, é importante prezar pelo reparo definitivo. As soluções temporárias apenas adiam a correção e podem influenciar em danos mais graves no futuro.

Checklist de ativos e equipamentos

Existem 21 ativos e equipamentos do condomínio que devem ser monitorados constantemente. Eles podem ser agrupados por sua natureza e impacto na vida dos condôminos:

  • Segurança: portão, portaria e câmeras e sensores de presença;
  • Predial geral: inspeção predial, sistema elétrico, inspeção de incêndio, elevadores, instalações de gás e fachada;
  • Saúde e bem-estar: lavagem de caixa d’água e reuso de água, cuidados com o jardim, dedetização, piscina, playground e conservação e limpeza;
  • Reparos/outros: impermeabilização, reformas em condomínios, desentupidora e limpa fossa, inspeção de vazamentos, telhados ou topo do prédio e para-raios.

Baixe o ebook e confira checklists detalhados dos reparos necessários, etapas para organizar-se e regras a serem seguidas .

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão (ERP) líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias e Educação.

A Superlógica também realiza o Superlógica Xperience, maior evento sobre a economia da recorrência da América Latina, e o Superlógica Next, evento que apresenta tendências e inovações do mercado condominial.

New call-to-action

Compartilhar

Comentários

comentarios