Cloud: por que utilizar um Sistema de Condomínios nas Nuvens?

Por: Equipe Condomínios3 Minutos de leituraEm 10/05/2017Atualizado em 27/04/2022

Cloud: por que utilizar um Sistema de Condomínios nas Nuvens?

Provavelmente você já passou pelo desespero de ver aquele arquivo importantíssimo simplesmente desaparecer na frente dos seus olhos e perder vários dados porque não havia feito backup. Ter um enorme prejuízo sendo vítima de invasão e sequestro de dados. Não? Então prepare-se, porque esse é o tipo de experiência frustrante pela qual todo mundo passa pelo menos uma vez na vida com sistemas locais, desktop.

Agora imagine quando você tem dezenas, centenas, milhares de arquivos de controle de transações, boletos, comunicados, autorizações, comprovantes, planejamentos, e acontece uma pane no sistema local, por algum problema técnico ou apenas porque ele está pesado demais.

Definitivamente, a administradora de condomínios do futuro tem que usar um sistema cloud computing, ou seja, de computação na nuvem. Se você ainda acha que não há diferença, entenda como funciona essa forma muito mais segura, moderna e robusta de guardar seus dados. Veja porque tantas administradoras estão migrando para o sistema de condomínio nas nuvens e ganhando muito mais agilidade na gestão.

Mas afinal como funciona o sistema online nas nuvens?

Antes de mudar, é claro que você deve saber exatamente como funciona o sistema online nas nuvens e porque ele está conquistando tantos adeptos tão rapidamente. Na verdade, o conceito de cloud é bastante simples: ele é o armazenamento de dados de forma totalmente virtual, sem a necessidade de qualquer forma física, como discos rígidos, por exemplo.

No sistema cloud, tudo é virtual e isso quer dizer que a capacidade de armazenamento é gigante e elástica, ou seja, pode ser ampliada, quando necessário e em poucos segundos.

Além disso, você tem acesso a qualquer hora e de qualquer lugar, basta ter conexão com a internet. A agilidade é muito maior e os custos muito menores, já que não há necessidade de compra de softwares, manutenção, licenças, atualizações, componentes de rede nem antivírus, máquinas e servidores físicos. Como resultado, a sua administradora de condomínios ganha em desempenho, segurança e economia.

Tráfego cloud vai quadruplicar até 2020

Hoje, segundo pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Kelton Research, 75% das empresas brasileiras já usam algum tipo de sistema cloud, online nas nuvens, número acima até mesmo da média mundial, que é de 74%. No entanto, estima-se que muito em breve, até 2020 o tráfego global de dados na nuvem tenha quadruplicado.

Já um estudo da Gartner aponta que o investimento das empresas brasileiras em cloud deverá chegar a US$ 4,5 bilhões em 2017. De olho no mercado verde e amarelo, algumas gigantes da área já aportaram por aqui – como a Amazon, que conta com milhares de servidores de alto desempenho no que é hoje o maior e melhor data center do mundo.

Os números, apesar de impressionantes, não chegam a surpreender, já que mostram apenas o reconhecimento de um serviço de rápida escalabilidade e com capacidade de suportar uma quantidade muito maior de carga de trabalho – bem mais eficiente que os data centers tradicionais.

Um outro ponto alto que a tecnologia cloud oferece é a segurança. Com um sistema na nuvem você fica livre dos famosos sequestros de dados, um crime conhecido como Ransomware, muito comum no Brasil e em alguns casos uma perda irreversível.

Administradora de condomínios do futuro funciona nas nuvens

Por tudo isso, o futuro das administradoras de condomínio está, literalmente, nas nuvens. Trocar as versões de sistemas em desktop pelos sistemas online nas nuvens é dar um salto de qualidade, segurança e agilidade em todo o processo, possibilitando inúmeras inovações.

Geração de boletos com um clique com o sistema Superlógica cloud

Geração de boletos com um clique com o sistema Superlógica cloud

O trabalho colaborativo fica mais fácil, já que todos os envolvidos podem acessar os dados de qualquer lugar e de forma simultânea; o sistema é redundante, ou seja, há sempre um processador sendo executado, com disponibilidade de 99,9% durante o ano; há maior compatibilidade entre os sistemas operacionais por conta da execução em ambiente virtual; e há grande redução de custos, já que praticamente não há gastos com softwares, manutenção e atualizações.

Por tudo isso, migrar para um sistema online nas nuvens é um diferencial competitivo que já está se tornando uma verdadeira exigência do mercado.

Ficou alguma dúvida sobre a importância do sistema cloud, ligue grátis para 0800 709 6800


Leitura Recomendada