5 dicas de automação financeira para um 2021 sem inadimplência

Por: Gustavo Sartori3 Minutos de leituraEm 12/02/2021Atualizado em 28/03/2022

Uma das lições do ano de 2020, marcado pela pandemia da covid-19, é que se uma empresa deseja ser competitiva no mercado em que atua, ela deve ter um sistema de automação financeira eficiente.

Isso ajuda não somente no combate à inadimplência, mas também permite vislumbrar o fluxo de caixa com uma segurança maior, o que contribui com a saúde e sustentabilidade financeira da administradora de condomínios.

Há uma série de recursos de automação, como régua de cobrança, emissão de boletos, cobrança por cartão de crédito e outros, que são fundamentais para quem pretende ter uma gestão eficiente. Entenda, primeiro, o que é automação financeira.

O que é automação financeira?

A automação financeira é o processo de modernização e automatização de uma série de rotinas relativas às cobranças e à gestão financeira de uma empresa.

Em um bom software em nuvem, como o Superlógica Condomínios, as administradores encontram recursos de automação financeira como gestão de inadimplência e acordos, plano de contas, remessa de despesas para pagamento de contas em lote, conciliação bancária, acompanhamento financeiro e disparo de relatórios por e-mail.



Como automatizar a cobrança e a gestão financeira?

Reduzir e automatizar os processos de cobrança e gestão financeira trazem inúmeros ganhos para empresas e clientes. Aprenda como fazer e conheça algumas vantagens.

Emissão de boletos inteligentes

Nada mais desagradável que pagar um boleto e no mês seguinte perceber que há multa e juros do mês anterior porque o valor não foi atualizado na emissão. Com os boletos inteligentes, o cliente sempre acessa valores atualizados e sem o risco de surpresa no mês seguinte.

Além disso, com esse serviço é possível emitir boletos com alertas individuais, bem como demonstrativos de prestação de contas, contando ainda com a baixa automática dos débitos.

Régua de cobrança e envio de boletos

Uma maneira inteligente de agir ativamente contra a inadimplência é por meio da régua de cobrança. Trata-se do envio automático de e-mail e SMS com o boleto para os clientes, em datas pré-configuradas.

Pode ser enviada uma mensagem antes do vencimento, na data do vencimento e depois do vencimento, com o boleto atualizado.

Cartão de crédito: comodidade e tranquilidade para o ano todo

Muitas são as vantagens do pagamento com cartão de crédito, tanto para administradoras quanto para condôminos. Com os valores debitados no cartão, não há o risco de esquecimento, o que reduz a inadimplência.

Com o Superlógica Condomínios, é possível pagar a taxa condominial no cartão de crédito, com uma tarifa fixa, muito próxima daquela que é cobrada no pagamento com boleto bancário.

Automação financeira e conciliação bancária

A conciliação bancária é o procedimento de verificação de todos os valores que entraram e saíram de sua conta, cruzando com o controle financeiro da gestão da empresa. Imagine a dificuldade de fazer isso quando se tem uma cartela grande de clientes ou um sistema contábil pouco eficiente.

Para atender essas necessidades e aumentar a eficiência do seu controle sobre o fluxo de caixa, a automação da conciliação bancária, recurso do Superlógica Condomínios, é um serviço fundamental para qualquer segmento.

Com este serviço, todos os recebimentos e despesas podem ser conciliados rapidamente e de forma segura por meio de um sistema que faz esse serviço por você, de forma integrada à sua conta bancária.

Acompanhamento financeiro detalhado por período

Com um sistema de gestão na nuvem para administradoras de condomínio, os dados do controle financeiro ficam fáceis de consultar e geram relatórios inteligentes com poucos cliques. Tudo isso facilita o acompanhamento financeiro rigoroso e detalhado do negócio..

Munida dessas informações, a empresa poderá acompanhar a previsão de saldo à medida que os valores vão sendo lançados (receitas e despesas). Por meio de relatórios gerenciais detalhados e por período, o controle do fluxo de caixa se torna mais previsível.

Tais ferramentas são essenciais para uma operação saudável de seu negócio. Sem contar que relatórios automáticos enviados por e-mail reduzem o tempo dedicado a esta tarefa e permitem fazer projeções de investimentos com mais segurança em menos tempo.

Conclusão

Um sistema de automação financeira pode ser bem mais em conta do que você imagina. Além disso, com esse investimento e a redução de inadimplência que ele gera, o retorno financeiro é bem rápido.

Gostou das dicas? Esses e muitos outros serviços estão disponíveis no Superlógica Condomínios. Experimente grátis.

New call-to-action

Sobre a Superlógica

A Superlógica desenvolve o software de gestão líder do mercado brasileiro para empresas de serviço recorrente. Somos referência em economia da recorrência e atuamos nos mercados de SaaS e Assinaturas, Condomínios e Imobiliárias.

Leitura Recomendada