assembleia virtual

Assembleia Virtual: aumentando o engajamento de moradores nas decisões do condomínio

As assembleias, ordinárias e extraordinárias, são os eventos mais importantes para os condomínios durante o ano. Entretanto, estimular a participação dos moradores é um verdadeiro desafio para administradoras e síndicos. E a solução para esse problema pode ser a Assembleia Virtual.

Existem diversos motivos para a ausência dos condôminos nas reuniões. Esquecimento, desinteresse, desencontro de informações, limitações por saúde ou deficiência, apenas para listar algumas.

No entanto, o quórum é essencial para que decisões importantes sejam tomadas o mais rápido possível e sem atritos. Por exemplo, na Assembleia Geral Ordinária, que acontece todo início de ano, são votadas as obras necessárias, eleição do síndico e até alterações na taxa condominial.

Assuntos aprovados, mas que despertam discordância por parte dos que não compareceram, podem criar atritos desnecessários. E tudo isso poderia ser evitado com uma alternativa para participação remota.

Para eliminar esse gargalo, as administradoras podem recorrer à Assembleia Virtual, disponível no Superlógica Condomínios.

Mais transparência e participação nas decisões do condomínio

A transparência nas deliberações é absolutamente necessária para uma boa gestão. Administradoras e síndicos devem prezar para que todos tenham como participar e votar nas pautas mais importantes.

Por mais que certas decisões só precisam da maioria presente, possíveis reclamações no futuro podem limitar as ações do síndico. Afinal, todos querem estar envolvidos no que determinará o conforto, segurança e boa convivência no lugar em que vivem com suas famílias.

Para responder às expectativas de participação, bem como resolver o problema da ausência física, o voto eletrônico nas assembleias é a solução mais prática. Assim, mesmo aqueles que estão impedidos de sair de casa ou presos no trabalho poderão participar.

Em situações extremas, como a vivida no Brasil devido ao Sars-Cov2, causador do Covid-19, a Assembleia Virtual permite o exercício das decisões importantes do condomínio mesmo com o distanciamento social exigido.

Porém, mesmo fora de momentos como esse, aumentar a adesão é necessário. E as administradoras podem ter um papel direto nisso!


Como funciona a Assembleia Virtual no Superlógica Condomínios?

A Assembleia Virtual não substitui a reunião presencial, mas faz dela um processo muito mais simples. Ou seja, o momento vira uma solenidade para aprovação e leitura das pautas.

Com a funcionalidade do Superlógica Condomínios:

  • A administradora, junto ao síndico, disponibiliza as pautas, sendo que ele pode habilitar os comentários para que os moradores realizem um debate e manifestem suas opiniões;
  • Condôminos podem votar tanto em quais pautas devem ser discutidas, como na deliberação e sanção delas (desde que não entrem em conflito com a convenção do condomínio);
  • Administradoras podem emitir as atas, bem como imprimir a procuração dos votos
  • Viabiliza-se a organização de outras reuniões necessárias e emergências, visto que a burocracia, duração e baixo quórum das presenciais são minimizadas.

Como funciona o voto do condômino?

O voto é feito por proxy voting, ou seja, por procuração. Através do aplicativo Área do Condômino, o morador seleciona se é a favor ou contra determinada pauta. Para ter validade legal, os votos são registrados e entregues  a um procurador, com as intenções de voto já definidas. Isso evita distorções no resultado e garante a integridade da assembleia da assembleia .

Enquanto no processo tradicional o engajamento varia de 15 a 40%, com a Assembleia virtual esses números podem aumentar em até 80%. Melhora-se, assim, a colaboração entre administradora, síndico e moradores para garantir a boa gestão do empreendimento.

A legislação permite a Assembleia Virtual?

A principal preocupação das administradoras pode ser o respaldo legal por trás da votação remota. O sistema do Superlógica Condomínios foi avaliado e aprovado pelos maiores advogados especialistas no mercado condominial.

Além disso, está em tramitação na câmara o Projeto de Lei 548/2019 que viabiliza o voto eletrônico nas assembleias de condomínios. Ou seja, é um processo que se tornará cada vez mais comum nos condomínios e você não pode ficar para trás.

Enfim, o papel da administradora de condomínios vai além da gestão financeira, devendo se importar também com a conveniência e conforto de quem mora neles. A Assembleia Virtual também é um forte argumento de venda para sua empresa nesse quesito, demonstrando que tem soluções para aumentar o engajamento dos moradores nas decisões.

assembleia virtual condômino

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios, Imobiliárias, Escolas e Cursos.

Superlogica Condominios

Compartilhar

Comentários

comentarios