A Superlógica vai ajudar a sua administradora a acabar com os transtornos causados pela inadimplência nos condomínios

Por: Rodrigo Ferreira4 Minutos de leituraEm 13/08/2021Atualizado em 09/05/2022

Desde o início de 2020, a pandemia da COVID-19 tem causado efeitos negativos em diversos setores da economia. Uma pesquisa divulgada em abril de 2021, pela Confederação da Indústria (CNI), mostrou que 46% dos trabalhadores viram a renda diminuir ou acabar durante esse período. 

Em um cenário como esse, não é raro que as pessoas não consigam honrar com todos os seus compromissos financeiros.

Este é um dos fatores que agravam a inadimplência,  um problema crônico nos condomínios brasileiros. Apesar de oscilar na maior parte do tempo, ela se mantém em patamares relativamente altos, o que é um grande desafio para os síndicos e administradoras. 

Isso acontece porque a inadimplência pode ser influenciada por diversos fatores macroeconômicos que, querendo ou não, prejudicam o planejamento financeiro dos condomínios, podendo, inclusive, gerar rateio extra. Logo, os condôminos adimplentes acabam tendo que pagar um valor ainda maior na taxa mensal.

Para ajudar as administradoras e síndicos a resolver esse problema, a Superlógica lançou o Inadimplência Zero. E, para que você entenda melhor esse novo serviço, conversamos com Marcelo Bernartt, líder de Serviços de Crédito da Superlógica. Confira a entrevista na íntegra!

Como a inadimplência impacta a gestão dos condomínios e dificulta o trabalho do síndico?

A inadimplência é como uma bola de neve. Ela pode até começar com poucos condôminos inadimplentes mas, com o passar do tempo, a situação vai ganhando maiores proporções.

Quando isso acontece, o condomínio não arrecada o valor planejado e, assim, falta dinheiro para honrar com os compromissos financeiros. Dessa forma, a inadimplência impacta diretamente o caixa. 

Um condomínio com o fluxo de caixa em dia, por exemplo, consegue fazer novos investimentos em áreas de lazer e demais estruturas que impactam até na valorização do imóvel.

Ou seja, o síndico precisa torcer para que todos paguem a taxa condominial em dia. Afinal, ele precisa gerenciar o caixa, mantê-lo saudável e, ao mesmo tempo, ser o responsável pela cobrança dos inadimplentes. Além de buscar outras soluções para esse problema.

Resumidamente, todo o transtorno gerencial do condomínio, que está com o caixa defasado, recai sobre o síndico e a administradora.

O que é o Inadimplência Zero?

O Inadimplência Zero é um serviço oferecido pelas administradoras que garante 100% da receita do condomínio todos os meses e em data fixa, com o apoio financeiro e tecnológico da Superlógica.

Quando contratado, é como se todos os condôminos pagassem a mensalidade no mesmo dia e sem falta. Assim, o condomínio e seus gestores – os síndicos e as administradoras – não precisam se preocupar com a inadimplência.

Imagine administrar um condomínio em que todos os moradores pagam a taxa condominial regularmente e no mesmo dia? O Inadimplência Zero garante que isso aconteça.

Mas quem assume a dívida?

O Inadimplência Zero é um serviço financeiro totalmente integrado à plataforma de gestão condominial. Dessa forma, a administradora continua sempre sendo o ponto de contato principal com o condomínio, a Superlógica entra no processo garantindo 100% dos valores mensalmente e realizando a cobrança dos inadimplentes após o trigésimo dia de atraso da mensalidade até eventuais  cobranças extrajudiciais e judiciais.

Como essa solução ajudará os síndicos, administradoras e condomínios?

É muito mais fácil administrar um condomínio em que todos os moradores pagam a taxa condominial em dia e, principalmente, com a garantia do cumprimento da previsão orçamentária.

Normalmente, o síndico já lida com diversos problemas no seu dia a dia, e a inadimplência acaba se tornando mais um peso. Com o Inadimplência Zero, todo o processo de cobrança fica por conta da Superlógica, preservando o síndico e evitando, assim, indisposição com os condôminos.

Então, ao administrar um condomínio saudável financeiramente, ele consegue melhorar sua gestão e realizar todas as melhorias necessárias para a boa convivência e qualidade de vida dos condôminos.

Como canal de implementação deste serviço, a administradora, por sua vez, é a protagonista dessa história. Os síndicos, que já contam com a administradora para ajudá-los nas rotinas de cobrança, agora, encontrarão nela uma nova solução para acabar de vez com o problema. Isso irá torná-la ainda mais efetiva e essencial na gestão financeira do condomínio.

A Inadimplência afeta também os condôminos adimplentes? Como o Inadimplência Zero pode beneficiá-los?

Sim, afeta. A arrecadação do condomínio é uma divisão obrigatória entre todos os condôminos.

Essa divisão vem da previsão orçamentária do condomínio que, normalmente, são custos fixos a serem divididos por todos os moradores. Quando a inadimplência ocorre, ela atinge diretamente essa arrecadação e compromete o caixa do condomínio. Em outras palavras, faltará dinheiro para cumprir com as obrigações.

Essa falta de dinheiro terá que ser dividida entre os moradores adimplentes para que o condomínio possa continuar funcionando normalmente.

Se o condomínio tiver o Inadimplência Zero, os adimplentes não precisarão fazer novos rateios para cobrir os inadimplentes, pois toda a receita do condomínio será garantida mensalmente a um custo fixo.

Além disso, ao contratar esse serviço, a administradora oferece aos moradores a Proteção Contra Perda de Renda, que garante isenção de 3 meses da taxa de condomínio nos casos de perda de emprego (CLT), acidente incapacitante, invalidez e morte. Tudo isso, sem qualquer custo adicional para os condôminos.

O que o condomínio precisa fazer para contratar o Inadimplência Zero?

O condomínio deve procurar a sua administradora, afinal, ela sempre será o canal de implementação deste serviço.

Esse posicionamento reforça o compromisso da Superlógica de impulsionar os negócios das administradoras de condomínios no Brasil, através de soluções financeiras e tecnológicas desenvolvidas especialmente para este mercado.

Desta forma, as administradoras podem utilizar as ferramentas disponibilizadas pela nossa plataforma para ampliar o leque de serviços que elas podem oferecer aos condomínios, criando um relacionamento sólido e duradouro, além de valorizar sua própria marca frente ao mercado.

Dê uma dica final que pode ajudar na saúde financeira dos condomínios.

A dica mais importante é buscar apoio profissional para gerenciar as finanças do condomínio. A administração financeira condominial não é uma tarefa simples e requer muita capacitação e experiência para evitar prejuízos.

É muito importante também, uma vez por ano, fazer um planejamento financeiro de forma bem adequada e de acordo com a realidade do mercado. Além disso, ser 100% transparente com os moradores em relação ao que está sendo planejado.

O futuro da gestão financeira dos condomínios é não precisar mais se preocupar se os condôminos irão pagar ou não os boletos mensalmente. Esse tipo de problema já pode ser resolvido com o Inadimplência Zero

Então, minha dica principal é: contrate ajuda profissional, faça sempre o planejamento financeiro e, principalmente, aplique todas as tecnologias vigentes para oferecer transparência e tranquilidade aos moradores.

 

Leitura Recomendada