assembleia virtual

Assembleia Virtual: aumentando o engajamento de moradores nas decisões do condomínio

As assembleias, ordinárias e extraordinárias, são os eventos mais importantes para os condomínios durante o ano. Entretanto, estimular a participação dos moradores é um verdadeiro desafio para administradoras e síndicos. E a solução para esse problema pode ser a Assembleia Virtual.

Existem diversos motivos para a ausência dos condôminos nas reuniões. Esquecimento, desinteresse, desencontro de informações, limitações por saúde ou deficiência, apenas para listar algumas. No entanto, o quórum é essencial para que decisões importantes sejam tomadas o mais rápido possível e sem atritos.

Assuntos aprovados, mas que despertam discordância por parte dos que não compareceram, podem criar atritos desnecessários. E tudo isso poderia ser evitado com uma alternativa para participação remota.

Mais transparência e participação nas decisões do condomínio

A transparência nas deliberações é absolutamente necessária para uma boa gestão. Administradoras e síndicos devem prezar para que todos tenham como participar e votar nas pautas mais importantes. Isso vale tanto para os processos presenciais, quanto para os virtuais.

Por mais que certas decisões só precisam da maioria presente, possíveis reclamações no futuro podem limitar as ações do síndico. Afinal, todos querem estar envolvidos no que determinará o conforto, segurança e boa convivência no lugar em que vivem com suas famílias.

Para responder às expectativas de participação, bem como resolver o problema da ausência física, o voto eletrônico nas assembleias é a solução mais prática. Assim, mesmo aqueles que estão impedidos de sair de casa ou presos no trabalho poderão participar.

Em situações extremas, como a vivida no Brasil devido ao Sars-CoV-2, vírus causador do COVID-19, a Assembleia Virtual permite a deliberação das decisões importantes do condomínio mesmo com o distanciamento social exigido.

Porém, mesmo fora de momentos ímpares como a pandemia que vivemos, aumentar a adesão é necessário. E as administradoras podem ter um papel direto nisso!


Como funciona a Assembleia Virtual no Superlógica Condomínios?

A Assembleia Virtual não substitui a reunião presencial, mas faz dela um processo muito mais simples. Quem não quis, ou não pôde, votar virtualmente terá sua chance. E o restante trata-se de solenidades para apuração dos votos obtidos por todos os meios e organização dos documentos da ata.

Com a funcionalidade disponibilizada no Superlógica Condomínios:

  • A administradora, junto ao síndico, disponibiliza as pautas, nas quais os moradores podem manifestar suas opiniões e deixar seus pareceres;
  • Condôminos podem votar tanto pelo navegador, através do link enviado na convocação, quanto por dispositivos móveis, através do aplicativo Área do Condômino;
  • Viabiliza-se a organização de outras reuniões (Assembleias Gerais Extraordinárias e Reuniões Informais);

Como funciona o voto do condômino?

O voto é feito por procuração. O condômino precisa apenas assinar uma declaração com sua intenção de voto (que é gerada automaticamente na ferramenta e pode ser impressa em casa), permitindo que um procurador o represente na assembleia presencial com o voto declarado por ele na ferramenta. 

É importante lembrar que vale apenas um voto por unidade. Também, recomenda-se solicitar ao condômino que faça o reconhecimento de firma na assinatura do documento, para evitar contestações na justiça no futuro.

Atenção: A realização de uma assembleia virtual, mesmo que inteiramente por meios digitais, ainda deve respeitar os ritos das presenciais, inclusive para que as decisões não sejam contestadas judicialmente. 

O edital de convocação continua sendo um dos elementos mais importantes. Você deve se certificar que todos os responsáveis pela unidade estejam cientes da realização dela. Além disso, todos detalhes da realização devem ser explicados como: o tipo de assembleia; formato (se é totalmente presencial ou será híbrida); onde acessar para votar etc.

Enquanto no processo tradicional o engajamento varia de 15 a 40%, em uma assembleia virtual esses números podem aumentar em até 80%. Melhora-se, assim, a colaboração entre administradora, síndico e moradores para garantir a boa gestão do empreendimento.

A legislação permite a Assembleia Virtual?

A principal preocupação das administradoras pode ser o respaldo legal por trás da votação remota. O sistema do Superlógica Condomínios foi avaliado e aprovado pelos maiores advogados especialistas no mercado condominial.

Desde que seguidos os processos corretos de convocação, coleta e apuração de votos e montagem da ata, a efetiva realização da assembleia e seu registro em cartório será muito simples. Dessa forma, também, não é preciso fazer qualquer alteração na convenção.

Enfim, o papel da administradora de condomínios vai além da gestão financeira, devendo se importar também com a conveniência e conforto de quem mora neles. A Assembleia Virtual também é um forte argumento de venda para sua empresa nesse quesito, demonstrando que tem soluções para aumentar o engajamento dos moradores nas decisões.

assembleia virtual condômino

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

Superlogica Condominios

Compartilhar

Comentários

comentarios