Como fazer a gestão de contas a pagar em um condomínio
O processo de contas a pagar não soa como algo complexo para a maioria das pessoas. Afinal, todo mundo precisa organizar seus pagamentos na vida pessoal, e no condomínio é a mesma coisa, certo?
Não exatamente.
Em um condomínio bem administrado, há diversos passos entre receber a conta e pagá-la. E tudo é feito já pensando na maneira mais eficiente de prestar contas nas assembleias.
Quando o processo é bem conduzido, o condomínio economiza dinheiro, impede pagamentos duplicados, evita multas e juros e se torna mais transparente. No caso contrário, a ineficiência pode custar penalidades e multas.
Gestão de contas a pagar é mais complexa do que parece
Para que todos os benefícios mencionados acima sejam alcançados, é preciso ter um processos organizados para conduzir o processo de contas a pagar.
Um sistema com etapas como:
- classificar as contas;
- criar lembretes;
- organizar os saldos;
- priorizar pagamentos;
- calcular impostos;
- e conferir documentos e informações.
E, claro, esses processos devem prever o armazenamento das informações na pasta de prestação de contas, para facilitar essa que é uma das principais obrigações da gestão do condomínio perante os condôminos.
Assim, como destacamos no começo deste texto, a gestão das contas a pagar é uma atribuição mais complexa do que parece à primeira vista. É por isso que os condomínios estão, cada vez mais, transferindo essa competência dos síndicos às administradoras de condomínios.
Como uma plataforma de gestão pode ajudar
Mesmo a administradora, que é uma empresa estruturada e especializada na gestão de condomínios, precisa de um auxílio para melhorar a sua gestão das contas a pagar.
O melhor auxílio que se pode ter nesse sentido é o de uma plataforma financeira e tecnológica completa, como a Superlógica. Ela organiza todas as informações do condomínio em um único software na nuvem, com os controles e operações financeiras totalmente integrados.
Com a Superlógica, você encontra os seguintes recursos que melhoram bastante o processo de contas a pagar.
- Controle detalhado sobre suas contas
- Cadastro de despesas recorrentes
- Geração da DARF e demais relatórios
- Cadastro e pagamento de impostos sujeitos a retenção
- Conciliação automática de pagamentos
- Captura de Notas Fiscais tomadas pelo condomínio
E ainda há algumas soluções extras que tornam tudo ainda mais fácil. Veja a seguir!
Checagem de duplicidade de documentos na despesa
Ao lançar uma despesa na Superlógica, há uma verificação de duplicidade no campo “Documento”.
Também é validado o número do documento, independentemente do condomínio selecionado. Afinal, só deve existir um número de documento para cada fornecedor — se ele se repetir, provavelmente é porque foi feito um lançamento errado em outro.
Sugestão de data de vencimento de impostos
Ao lançar a retenção em uma despesa, o sistema sugere uma data de vencimento de acordo com o dia que estiver cadastrado no campo “Vencimento do imposto”, que fica localizado em “Despesas → Impostos sujeitos a retenção“.
A data sugerida será sempre o dia cadastrado do mês subsequente à despesa original. Caso não caia em um dia útil, a plataforma irá sugerir o último dia útil antes do vencimento padrão — pois, por determinação do Governo Federal, o vencimento do imposto deve ser antecipado.
Grupos de saldos
Essa ferramenta é utilizada para o controle e gestão dos saldos ordinários, fundo de reservas, investimentos e outras categorias.
Os grupos de saldo são atualizados à medida que são lançadas despesas, receitas ou movimentações bancárias diretas com suas respectivas contas categorias.
É possível definir o grupo de saldo no momento de lançamento da despesa, podendo alterá-lo posteriormente, em caso de erro de lançamento, por exemplo.
Prestação de contas 100% digital
Como destacamos antes, todos os controles financeiros da Superlógica estão integrados.
Isso permite que cada entrada e saída de caixa registrada no sistema atualize automaticamente a pasta de prestação de contas.
Essa pasta pode ser acessada online pelo condômino, com login — basta que a administradora disponibilize para consulta.
Uma vez que a pasta esteja configurada, ela se atualiza automaticamente todo mês. Além disso, é possível configurar uma pasta exclusiva para os síndicos e conselho e outra pasta para os condôminos.
Com todos esses recursos, todos os processos financeiros da administração condominial, entre eles a gestão de contas a pagar, se tornam muito mais simples.
O que achou? Experimente a Superlógica e veja por conta própria!